Em 2015, a Samsung anunciou o maior SSD do mundo, com quase 16 TB de capacidade. Agora, ela está quebrando o próprio recorde com uma unidade de armazenamento de 30,72 TB. Isso é o bastante para gravar cerca de 500 dias de vídeo sem parar.

Como a Samsung conseguiu? Ela está usando aqui sua tecnologia 3D Vertical NAND (V-NAND), que permite armazenar mais dados e também traz desempenho maior.

O SSD, conhecido como PM1643, é composto por 32 pentes de memória flash NAND de 1 TB, e cada um deles contém dezesseis camadas de chips V-NAND de 64 GB.

Esta é a unidade de armazenamento com a maior capacidade do mundo no formato de 2,5 polegadas. A Seagate fez um SSD maior de 60 TB há alguns anos, porém no formato de 3,5 polegadas; era uma “tecnologia de demonstração” que não foi posta à venda.

O SSD da Samsung atinge até 2.100 MB/s em velocidade sequencial de leitura, e 1.700 MB/s de gravação, no protocolo Serial Attached SCSI (SAS). É o triplo do que vemos em SSDs voltados para consumidores.

A Samsung oferece garantia de cinco anos para uma gravação completa na unidade por dia. No entanto, ela ainda não revela preço nem disponibilidade para o PM1643. Claro, ele é voltado para empresas e deve custar bem caro.

Com informações: Samsung, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados