Início » Celular » Android P impede que apps em segundo plano usem a câmera

Android P impede que apps em segundo plano usem a câmera

Felipe Ventura Por

Os detalhes sobre a próxima versão do Android estão surgindo aos poucos, antes de seu anúncio oficial — que deve ocorrer em maio, durante a conferência Google I/O para desenvolvedores.

Desta vez, uma mudança no AOSP (Android Open Source Project) mostra que o sistema impedirá que apps em segundo plano acessem a câmera. A ideia é evitar que apps mal-intencionados tirem fotos comprometedoras quando a tela estiver desligada.

Foto via Pixabay

O XDA Developers explica que, quando o serviço da câmera detecta que um app está ocioso, o Android P encerra o acesso à câmera. O app pode até tentar, mas o sistema continuará a impedi-lo de tirar fotos ou gravar vídeos.

Para continuar usando a câmera, o app precisa implementar um serviço em primeiro plano. Desde o Android Oreo, isso significa exibir uma notificação dizendo que ele está sendo executado.

Em versões anteriores do Android, apps podem usar a câmera sem avisar. Em 2014, o desenvolvedor Szymon Sidor demonstrou como é possível tirar fotos e gravar vídeos sem o usuário saber: basta ajustar o visor da câmera para 1 pixel, tornando-o praticamente invisível. Isso funciona mesmo em segundo plano e com a tela desligada.

Claro, isso pode ser problemático para apps como o Cerberus, feitos para rastrear um celular roubado. Ele permite tirar fotos do ladrão com a câmera frontal, mas teria que exibir uma notificação no Android P de que a câmera está ativa.

De acordo com a Bloomberg, o Android P terá suporte a telas dobráveis ou com “chifres”; permitirá integrar comandos do Google Assistente em apps de terceiros; e trará uma mudança expressiva na interface.

Além disso, ele deve adotar o algoritmo de compressão Brotli para atualizações OTA mais rápidas; poderá se conectar a impressoras usando Wi-Fi Direct; e terá suporte nativo a aparelhos auditivos Bluetooth.

Com informações: XDA Developers, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Macgyver Freitas

Tinham q melhorar a segurança de desbloqueio, pra caso a pessoa for roubada, o ladrão n conseguir usar mais o celular nem fazendo hardreset, podia pedir senha no menu de hardreset, e enquanto a senha n for colocada n liberar nada.

Luciano

Sim, mas daí o Android (Google) dar suporte...
Se as fabricantes querem chifres, que customizem o Android para isso.
Já colocam tantas porcarias nas suas versões do Android. Os chifres seriam apenas mais uma.

Hummer de Esteira

Mas aí já não é culpa do SO (ou dos desenvolvedores) e sim das fábricas que vão/estão copiando aquele design

Jhon

Ou pedir autorização do usuário pra não precisar exibir a notificação.

Joseph Arimateias Diniz

Sério que vão imitar aquela coisa só pq é da Maçã.

Tendo tanta coisa melhor para imitarem vão imitar logo isso...

Meu Santo...

Armando Augustus Freire

O Chifre que é a Gourmetização da gambiarra! Acharam chique e agora "temos suporte" a telas pela metade, huahuahua

Luciano

'... o Android P terá suporte a telas dobráveis ou com “chifres” ...'
https://uploads.disquscdn.c...

Cobalto

Só adiciona uma nova permissão pros apps e fazer um controle rigoroso em quem fizer app que usar.

Tori

Poderia ter uma licença para apps anti thief, para que possam usar a câmera sem necessitar pedir ao Android.
Uma camada 0, na qual o aplicativo tenha controle total ao telefone, mas isso só pode ser usado se o aplicativo tiver o selo "Google Play Verified"