Início » Aplicativos e Software » Bug no sistema de arquivos APFS pode causar perda de dados no macOS

Bug no sistema de arquivos APFS pode causar perda de dados no macOS

Paulo Higa Por
2 anos atrás

A Apple realmente não está em seus melhores dias quando o assunto é software: uma falha no sistema de arquivos APFS pode resultar em perda de dados em computadores rodando o macOS High Sierra.

O APFS (Apple File System) é o sistema de arquivos padrão do macOS; as máquinas com armazenamento em flash tiveram suas partições convertidas na atualização para o High Sierra. Felizmente, o problema não afeta tanta gente: o bug não se aplica à partição do sistema operacional, apenas às imagens de disco esparsas (sparse disk images) formatadas em APFS, utilizadas por ferramentas de backup e afins.

O bug foi descoberto pelo desenvolvedor do Carbon Copy Cloner (CCC), um aplicativo que permite fazer backups inicializáveis de partições do macOS. A falha acontece porque as imagens de disco esparsas APFS (que são arquivos dentro de outra partição APFS) ficam com valores desatualizados de espaço disponível — às vezes maior do que o espaço realmente livre no HD.

O Bleeping Computer exemplifica o que pode acontecer:

  • Um usuário cria uma imagem de disco esparsa de 50 GB formatada em APFS, que armazena seus dados em um compartilhamento de rede de 50 GB;
  • O usuário copia dados para o compartilhamento de rede, utilizando 40 GB de espaço;
  • O arquivo de imagem de disco APFS não é atualizado, e continua mostrando 50 GB de espaço livre;
  • O usuário tenta copiar um arquivo de 20 GB para a imagem de disco;
  • A operação de cópia ocorre como planejado. O usuário continua podendo acessar e abrir o arquivo depois da operação de cópia, e o checksum é idêntico ao arquivo original;
  • O usuário reinicia o computador;
  • O arquivo copiado se torna corrompido, já que 10 GB de dados desaparecem.

https://www.youtube.com/watch?v=k60NvrJnNOY

Isso me lembra aqueles pen drives chineses de 10 reais que prometiam uma capacidade de armazenamento enorme: você copiava um arquivo com tamanho gigante, tudo parecia normal, mas os dados eram sobrescritos dentro da memória flash, e suas informações eram corrompidas.

É mais uma falha na conta da Apple, que vem enfrentando problemas seguidos: o bug mais recente fazia aplicativos para iOS e macOS travarem ao exibirem um caractere específico.