Este mês, vimos que um grupo de hackers conseguiu rodar uma distribuição do Linux no Nintendo Switch. Desta vez, os membros do fail0verflow divulgaram um vídeo do console rodando uma interface gráfica do sistema.

Para demonstrar as capacidades de hardware do Switch, o fail0verflow testou o ambiente de área de trabalho KDE Plasma rodando no console.

Como você pode conferir no vídeo abaixo, tudo parece funcionar bem. É possível tocar na tela para ativá-la; controlar o brilho; e realizar gestos multitoque, como a pinça para ampliar elementos da interface.

Uma demonstração do OpenGL roda a 60 quadros por segundo. O Wi-Fi está funcionando, mas os hackers não mencionam áudio nem Bluetooth.

O fail0verflow explicou anteriormente que existe uma falha de segurança na ROM de boot do Nvidia Tegra X1. É possível explorá-la para rodar software não desenvolvido originalmente para o Switch.

A Nintendo não tem como corrigir essa vulnerabilidade, porque a ROM de boot é armazenada no processador da Nvidia e não pode ser alterada. No entanto, o grupo de hackers ainda não divulgou instruções de como instalar o Linux no console.

Com informações: SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

GuilhermeSMello

Eu também achava o KDE confuso, mas depois que me habituei ao Plasma dificilmente abandono os recursos que ele oferece.Talvez eu tente a Deepin DE, que é bastante elogiada, mas por enquanto vejo que ela apenas é bela e ainda tem alguns bugs.

Tosca16

Questão de adaptação, o KDE pode ficar do jeito que vc quiser, a interface é muito personalizável.

SignaPoenae

Eu venho tentando usar KDE desde que cagaram no gnome3, e até hoje não consegui.

Não que seja uma interface ruim, reconheço os méritos. Mas sair da simplicidade do gnome 2.6 pro KDE é uma experiência complicada...

SignaPoenae

Com toda certeza é a mais completa e bonita, sem falar que os programas conversam melhor entre si, com uma integração bem maior e melhor que nos outros D.E.

Mas cara, não consigo usar KDE de jeito nenhum. Até gnome3 e openbox consegui usar, mas mas nunca me dadaptei ao KDE.

Tosca16

Eu sinceramente vejo que projetos como o Budgie desktop fizeram o "Gnome" que a comunidade quis, ou chegaram muito mais próximo do ideal... mas hoje vou de QT, tô no Plasma 5 e não me vejo em outra interface.

Cobalto

Olha pelo lado bom, é menos coisa que eles precisam testar pra ver se funciona no switch :v

𝓡𝓪𝓹𝓸𝓼𝓪𝓸𝓭𝓸𝓐𝓻𝓽𝓲𝓬𝓸🦊

só pedir pra equipe lá do Gnome botar no switch

não, pera, a equipe do gnome tá reunida pensando em qual função vai remover do gnome

𝓡𝓪𝓹𝓸𝓼𝓪𝓸𝓭𝓸𝓐𝓻𝓽𝓲𝓬𝓸🦊
GuilhermeSMello

Em minha opnião, está na hora dos Devs do Gnome partirem para o Gnome 4 e fazer o que os devs do HTML fizeram com o HTML5: Pesquisar quais as funções mais utilizadas pelos usuários e torna-las nativas.
Bem semelhante ao que a Canonical fez com o Ubuntu 17.10 ao retornar ao Gnome, pesquisou o que os usuários mais queriam e implantou no Ubuntu.

Por exemplo, quase sempre quem utiliza Gnome ativa a Dash-to-dock ou instala algum outro app de dock, assim como alguma extensão que ativa as notificações "no lugar certo" e assim por diante. Então, acredito que se a comunidade do Gnome adiciona-se as extensões mais populares como funções nativas do sistema, ele se tornaria muito mais interessante para o público.

GuilhermeSMello

Só não gosta do KDE quem nunca o usou de verdade.

Cobalto

Mais feia, mais bagunçada, mais penteadeira de meretriz.
Realmente ela é a "mais" do linux.
Defende merda não.

viktor santos

Interface mais antiga e completa do linux..... Fala merda não

Tosca16

Completamente sim, Gnome e seus desenvolvedores perderam à mão a muito tempo; fora a arrogância destes em não atender a comunidade.

Molinex

Ta dando vontade de comprar agora...
Super mario, zelda, e debian com plasma...
Quer mais o que?

Di Almeida

KDE eterna fonte de inspiração do Windows rss

Exibir mais comentários