Ao fazer compras online, nem sempre é conveniente que o produto seja entregue na sua casa — pode não haver ninguém para recebê-lo em horário comercial, por exemplo. Por isso, os Correios estão preparando um serviço de lockers.

Os Correios estão em fase de licitação para comprar 100 armários, segundo o Correio Braziliense. O projeto-piloto começará no segundo semestre em São Paulo, e deve ser implementado em locais de grande fluxo, como estações de metrô e centros comerciais.

Além dos lockers, os Correios também vêm testando caixas de correio inteligentes. Elas são instaladas em condomínios onde não há porteiros: o carteiro tem a chave das portas, e coloca as encomendas sem chamar o destinatário. Isso está disponível em alguns bairros de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre por enquanto.

Até o final de fevereiro, 58.679 carteiros passarão a usar smartphones enquanto fazem entregas. Dessa forma, o rastreamento das encomendas é feito em tempo real, em vez de esperar que o funcionário retorne à agência ou centro de distribuição.

Locker da Via Varejo em posto de gasolina

A Via Varejo — dona das Casas Bahia, Pontofrio e Extra — oferece, desde janeiro, um serviço de entrega em lockers. É uma expansão do “Retira Rápido” que usa armários inteligentes de autoatendimento.

Funciona assim: você recebe um código via SMS, vai até o locker de entrega, digita seu número de celular e o código. A porta correspondente do armário vai abrir para você retirar seu produto.

Já existem quatro lockers disponíveis em postos de combustível em São Paulo, que funcionam 24 horas por dia. O serviço também está presente em 43 agências dos Correios de 11 estados.

Atualmente, os Correios oferecem um serviço chamado “Clique e Retire“. Neste caso, o cliente retira o produto em uma das 450 agências participantes no Brasil. Em São Paulo, essa modalidade funciona em 112 agências que trabalham em horário estendido (noites e fim de semana).

O “Clique e Retire” é oferecido pela Netshoes e pelo site do Ponto Frio e Casas Bahia; e será expandido em breve para a Casa & Video. Os Correios também estão em negociação com a B2W, dona do Submarino, Americanas e Shoptime.

Com informações: Correio Braziliense, Folha.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Regis Henrique Olivetti

No brasil tudo se vandaliza, infelizmente, As Vending Machine nunca deram certo por aqui.

Eduardo Pinheiro

Sou desenvolvedor de sistemas e trabalho para a https://www.globoxp.com.br/, que desenvolve esses armários. São um sucesso, uma revolução logística. As aplicações são muitas, além dos condomínios, para alguns segmentos eles são ainda mais importantes: para estandes de tiro, para o armazenamento de remédios controlados ( caríssimos remédios ), para academias de fitness, além de serem uma nova forma de entrega para e-commerce e redes de varejo. Desenvolvemos armários com diferentes configurações ( tamanhos e número de gabinetes ) e diferentes formas de acesso ( qr-code, rf-id, senha em teclado numérico, ou via aplicativo )

Lucas Tolentino

Gente, vocês não entenderam, os correios não vão Fabricar nenhum desses locker, nem cuidar das logísticas, quem vai cuidar do sms ser enviado corretamente, ou da porta correta abrir são empresas independentes, os correios deu somente a ideia. quem vai fazer os armários, vender e cuidar são empresas privadas.

Cristina Nascimento

Espero q o teclado dele esteja bugado, tomara, rs.

dv47

Em todas as vezes que pedi via Posta Restante não me cobraram alguma taxa a mais, até achei estranho já que tinha pesquisado antes de pedir e falaram que tinha essa taxa, mas não cobraram.

Guilherme Borges Cunha

A Amazon já tem exatamente o mesmo serviço nos EUA. Minha única preocupação é com arrombamentos e roubos dessas caixas, que com certeza acontecerão. Afinal, aqui é Brasil. Crime ocorre, nada acontece, feijoada.

SignaPoenae

Comprei vários acessórios todos no Brasil, com NF e seguro. Estou a 5 dias sem receber movimentações dos pacotes. As últimas encomendas PAC demoraram 21 dias, e um controle que me devolveram da garantia demorou 30 dias pra chegar até a mim depois de postado.

Euds

A comodidade da entrega é que ela seja feita na casa do cliente.
Os correios já abandonou de vez a tentativa de entrega de 3x vezes em horários diferentes, reduziu este custo fazendo o cliente ir até ela, e mesmo assim, o serviço além do que se tornou ainda mais caro.
Pelo visto, os correios querem facilitar a vida deles, gastos etc e tal, não a do usuário.
Eles precisam resolver o impasse de jogar aos usuários o problema de segurança, fazendo com que usuários não recebam seus produtos cujos serviços foram pagos a vista.
Os correios precisam tomar vergonha na cara, ao vender um serviço ele precisa informar ao usuário a disponibilidade ou não da sua região, assim sendo, o usuário precisa estar ciente de que não receberá seu produto dentro do prazo ou se aceita ou não fazer a retirada na agência.

Alexandre Roberto

Quanto a entrega, sempre tive meus produtos entregues...nacionais ou internacionais....
O que pega e que com a tal nova mudanca do sistema que vai facilitar suas importacoes, os 40-45 dias para uma importacao que eram de praxe e esperado viraram uma zona em que eles se dao ao direito de entregar em ate 40 dias uteis apos a liberacao da receita e o rastreio ja nao rastreia tao bem assim...

R0gério

Eu até que tenho sorte. Acho que só extraviaram umas duas encomendas minhas, no máximo. Mas dificilmente entregam com menos de 2 meses. Agora, então, está ridículo. Fiz duas compras no eBay em novembro com aqueles códigos de rastreio que nossos Correios não reconhecem, o que praticamente significa ”sem rastreio". Uma chegou antes do carnaval, a outra está "sumida" até hoje. Como o eBay tinha dado até dia 15 de fevereiro pro problema ser resolvido, o vendedor providenciou um refund. Já as 3 compras da Gearbest (duas de novembro e uma de dezembro) estão no infame prazo de 40 dias...

Luiz Henrique

Tem razão, meu objeto está perdendo tempo no famigerado "40 dias uteis pra entrega", inclusive 1 deles estourou esse prazo hoje

ochateador

Deu greve nos auditores em novembro/dezembro de 2017...

CtbaBr©

Você deveria jogar mais, preferencialmente em loterias gringas!
Você tem sorte, muita sorte!

André G

Eu devo ser muito sortudo, pois nunca tive problemas com recebimento dos correios, só tive problemas ao enviar um produto e ter que ficar uma hora na fila. Já recebi encomenda do Mercado Livre com menos de 48 horas e escolhi o envio mais barato.

Mas eu moro em São Paulo, em um prédio com porteiro, aí facilita bastante as coisas. Pra quem mora no interior da região norte do país sei o quanto é difícil e caro.

Jair Navarro F

Antes eu pagava na agência e no máximo perderia os pacotes. E já perdi dezenas. Agora uma encomenda sumiu depois que paguei as taxas e tá arriscado eu perder encomenda e taxa gapa. Se conseguir reembolso do produto no USPS, certamente não serão eles a me reembolsar a taxa paga. =|

Exibir mais comentários