Facebook diz que envio de notificações por SMS era bug

Usuários que se cadastravam no recurso de autenticação de dois fatores passavam a receber mensagens indesejadas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Facebook - imagem por Reuters

Nesta semana, o Facebook foi acusado de enviar spam por SMS. Alguns usuários passavam a receber notificações por mensagens de texto depois que ativavam o recurso de autenticação de dois fatores. Pior: qualquer resposta às mensagens era publicada no mural do usuário. Agora, a empresa explica que isso foi causado por um bug.

O diretor de segurança Alex Stamos comenta no próprio Facebook que “não foi nossa intenção enviar notificações por SMS não relacionadas à segurança para esses números de telefone, e peço desculpas por qualquer inconveniente que essas mensagens possam ter causado”.

Por isso, o Facebook trabalha para “garantir que as pessoas que se cadastraram na autenticação de dois fatores não recebam notificações não relacionadas à segurança a menos que tenham explicitamente escolhido isso, e o mesmo será válido para os que se cadastraram no passado”. A falha será corrigida ao longo dos próximos dias, segundo Stamos.

So I signed up for 2 factor auth on Facebook and they used it as an opportunity to spam me notifications. Then they posted my replies on my wall. 🤦‍♂️ pic.twitter.com/Fy44b07wNg

— Gabriel Lewis 🦆 (@Gabriel__Lewis) February 12, 2018

O Facebook já está envolvido em processos por violar o Telephone Consumer Protection Act (TCPA), que proíbe empresas de entrarem em contato por SMS sem permissão explícita do usuário. A rede social é acusada de enviar mensagens de aniversário e outros spams mesmo quando os usuários cancelaram as notificações por texto ou nem forneceram seus números de celular.

A rede social permite que os usuários enviem posts por SMS — mas isso certamente não deveria acontecer com o mesmo número que envia códigos de autenticação de dois fatores. De qualquer forma, o Facebook admite que esse recurso é “menos útil hoje em dia”, e ele será descontinuado em breve.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados