Início » Web » Facebook diz que envio de notificações por SMS era bug

Facebook diz que envio de notificações por SMS era bug

Usuários que se cadastravam no recurso de autenticação de dois fatores passavam a receber mensagens indesejadas

Por
26 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Nesta semana, o Facebook foi acusado de enviar spam por SMS. Alguns usuários passavam a receber notificações por mensagens de texto depois que ativavam o recurso de autenticação de dois fatores. Pior: qualquer resposta às mensagens era publicada no mural do usuário. Agora, a empresa explica que isso foi causado por um bug.

Facebook - imagem por Reuters

O diretor de segurança Alex Stamos comenta no próprio Facebook que “não foi nossa intenção enviar notificações por SMS não relacionadas à segurança para esses números de telefone, e peço desculpas por qualquer inconveniente que essas mensagens possam ter causado”.

Por isso, o Facebook trabalha para “garantir que as pessoas que se cadastraram na autenticação de dois fatores não recebam notificações não relacionadas à segurança a menos que tenham explicitamente escolhido isso, e o mesmo será válido para os que se cadastraram no passado”. A falha será corrigida ao longo dos próximos dias, segundo Stamos.

O Facebook já está envolvido em processos por violar o Telephone Consumer Protection Act (TCPA), que proíbe empresas de entrarem em contato por SMS sem permissão explícita do usuário. A rede social é acusada de enviar mensagens de aniversário e outros spams mesmo quando os usuários cancelaram as notificações por texto ou nem forneceram seus números de celular.

A rede social permite que os usuários enviem posts por SMS — mas isso certamente não deveria acontecer com o mesmo número que envia códigos de autenticação de dois fatores. De qualquer forma, o Facebook admite que esse recurso é “menos útil hoje em dia”, e ele será descontinuado em breve.

Mais sobre: ,