Este é um problema conhecido do pessoal que monta ou montava seu próprio PC: você compra um processador novinho em folha, escolhe uma placa-mãe que suporte o soquete do chip, liga tudo direitinho na fonte de alimentação e… nada acontece. Muitas vezes, isso ocorre porque o firmware da placa-mãe não foi atualizado para suportar o novo processador.

Isso aconteceu com os compradores do novo Ryzen 5 2400G, que possui uma GPU integrada. Ele exige uma atualização de firmware na placa-mãe; caso contrário, o computador não dá boot. Só que, para atualizar o firmware, você precisa de um processador. E agora? A AMD resolveu a questão de uma forma peculiar: enviando um chip novo para os usuários.

Ryzen 3 2200G e Ryzen 5 2400G

Em um artigo de suporte, a AMD explica que o soquete AM4 é utilizado pelos processadores Ryzen e foi lançado em 2017; desde então, houve várias atualizações, inclusive para suportar os chips com GPUs integradas. As soluções oferecidas são as clássicas (atualizar o BIOS na loja de hardware ou instalar temporariamente um processador que seja suportado) e uma nova, chamada de Boot Kit Solution.

Segundo o Ars Technica, esse kit é composto por uma ventoinha e um processador dual-core AMD A6–9500, o modelo mais barato com GPU integrada disponível no mercado. Basta solicitar o kit, instalar o processador temporário, atualizar o firmware da placa-mãe e depois colocar o chip novo, que passará a funcionar normalmente.

Por um momento, os usuários pensaram que estavam ganhando um processador de graça (é um modelo basicão, mas de graça até injeção na testa), mas a AMD pede que o chip seja enviado de volta. Estranhamente, a empresa solicita que a ventoinha do kit (que não é compatível com os chips Ryzen) seja mantida com o usuário.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Aleixo

E ai rapaziada, desculpem-me desenterrar este assunto. O kit chegou mesmo? conseguiram atualizar direitinho? e quanto tempo no total, contando do primeiro contato com eles até a chegada do kit, o processo demorou? Agradeço muito se puderem responder, pois adquiri o 2200G

Eric Ribeiro

Estamos na mesma! Hahahaha enviaram o meu hoje tbm, mas moro no RJ, deve chegar só semana que vem

Danilo

Enviaram o meu hoje, por Sedex comum. Se chegar até amanhã, já devolvo na segunda-feira.

Eric Ribeiro

AMD me respondeu hoje exatamente o mesmo. Esta esperando receber os bootkits para me enviar um... Resta saber quanto tempo demorará isso..

Danilo

27 de julho - aguardando...

O procedimento com a AMD foi rápido mesmo, eles são muito agilizados. O problema começou quando o processo veio para cá.

Parece que a empresa que envia o bootkit está aguardando que outros usuários devolvam o processador para me enviar. O problema é que a previsão é "até o fim desta semana a gente te envia". Não dá pra saber se vão mesmo enviar, muito menos quando vai chegar.

Eric Ribeiro

Também tô na mesma.. Hoje as 3:30 da manhã a AMD aprovou e disse que em 2 dias úteis o representante local entraria em contato... Espero que esteja tudo correto e que não demore muito

Danilo

26 de junho - Aguardando...

Danilo

Entrei em contato com a AMD. O processo está andando, mas não tão rapidamente quanto de outras pessoas.

14 de junho - primeiro contato
15 de junho - AMD pede fotos
15 de junho - Fotos enviadas
18 de junho - AMD aprova
20 de junho - Empresa de SP entra em contato
21 de junho - Empresa de SP diz que enviará "na próxima semana"
22 de junho - Aguardando...

Gustavo Azevedo

e ai Orley. Mano, eu to com o mesmo problema. Comprei um Ryzen 5 2600 e a minha placa mãe é uma Asus Prime B350M-A e não deu boot. Falei com a Kabum e eles disseram que não fazem o serviço de atualização de BIOS. Então recorri ao site da AMD e encontrei o boot kit. Me cadastrei lá e tal e recebi dois email automáticos no mesmo dia do cadastro. Com você também foi assim? Eles mandam mais resposta e intrusões depois?

Gustavo Azevedo

e ai Orley. Mano, eu to com o mesmo problema. Comprei um Ryzen 5 2600 e a minha placa mãe é uma Asus Prime B350M-A e não deu boot. Falei com a Kabum e eles disseram que não fazem o serviço de atualização de BIOS. Então recorri ao site da AMD e encontrei o boot kit. Me cadastrei lá e tal e recebi dois email automáticos no mesmo dia do cadastro. Com você também foi assim? Eles mandam mais resposta e intrusões depois? Se possivel, deixa um email teu ai pra contato, por favor. To vendo que tem bastante gente com esse problema e também to querendo ajudar

Orley Lima

É. O meu também acontecia isso. Ligava, acendiam os leds da placa mãe e tal, mas não dava vídeo.

Marcus Vinícius

Quando a BIOS da placa vem desatualizada da pra ligar o PC? O meu liga mas não dá vídeo. Pode ser a BIOS desatualizada?
Tenho um R5 2400g e uma a320m da msi.

bruno robazza

Caso alguem ainda vá pedir comigo foi assim.
10 maio - INICIO
11maio - AMD solicita fotos
14maio - AMD aprova
15maio - empresa de SP entra em contato
15maio - enviado por SEDEX 10
16maio - chegou o processador

Gustavo Azevedo

e ai Orley. Mano, eu to com o mesmo problema. Comprei um Ryzen 5 2600 e a minha placa mãe é uma Asus Prime B350M-A e não deu boot. Falei com a Kabum e eles disseram que não fazem o serviço de atualização de BIOS. Então recorri ao site da AMD e encontrei o boot kit. Me cadastrei lá e tal e recebi dois email automáticos no mesmo dia do cadastro. Com você também foi assim? Eles mandam mais resposta e intrusões depois? Se possivel, deixa um email teu ai pra contato, por favor. To vendo que tem bastante gente com esse problema e também to querendo ajudar.

MiseraviºBot

e se nao mandar de voltar o processador acontecer o que ???

Exibir mais comentários