Correios preparam serviço de armários inteligentes para retirada de compras

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

Ao fazer compras online, nem sempre é conveniente que o produto seja entregue na sua casa — pode não haver ninguém para recebê-lo em horário comercial, por exemplo. Por isso, os Correios estão preparando um serviço de lockers.

Os Correios estão em fase de licitação para comprar 100 armários, segundo o Correio Braziliense. O projeto-piloto começará no segundo semestre em São Paulo, e deve ser implementado em locais de grande fluxo, como estações de metrô e centros comerciais.

Além dos lockers, os Correios também vêm testando caixas de correio inteligentes. Elas são instaladas em condomínios onde não há porteiros: o carteiro tem a chave das portas, e coloca as encomendas sem chamar o destinatário. Isso está disponível em alguns bairros de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre por enquanto.

Até o final de fevereiro, 58.679 carteiros passarão a usar smartphones enquanto fazem entregas. Dessa forma, o rastreamento das encomendas é feito em tempo real, em vez de esperar que o funcionário retorne à agência ou centro de distribuição.

Locker da Via Varejo em posto de gasolina

A Via Varejo — dona das Casas Bahia, Pontofrio e Extra — oferece, desde janeiro, um serviço de entrega em lockers. É uma expansão do “Retira Rápido” que usa armários inteligentes de autoatendimento.

Funciona assim: você recebe um código via SMS, vai até o locker de entrega, digita seu número de celular e o código. A porta correspondente do armário vai abrir para você retirar seu produto.

Já existem quatro lockers disponíveis em postos de combustível em São Paulo, que funcionam 24 horas por dia. O serviço também está presente em 43 agências dos Correios de 11 estados.

Atualmente, os Correios oferecem um serviço chamado “Clique e Retire”. Neste caso, o cliente retira o produto em uma das 450 agências participantes no Brasil. Em São Paulo, essa modalidade funciona em 112 agências que trabalham em horário estendido (noites e fim de semana).

O “Clique e Retire” é oferecido pela Netshoes e pelo site do Ponto Frio e Casas Bahia; e será expandido em breve para a Casa & Video. Os Correios também estão em negociação com a B2W, dona do Submarino, Americanas e Shoptime.

Com informações: Correio Braziliense, Folha.

Receba mais sobre Correios na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados