Google prepara ferramenta nativa para editar prints, mas ela não é muito útil

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 dias

O app do Google — que reúne notícias, traz previsão do tempo e sugere informações úteis — vai ganhar em breve um recurso para edição de capturas de tela. É algo simples, mas que eu gostaria de ver implementado como padrão no Android.

Para testar, você precisa baixar a versão beta do Google: vá até este link, clique em “Participar dos testes” e atualize o app na Play Store.

Depois, abra o app Google, siga o caminho ≡ > Configurações > Contas e Privacidade e ative a opção “Editar e compartilhar capturas de tela”.

Então, toda vez que você tirar uma captura de tela no app Google, surgirá a opção para editá-la. Isso envolve recortar a imagem e desenhar nela.

Infelizmente, o recurso funciona apenas dentro do app Google, e em nenhum outro — tornando-o muito menos útil. Algumas fabricantes, como a Samsung, embutem suas próprias ferramentas para prints: por exemplo, o “Capturar mais” vai rolando a tela para fazer um screenshot gigante.

O Android puro ainda não tem algo semelhante, mas deveria. O Google se mostrou disposto a implementar isso em seu app homônimo — eles deveriam expandir o recurso para o sistema inteiro.

Com informações: 9to5Google, Engadget.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados