O Google Pay, anteriormente conhecido como Android Pay, ganhou um novo parceiro no mercado brasileiro: a partir desta terça-feira (20), clientes do Bradesco com cartões de crédito na bandeira Visa poderão utilizar o serviço para fazer pagamentos pelo smartphone.
Para pagar em lojas com o Google Pay, basta desbloquear o smartphone e aproximá-lo do terminal de pagamento. Não é necessário manter o aplicativo aberto. O serviço exige dispositivos rodando Android 4.4 KitKat ou superior, sem root, com conexão NFC. Mais de um quarto dos smartphones vendidos no Brasil possuem NFC, de acordo com o Google.
No Bradesco, o processo de cadastro do cartão de crédito (não são suportados cartões de débito, nem múltiplos, nem do Banco Next) consiste em baixar o aplicativo do Google Pay, inserir os dados do plástico e informar um código de verificação obtido por meio do Fone Fácil (11 4002 0022 ou 0800 570 0022).
A lista de instituições financeiras com suporte ao Google Pay é composta por Banco do Brasil, Banco Neon, Banrisul, Bradesco, Brasil Pré-Pagos, Caixa Econômica Federal e Porto Seguro. O Google também fez parcerias com estabelecimentos para ampliar a aceitação do serviço, como Carrefour, Casa do Pão de Queijo, Droga Raia, Drogasil, Hering, Ipiranga e Rei do Mate.
O Google explica que “o número do cartão não é compartilhado com a loja quando você paga com o Google Pay”, apenas um número de conta virtual, o que mantém o sistema seguro. Além disso, “se você perder o smartphone ou se ele for roubado, é possível bloqueá-lo imediatamente em qualquer lugar do mundo, inserir uma nova senha ou excluir todos os dados pessoais”.
Cartões com suporte ao Google Pay
Estes são os cartões de crédito e débito suportados:
Banco do Brasil
- Ourocard Visa Credit
- Ourocard Visa Infinite Estilo
- Ourocard Infinite Visa
- Ourocard Platinum Estilo Visa
- Ourocard Platinum Visa
- Ourocard Visa Gold
- Ourocard Visa International
- Ourocard Visa Universitário
- Ourocard Visa
Banco Neon
- Visa (físico)
Banrisul
- Banrisul Visa Infinite
- Banrisul Visa Platinum
- Banrisul Visa Gold
- Banrisul Visa Gold Servidor Público
- Banrisul Visa Universitário
- Banrisul Visa Classic
- Banrisul Visa Classic Servidor Público
Bradesco
- Visa International (Pessoa física)
- Visa Gold (Pessoa física)
- Visa Platinum (Pessoa física)
- Visa Infinite (Pessoa física)
Brasil Pré-Pagos
- Brasil Pre Pagos Token 1
- Internacional Digital
- NUI
- Brasil Você
Caixa Econômica Federal
- Visa débito
- Mastercard débito
Porto Seguro
- Visa International
- Visa Gold
- Visa Platinum
- Visa Infinite
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
libera para as bandeiras ELO
Deve estar prestes a ser lançado, o site da Mastercard Brasil já existe a página aparecendo no cache da Google:
https://webcache.googleuser...
Discordo, se o atendente sabe como fazer, o processo é mais rápido que esperar você pegar o cartão da carteira, colocar na máquina, o operador pegar a máquina, digitar o valor e crédito ou débito, esperar a tela da senha, pedir para você colocar a senha, voltar a máquina pro operador e esperar comunicar com o cartão para aí sim efetivar. Para compras até R$50 nem senha precisa ser digitada, são bem menos passos com NFC.
Discordo, o fato de ter que abrir a carteira em público e ainda deixar o cartão à vista é menos seguro, e para compras menores que R$50 nem a senha precisa ser digitada, eliminando o risco de ser observada por pessoas próximas.
Tenho usado com 99% de aceitação, é só aprender como faz na máquina e demonstrar. Existe resistência até verem o papel do comprovante de pagamento sair, depois disso é só alegria.
Eu aprendi como faz e ultimamente as pessoas me entregam a maquininha para eu colocar os dados. Basicamente você na tela inicial da máquina já começa digitando o valor da compra e seleciona crédito ou débito e ensinando o operador. Algumas ao teclar a tecla de número 5 ou outra do valor inicial, perguntam primeiro se será crédito ou débito e à vista ou parcelado, antes de digitar o valor. Assim você ensina eles e eles irão ensinar os outros.
Sou cliente do Banrisul aqui no RS e até me assustei como o banco anda investindo nisso, começou com Samsung Pay e esses dias recebi uma mensagem informando da novidade do (ainda chamado de) Android Pay. Espero que o Apple Play chegue logo também!
Kkkkk
Os de pobre também ;)
Concordo... Brasil é complicado, ninguém quer saber de nada, curiosidade zero para novas tecnologias. Uma sociedade totalmente dependente e analfabeta de tecnologia.
Esses cartões do BB são os de "ricos"?
No SamsungPay eles aceitam o MasterCard, no google pay só visa.
No Carrefour as caixas parecem saber como funciona. Uma até me ajudou.
Sendo bem sincero, usar o cartão físico é mais prático, mas ė legal ter essa função no celular caso esqueça o cartão em casa ou no carro.
Diziam por aí que Elo entraria em breve no Google Pay, mas ninguém sabe ao certo quando (até porque o BB e a Caixa, que são sócios do cartão Elo com o Bradesco, já estão lá).
O problema é que o Bradesco fica empurrando a bandeira Elo para as contas dos reles mortais, que não é aceita nem no Samsung Pay, nem no Google Pay.
Deveria haver uma campanha visando treinar os vendedores, pois a grande maioria não sabe nem como funciona, acha que a gente está tentando aplicar um golpe. Isso desestimula o uso.
Ou seja, os mesmos cartões do Bradesco já aceitos no Samsung Pay.
(Ainda esperando os cartões múltiplos entrarem nas duas plataformas - inclusive os cartões do next)
Nenhuma previsão do Santander (e dos cartões Mastercard como um todo) entrar?
Esperei tanto pelo serviço. Utilizei umas 5 vezes e deixei de lado. Ainda tem uma certa resistência do comércio em relação a recepção do serviço. Era de se esperar...em um país onde o normal é ser errado. Onde ladrões são o nosso cotidiano.