Início » Games » Valve bane produtora de games que deixou avaliações falsas no Steam

Valve bane produtora de games que deixou avaliações falsas no Steam

Por
36 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Insel Games, uma produtora de jogos multiplayer de Malta, teve seus games removidos do Steam após indícios de que estava incentivando seus funcionários a fazerem avaliações falsas na plataforma.

O problema foi descoberto quando um e-mail do CEO vazou no Reddit. A mensagem afirmava que as vendas dos jogos da empresa não estavam indo bem, e que um dos maiores problemas era a falta de reviews: havia apenas seis avaliações de Wild Busters, segundo o executivo.

Um dos parágrafos soa como uma ameaça: “Claro que eu não posso forçar vocês a escreverem um review (muito menos dizer a vocês o que escrever), mas eu não deveria precisar fazer isso. Negligenciar a importância das avaliações vai, em última instância, custar empregos. Se o jogo falhar, a Insel falha, e aí nenhum de nós teremos emprego no ano que vem”.

O e-mail vazado do CEO

Depois que o e-mail vazou, a Valve informou que “identificou comportamento inaceitável envolvendo múltiplas contas do Steam controladas pela produtora desse jogo”. A produtora teria “utilizado várias contas do Steam para publicar críticas positivas para seus próprios games”. Por isso, a Insel Games foi banida da plataforma; apesar disso, quem já havia comprado os títulos poderá jogá-los normalmente.

Em sua defesa, a Insel Games diz que “ninguém da equipe foi penalizado por não comprar o jogo ou escrever um review” e que “nunca teve a intenção de ameaçar ninguém, apenas mostrar a importância das avaliações para toda a empresa”, uma vez que o fracasso de Wild Busters “deixaria a companhia em perigo”.

Bom, talvez o banimento no Steam acabe prejudicando a companhia mais do que a falta de avaliações.

Com informações: Ars Technica.

Mais sobre: , ,