O Android Go é uma versão simplificada do sistema para dispositivos que têm entre 512 MB e 1 GB de RAM. Ele vem acompanhado por uma suíte de apps do Google, otimizados para ocupar metade do espaço.

Pouco a pouco, o Google vem liberando seus apps Go na Play Store. O mais recente é o Gmail Go, que o Android Police teve a oportunidade de testar.

Foto por Cairo/Flickr

O Gmail Go ocupa 24,8 MB após ser instalado, contra 47 MB da versão normal — é quase metade. Ainda assim, ele tem a mesma interface e os recursos que você esperaria.

Você pode selecionar múltiplos itens segurando-os com o dedo; deslizar para arquivar/excluir e-mails; e escrever mensagens com formatação (negrito, itálico, fundo colorido etc.). O ícone na tela inicial tem até atalhos rápidos para compor um novo e-mail.

No entanto, como nota o TechCrunch, há alguns engasgos na rolagem — é possível que ele seja um webapp, em vez de um app totalmente nativo. Além disso, ele sincroniza menos dias de e-mails e anexos para consumir menos dados.

O Gmail Go funciona apenas no Android 8.1 ou superior, já que o Android Go é baseado nessa versão.

Nos últimos meses, o Google vem lançando versões Go de seus principais aplicativos. Isso inclui:

  • YouTube Go, que permite baixar vídeos para assistir offline;
  • Files Go, que limpa arquivos desnecessários no smartphone;
  • Google Go, app de busca que ocupa apenas 12 MB após instalado;
  • Gboard Go, teclado sem busca por GIF nem stickers — e que consome menos RAM;
  • Google Maps Go, um webapp com recursos básicos de mapas;
  • Google Assistant Go, versão do assistente que por enquanto tem apenas suporte a inglês.

Alguns desses apps (Google Go, YouTube Go, Files Go) funcionam em diversas versões do Android, enquanto outros exigem Oreo.

Com informações: Android Police, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kleiton Gomes

Q merda disponibilizar isso para android oreo. So qem pega esse andoid sao os tops de linha issu devia ser pros mais antigos como kitkat por ex. Top de linha tem muinto ram e memoria interna dificilme eles vao nessecitar de poha de gmail go

Carlin

É melhor torna os apps nativos mais otimizados, do que ficar enchendo a loja de apps similares, com o mesmo proposito! Acaba que torna tudo uma piada!

Gabriel Cruz

Porque nem todo mundo vai querer os apps Go, se seu celular roda bem o Gmail, o youtube, e os outros apps, você tem armazenamento e dados a vontade, a versão completa do app é bem melhor o único app Go que eu gostei e usei realmente foi o Files Go, mesmo sendo um Go ele é uma ideia "nova" da Google, mas se o celular está bem com os apps normais qual é a utilidade dos Go para vc, eles são uteis, eu instalei alguns no celular da minha mãe, mas porque ela tem um com 8Gb de armazenamento

Felipe Fernandes

Eu entendo que eles estejam antecipando solução pra um problema futuro e tem questão de API ainda, mas que aparelho atual precisa dos apps GO? Os Pixls que não são, ia dar um fôlego a mais e tanto aparelho atual.

LekyChan

o android 8 tem 2 versões, a normal e a Go para aparelhos com menos de 1GB de ram.

@Sckillfer

O Maps Go é puramente um atalho prum webapp, o Youtube Go é inútil pra assistir vídeos (só é útil pra baixar), obrigando a usar o site... Desse jeito era mais fácil lançar o ChromeOS Go, já roda apps de Android no COS mesmo.

@Sckillfer

Ocupa meio giga só pra me mostrar o clima (único card útil que ele me mostra)...

Gertrudes, a Lhama Morta

O app do Google mesmo é o pior. O bicho engasga em todo celular que usei - de um Moto G 2013 a um Mi 5! Até mesmo no iPhone ele é horrível (uso para autenticação por 2 fatores).

Parece que ele não consegue dar conta de todo o datamining que tem que processar auheuahuea

Islan Oliveira

Se dessem uma otimizada nos apps tradicionais já estava de bom tamanho.