Há alguns anos, o Facebook alterou seus algoritmos para exibir mais vídeos no Feed de Notícias. Isso significa que o alcance de páginas que publicam links e imagens foi reduzido.

Para se adaptar à mudança, páginas de conteúdo viral passaram a converter suas imagens em vídeo. Além disso, elas colocam setas e símbolos flutuantes para driblar a detecção de spam no Facebook.

Facebook

Como explica o Daily Beast, páginas de memes reúnem principalmente capturas de tela de tweets virais ou posts do Tumblr. Para serem promovidas pelo algoritmo do Facebook, elas passaram a converter essas imagens estáticas em vídeo.

No final do ano passado, o Facebook percebeu o truque. A detecção de spam ficou mais sofisticada, e os vídeos de imagens estáticas passaram a ser removidos, ou tiveram queda no engajamento.

Então, as páginas de meme reagiram colocando elementos animados — setas brancas, confetes ou triângulos — por cima da imagem estática. Isso dificulta a detecção de spam, e permite que os posts atinjam milhões de usuários. Eis um exemplo:

Além disso, os vídeos têm alcance maior quando os usuários marcam amigos nos comentários. Por isso, páginas de memes geralmente dizem “marque aquele seu amigo que…” ou algo semelhante.

Um grupo no Facebook, com quase 7 mil membros, reúne exemplos de páginas que usam esses truques. Isso inclui Funny Texts, FUN Texts, Sarcasm, Sarcastic Quotes, entre outras; elas têm entre 2,5 milhões e 6 milhões de curtidas.

O objetivo dessas páginas é aumentar seu alcance para ganhar dinheiro divulgando links. “Várias dessas páginas de meme parecem existir apenas para promover sites específicos periodicamente”, segundo o Daily Beast.

Resta ver como o Facebook vai reagir. Eles já combateram vídeos ao vivo “falsos”, que transmitiam apenas uma imagem estática de enquete; e links com um botão de reprodução “falso” na prévia, estimulando o usuário a clicar.

Com informações: The Daily Beast.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Genumano

Acho que seu julgamento a meu respeito é infundado. Emitir opinião pessoal não é julgar ou agredir ninguém. O problema é que pessoas se doem e convocam exércitos para atacar.

Genumano

Não, Vinicius. O problema é que certas pessoas, de certas turminhas divididas e polarizadas pela opinião pública, não aceitam verdades.

Genumano

Racismo? Machismo? Quem és tu para me julgar? Aposto que você pratica tais coisas.
Ou você faz parte da galera dodói?
Meu avô era negro e tenho um irmão negro. E valorizo muito as mulheres de verdade, não feminazis doentes. Minha mãe, minhas filhas e minha esposa estão acima de tudo.
No meu trabalho convivo com amigos negros, gays, mulheres e trato todos com o maior respeito e igualdade.

Genumano

Eu não estou chorando, não preciso disso. Os frescos dos direitos humanos e a galera do mimimi é que fazem isso. Foicebook é socialista e, como tal, não gosta de verdades.
Agora, se você é fake, mostra não ter caráter também.

Brazilian Boy

racismo e machismo dá nisso.

Fábio

Talvez você esteja pegando pesado demais, não? hehe

Genumano

Saí do Facebook porque estava sendo censurado e suspenso constantemente. A galera do mimimi não aguenta as verdades e ficavam denunciando minhas postagens e comentários. Resolvi ficar só no Twitter, mas já fui suspenso lá também.
Sinceramente, a internet está cheia de frescura. A gente não pode falar nada que faz dodói nas pessoas frescas de hoje em dia.

Genumano

Eu já saí.

Veritas

Facebook é o velho oeste.

Pedro do Caminhão

Por essas e outras o utilizo casa vez menos.

Krosna Terrestre

O mundo é dos espertos.

Eduardo Braga

Fábio

Por isso tenho evitado o Facebook, cujo o feed não respeita a vontade do usuário.
O Twiiter é bem melhor.

Renan Araújo

Internet*

Programador Front-End

que beleza que ta o facebook e seus usuários