A Insel Games, uma produtora de jogos multiplayer de Malta, teve seus games removidos do Steam após indícios de que estava incentivando seus funcionários a fazerem avaliações falsas na plataforma.

O problema foi descoberto quando um e-mail do CEO vazou no Reddit. A mensagem afirmava que as vendas dos jogos da empresa não estavam indo bem, e que um dos maiores problemas era a falta de reviews: havia apenas seis avaliações de Wild Busters, segundo o executivo.

Um dos parágrafos soa como uma ameaça: “Claro que eu não posso forçar vocês a escreverem um review (muito menos dizer a vocês o que escrever), mas eu não deveria precisar fazer isso. Negligenciar a importância das avaliações vai, em última instância, custar empregos. Se o jogo falhar, a Insel falha, e aí nenhum de nós teremos emprego no ano que vem”.

O e-mail vazado do CEO

Depois que o e-mail vazou, a Valve informou que “identificou comportamento inaceitável envolvendo múltiplas contas do Steam controladas pela produtora desse jogo”. A produtora teria “utilizado várias contas do Steam para publicar críticas positivas para seus próprios games”. Por isso, a Insel Games foi banida da plataforma; apesar disso, quem já havia comprado os títulos poderá jogá-los normalmente.

Em sua defesa, a Insel Games diz que “ninguém da equipe foi penalizado por não comprar o jogo ou escrever um review” e que “nunca teve a intenção de ameaçar ninguém, apenas mostrar a importância das avaliações para toda a empresa”, uma vez que o fracasso de Wild Busters “deixaria a companhia em perigo”.

Bom, talvez o banimento no Steam acabe prejudicando a companhia mais do que a falta de avaliações.

Com informações: Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wellington Gomes dos Santos

A sua falta de ética prejudicou a empresa.

Geraldo Lopes

Agora que a Insel Games morre de vez... R.I.P

Anthony Toniolli

Concordo, mas eu acho que na industria de games o marketing as vezes é ainda mais importante que o fato de "entreter" sendo que diferente dos taxis, jogos são uma moda, e a moda muda constantemente, então se você tem poder o suficiente para mudar a moda dos jogos indie, você tem poder de fazer um jogo ruim ser considerado bom...

João

O triste é que provavelmente isso acabou com a empresa q já tava no buraco, ou seja, demissões a rodo e falência hauhahuahua.

Dayman Novaes

Normal, igual qualquer outro mercado. Por "resolver um problema real" leia-se "resolver melhor que alguma solução já existente".

Táxis resolviam o problema de deslocamento, mas Uber chegou resolvendo melhor.

Trovalds

Não é nem tanto questão de entreter em si. O problema é que de fato pode ser O próximo jogo independente a cair no gosto dos players. Mas num mar de games acaba que você pode apenas ser mais um.

Dayman Novaes

O principal motivo da falha de qualquer produto nunca é o marketing, e sim um produto que não resolve um problema real de pessoas reais (no caso de jogo, entreter).

Leonardo Thibes

No Brasil também há empresas que tem o hábito de colocar funcionários para fazer reviews falsos de 5 estrelas nas app stores da vida. Eu mesmo já trabalhei numa famosa incubadora de startups que trocava reviews de 5 estrelas por bombons(!) nos corredores do prédio.

Se você pegar taxi por aplicativo, compra roupas pela internet ou marca hora em salão de beleza através do celular, então você certamente está usando um app que chegou ao topo das listagens das app stores as custas de avaliações falsas.