Início » Aplicativos e Software » Microsoft distribuiu instalador do Skype com falha de segurança durante meses

Microsoft distribuiu instalador do Skype com falha de segurança durante meses

Felipe Ventura Por

Esta semana, um pesquisador de segurança revelou uma falha tão profunda no instalador do Skype que, para corrigi-la, seria necessário reescrever seu código do zero. A Microsoft foi avisada em setembro de 2017.

A empresa agora diz que a falha não afeta a versão mais recente do Skype para desktop, lançada em outubro. A Microsoft só esqueceu de mencionar um detalhe: ela estava distribuindo a versão antiga até poucos dias atrás.

Novo Skype para Windows

A vulnerabilidade foi descoberta por Stefan Kanthak, e envolve "sequestro de DLL" (DLL hijacking) no instalador do Skype para Windows. Segundo a Microsoft, isso afeta as versões 7.40 e anteriores.

A versão 8 não tem esse bug. Ela traz um visual novo para o Skype, com degradês coloridos nos balões de mensagens, suporte a @menções, reações com emoji durante chamadas de vídeo, entre outros.

Muita gente não aprovou essas mudanças, preferindo o design antigo. Até a última terça-feira (13), a página oficial de download incluía a opção "Baixe a versão clássica do Skype". Era a versão 7.40 com a falha de segurança no instalador.

O link para a versão clássica foi silenciosamente removido nos últimos dias:

No entanto, ela ainda não foi removida dos servidores da Microsoft:

https://twitter.com/WithinRafael/status/964386715606515712

Vale notar que o Skype 8.x — com o novo design — está disponível para Windows 7, Windows 8/8.1 e Windows 10 build 1507 ou 1511, lançadas em 2015.

Se você tiver o Windows 10 Atualização de Aniversário (build 1607) ou posterior, o instalador exibirá uma mensagem de erro e levará você até a Microsoft Store, para instalar/atualizar a versão UWP.

Enquanto isso, a versão 7.4 — com o visual antigo e a falha de segurança — pode ser instalada em qualquer build do Windows 10.

Com informações: Microsoft.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

mariombn
https://goo.gl/jtc4EN
JN Marcos
Tá ativado? https://uploads.disquscdn.c...Ou no app Configurações do sistema, Skype tá habilitado para notificar? Sistema -> Notificações e Ações -> (desça a página) -> Receber notificações desses remetentes -> (procurar pelo Skype) -> ativar opção
João
Discord fechou caixão do Skype...
Eduardo Braga
Classic Microsoft
mariombn
Eu estou usando a versão mais nova, mas ela é muito ruim (Uso no Windows 10). Sei la por ela não avisa quando tem alguém me ligando nem notifica quando recebo uma mensagem. Eu só fico sabendo pq tenho o Skype no Android e por la eu recebo as chamadas e notificações
Paul
Caramba! É justamente essa versão que mantenho aqui. Relutando pra ñ ir pra essa nova com esse redesign que ninguém queria/pediu. -_-No W7 mantenho essa(guardei até o instalador no OneDrive :v), mas no W10 o da Loja é o melhor pra mim(msm sendo limitado em funções em relação à versão x86). Agora o que eu percebi nessa versão UWP: A qualidade do áudio parece muito melhor se comparado com a da versão x86.PS: No mobile tbm tá uma bosta. Assim fica difícil MS, só uso pq ainda é o melhor VOIP(qualidade das chamadas e tals). Mas isso até quando?
Rafael Monteiro
O Skype anda terrível, até as poucas pessoas que eu conheço que ainda usavam estão migrandoPior coisa que a Microsoft fez foi matar o MSN dessa maneira