Início » Internet » OpenDNS agora tem servidor no Brasil

OpenDNS agora tem servidor no Brasil

Mais velocidade na web para usuários brasileiros

Paulo Higa Por

O OpenDNS, serviço de DNS gratuito da Cisco, ganhou uma novidade importante para usuários brasileiros: a empresa inaugurou servidores no país, reduzindo significativamente a latência na resolução de domínios.

Trata-se do primeiro servidor do OpenDNS na América do Sul, mais precisamente no datacenter da Equinix em Santana de Parnaíba (SP), conforme apurou o Tecnoblog. Até então, os usuários no Brasil eram direcionados para servidores em Miami, geograficamente mais próximo do país.

OpenDNS

Nos nossos testes, o ping diminuiu bastante: até Miami, a latência em uma conexão da Vivo em São Paulo (SP) girava em torno de 130 a 140 milissegundos; com os servidores nacionais, o tempo caiu para 3 ms. Na prática, isso significa que os acessos a páginas da web poderão ficar sensivelmente mais rápidos.

O DNS tem a função de traduzir um endereço (tecnoblog.net) para um IP (104.25.134.33). Se o serviço for instável, o acesso a um site qualquer poderá ficar mais lento. Se o servidor de DNS estiver fora do ar, como aconteceu recentemente com o Google Public DNS, você terá dificuldade para acessar a web, mesmo quando sua conexão estiver normal.

Os servidores do OpenDNS continuam os mesmos: 208.67.222.222 e 208.67.220.220. Saiba como mudar o DNS no Windows e macOS e descubra qual é o mais apropriado para você.

Dica do Thiago Rodrigues. Obrigado!

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Frazão
Aqui pra mim que estou saindo via Algar dá mais de 150ms de latência. Totalmente inviável.
Eduardo Frazão
O Firewall mantém uma tabela de estado com as conexões ativas. Firewalls stateful mantém até mesmo tracking de estado das conexões. Dessa forma ele consegue te devolver o pacote que você originou, fazendo um dst-nat para sua LAN.
Eduardo Frazão
Caramba, nenhum desses IPS tem menos de 110ms aqui no meu link.E este IP que reportaram estar no Brasil vai até Miami.
Marcos Antonio
Além desse do OpenDNS qual seria outro server mais próximo da gente aqui nas terras temerosas?? Com o marco cívil eu lembro que o google correu daqui com o DNS deles, tem mais alguém operando aqui??
TIGOS
Link dedicado que temos na regiao ali de Barueri conseguimos 1ms :D
TIGOS
Net já corrigiu problema de DNS que desvia para paginas falsas de banco? Fiquei sabendo recentemente de alguem com esse problema
Paulino Aleixo
Diego canton dando aula de redes... parabens !! kkk
Paulino Aleixo
Como que olha isso exatamente?
igor
https://www.youtube.com/wat...
igor
Deixar um contra ponto https://www.youtube.com/wat...
Se Pita?
Algar:Resposta de 208.67.222.222: bytes=32 tempo=170ms TTL=54
Daylon Dias de Souza
isso que acontece aqui antes era boa depois que quase cidade toda mudou pra copel ficou bem ruim no começo era bom kkkk mais ela e boa durante o dia bem rapido tudo so da essas zica das 7 as 9 vamos esperar as vezes daqui uns dias melhora mas melhor que a oi aqui 1 2 mega 5 no maximo 10 ja fica caindo snr bem baixo a oi tinha que parti pra fibra meio parada no tempo
Diego Canton
Olha, não querendo agir como advogado do diabo, mas seu relato pode indicar problemas lá, como pode não indicar nada.Se no horário de pico (21:00 as 23:30 a depender da região), TODOS os sites ficam lentos sem exceção, sim pode ser um problema na infra do ISP.Se o horário de pico apenas alguns apresentam essa lentidão, então o problema pode estar em uma rota/fornecedor ou até mesmo num datacenter.Seria interessante usar o inspetor de elementos do navegador para pegar a URL das imagens com problema e fazer um traceroute para ver se há alguma semelhança entre os que apresentam problemas ou não, isso ajudaria a entender onde pode estar o problema caso haja essa relação.Para o CGNAT causar problemas, o ISP teria que estar usando uma quantidade de portas muito baixa; além de não estar oferecendo IPv6. Se o problema for falta de portas disponíveis o IPv6 ajudaria a minimizar em muito isso.Ainda não cheguei a ver um caso onde o CGNAT seja o culpado.*no horário de pico, um provedor passa a ter cerca de 25% a mais de tráfego que no horário comercial. A rampa começa por volta das 19:00, atingindo o estado mais critico entre 21:00 23:30. A depender da região esses horários podem ser diferente.
Daylon Dias de Souza
a sim bem explicado rsrs sim aqui ja entrega gcnat e copel telecom por isso entao horario de pico da 7 da noite as 9 da noite esta dando problema.. começa a não abrir as paginas ou abre pela metade sem as fotos mais vc baixa algo ta normal para baixar baixa no talo da conexão... mas as vezes pra abrir a pagina sem tem que tentar umas 3 vezes dando enter... mais da uma meia hora volta ao normal e fica um raio começou isso no final de novembro antes era normal nesse horario... deve ser alum problema na rede deles equipamento etc ou muita gente na rede deles e infraestrutura dai não querem gastar kkkk mais tava vendo por ai que nesse horario ta geral todas operadoras estão assim entrei no reclame aqui varias operadoras mesmo problema no mesmo horario o que vc acha que e?
Keaton
Mais um motivo para eu recusar a net...
Diego Canton
Sim Daylon, a função do CGNAT é utilizar 1 IP publicamente roteavel para N clientes, esse valor N depende da quantidade de IPs que cada ISP possuí e como sua politica de uso permite. E além de limitar, pode forçar um cliente a sempre usar um intervalo das portas disponíveis.Para dividir esse IP com múltiplos clientes podemos usar 2 técnicas (que eu conheça):1) Nat simples, igual seria feito em qualquer roteador; Caso opte por esse modelo ele terá que guardar logs de acesso para poder identificar um cliente em caso de uma investigação, devido ao longo tempo que deve ser guardado e pela quantidade de dados, essa opção é mais descartada. OBS: O log só pode conter hora, IP do cliente, IP publico utilizado e porta de origem, nada sobre o destino pode ser guardado.2) Dividir blocos de portas de origem para que cada IP de cliente navegue por um determinado número de portas. Como um IP sempre receberá um grupo de portas, não há necessidade de logs, o ISP facilmente identifica o cliente.Outro ponto a se falar, podemos usar 65535 portas, a depender da quantidade de cliente por IP, essa quantidade por cliente pode ser maior ou menor.Vamos usar 192.0.2.0/24 para exemplificar, onde essa faixa seria a pública.Exemplo 1:O provedor usaria 192.0.2.1 para 64 clientes e configura seu roteador para que cada cliente desse grupo use sempre esse IP para navegar na internet, mas também amarra 1000 portas.Exemplo 2:O provedor usaria 192.0.2.1 para 32 clientes e configura seu roteador para que cada cliente desse grupo use sempre esse IP para navegar na internet, mas também amarra 2000 portas.Exemplo 4:O provedor usaria 192.0.2.1 para 8 clientes e configura seu roteador para que cada cliente desse grupo use sempre esse IP para navegar na internet, mas também amarra 8000 portas.Para os cliente o provedor irá enviar um IP entre 100.64.0.0 e 100.127.255.254. Assim, se seu roteador/modem recebe um IP entre esse intervalo, é porque seu ISP já está aplicando CGNAT.Infelizmente, a cada dia, mais essa prática será aplicada devido a falta de IPv4. Se seu ISP está fazendo CGNAT, então ele já deveria estar entregando IPv6 para os cliente, pois isso ajuda a reduzir a quantidade de portas usada no IPv4 com CGNAT, reduzindo a incidência de erros.Para saber mais sobre o esgotamento do IPv4, veja: http://www.lacnic.net/agota...
Daylon Dias de Souza
vc sabe se o cgnat limita quantidade de portas para uso em um link?
Lucas Gasparotto 
Aqui manteve os 20. Oscila entre 17 e 24 pra SP e Campinas. Mas pra Barueri, ele tem mostrado 1ms. O que acho bem impossível. Mas já está bem melhor que antes.
Antonio Henrique
https://uploads.disquscdn.c...o final 220 melhorou mas o 222 continua na mesma média
Diego Canton
Testa novamente, eles acabaram de iniciar a troca de tráfego no IX.Br São Paulo, pode ser que tenha diminuído ainda mais a latência.
Diego Canton
Testa novamente, eles acabaram de iniciar a troca de tráfego no IX.Br São Paulo, pode ser que tenha diminuído ainda mais.
Diego Canton
Testa novamente, o OpenDNS acaba de iniciar a troca de trafego pelo IX.Br São Paulo.
Diego Canton
Agora sim estão respondendo via IX.Br São Paulo. A maioria dos provedores devem apresentar latência baixa.http://www.isptools.com.br/...
Iremar Gomes Domingos
48 ms aqui no paraná, Vivo.
Antonio Henrique
https://uploads.disquscdn.c...com um isp local de fibra aqui em Pernambuco ainda nao ta bom
Daylon Dias de Souza
aqui a rota baixou pra 12 a 15 ms
Victor da Silva Veloso
uso esses dns's, sendo o da google primario no ipv42001:470:20::22001:418:3ff::532620:0:ccc::22620:0:ccd::22001:4860:4860::88882001:4860:4860::88448.8.4.48.8.8.8189.38.95.95208.67.220.220208.67.222.222
Victor da Silva Veloso
tbm uso net e alterei o dns no modem e no windows, e está funcionando... porem uso o dns da google e aqui varia entre 9 e 12 de ping!
Reinaldo Carvalho Gil
Se eu só mudar o DNS do PS4 e não o do roteador (vivo nordeste) resolve? Será que o PS4 vai ignorar o DNS da vivo e usar o do OpenDNS?
Carlos Bacco
Tem várias tecnicas de NAT (full-cone, etc). Vale a pena uma pesquisada mais aprofundada nas diferenças. Cada equipamento pode implementar de uma maneira diferente.
Carlos Bacco
Tem o DNSCrypt se preferir uma opção que evita sequestro da porta 53.
paulo yan
Como fazer para em vez de o medidor jogar o teste para MIAMI, mandar pra SP? (SpeedTest por exemplo?
Corvo
https://uploads.disquscdn.c...
John Smith
O tempo de acesso AO SERVIÇO caiu, porque num momento ele era direcionado para Miami e em outro passou a ser direcionado para o interior de SP.Em nenhum momento foi dito acesso a Miami. Acredito que, pelos comentários dos outros usuários, você criou toda essa confusão por uma má interpretação que somente você teve.OBS: Vi que você editou este e alguns outros posts, removendo algumas ofensas... menos mal. Ninguém é obrigado a estar certo de tudo, mas é bom ter um pouco de humildade e certeza no que está dizendo antes de sair tacando as pedras.
Henrique Dias
melhorou consideravelmente XD
Hélio Márcio Matos dos Santos
Legal... Utilizava o Google aqui e fiz a mudança. Um ping para 8.8.8.8 demorava 112ms na minha conexão e agora com o OpenDNS caiu para 76ms. Já é alguma coisa.
ochateador
Forçam no router core ou em alguma configuração oculta do modem.Aí não tem santo que ajude o usuário.
Adriano Garcez
Ah, então tem tabela mesmo! E esqueci da porta de saída.Rapaz, era só uma dúvida que tinha porque o Tanenbaum não explica muito bem.Valeu!
Diego Canton
Sim, essa é uma boa prática, se quiser pode adicionar até mais, mas vale lembrar que o sistema vai esperar cada pedido de consulta expirar antes de perguntar para o próximo, isso leva cerca de 1 segundo, mas é melhor do que parado.
Bruno Riggs Pereira
Eu realmente não sabia. Obrigado.
Diego Canton
Sim, trabalho em uma operadora, então entendo um bocado de como as coisas funcionam.Sobre o NAT, de forma simplificada, o seu roteador monta uma tabela para cada acesso e usa essa tabela para saber a quem pertence cada pacote. Um detalhe importante é que existem portas de entrada e de saída, quando 100 pessoas numa rede acessam vários ou o mesmo site, cada acesso sai com uma porta diferente, e o roteador guarda essas informações por um tempo X, quando vem uma resposta ele só verifica a quem deve entregar e troca alguns dados para enviar certinho para você.Seria tipo:PC-A:54345 -> tecnoblog:80, mas ele envia para a internet MEUIP:45629 -> tecnoblog:80PC-B:53362 -> tecnoblog:80, mas ele envia para a internet MEUIP:45630 -> tecnoblog:80Quando isso volta vem assim:tecnoblog:80 -> MEUIP:45629, seu roteador só olha aquela tabela e sabe pra quem deve devolver. tecnoblog:80 -> PC-A:54345tecnoblog:80 -> MEUIP:45630, seu roteador só olha aquela tabela e sabe pra quem deve devolver. tecnoblog:80 -> PC-B:53362Como pode ver, seu roteador modifica algumas informações e envia para acessar o site, quando volta ele faz o processo inverso olhando a tabela que ele criou quando enviou.Mas uma imagem fala bem mais... ;)http://mikrotik.net.pl/w/im...Se quer aprender um pouco mais de como essas coisas funcionam, indico buscar um curso chamado CCNA, tem no SENAC e mais alguns locais.
Diego Canton
Opa, subiram dados no PeeringDB.Logo, logo devem estar com latências de até 20 ms em SP.https://www.peeringdb.com/a...
Adriano Garcez
Da hora. Não sabia que existe cache local de DNS.Cara, você parece entender bem de Redes, então você sabe me dizer como o NAT sabe a qual máquina na rede local responder a uma requisição feita? Sei que usa o campo Porta, mas se várias máquinas entraram em sites, todas usam a mesma porta (80, por exemplo). Imagino que haja alguma tabela com timestamp...
Diego Canton
Não entendi seu ponto.Só irá "resolver duas vezes" se seu PC/dispositivo estiver com DNS apontado para o IP do router, pois você fará um pedido ao roteador e este encaminhará para o resolver configurado nele, recebe a resposta, guarda em cache e te repassa, seu computador fará o mesmo por um tempo X determinado pelo 'dono do site/domínio'. (DNS Cache ou DNS Foward ou DNS Relay, você verá esses nomes para indicar esse comportamento)Uma coisa interessante sobre DNS que não vejo falarem é que seu equipamento só tentará resolver uma vez, depois só fará outra consulta quando a vida da resposta que ele recebeu acabar, o que pode ser horas ou dias.Se você configurar o DHCP para enviar o IP da Google, da OpenDNS, do provedor, da quad9 ou seja lá qual queira, quando conectar um equipamento a rede ele (DHCP) irá enviar para o equipamento as configurações que ele precisa para navegar, entre essas informações ele dirá que esses IPs devem ser usados como configuração local de DNS, ele não irá resolver 2 vezes.Se estivermos falando de uma empresa, onde os mesmos sites são abertos com frequência, vale a pena configurar um servidor DNS Recursivo local. E tomar cuidado para não torna-lo um encaminhador, inserindo dados de "forward" que aponte para servidores de terceiros. Essa abordagem para casa pode ser um pouco mais lenta, pois por não ter acessos frequentes, o cache sempre estará vazio, forçando ele a resolver com mais frequência, o que não deve ocorrer com tanta frequência onde há muitos acessos, pois a probabilidade de se ter a resposta em cache é grande.
Valentina ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
A parte boa de manter os dois é que se o que estiver configurado como primário der problema, o secundário de outra "empresa" outro assume. O que eu ACHO que não faz sentido é manter primário e secundário no google (já já chega alguém pra confirmar isso)
Adriano Garcez
O Powerbox não permite a configuração do DHCP Server manualmente. Já faz um bom tempo que tenho raiva desse roteador todo bloqueado e que capa a WiFi em 22MBps. Mas é melhor que a porcaria do Arcadyan que me enviaram para testes e está encostado desde então.Entendi o que você falou, mas ainda acho estranho. Pelo menos não empilha as resoluções, só ignora uma delas, mas ainda acho que pode acontecer uma queda de performance pelo fato de resolver duas vezes o DNS toda vez que abro um site.
Rafael Brasil
Aqui, em Brasília com NET Virtua, mudou de 11 pra 9 ms. Já era bom e ficou melhor. =)
Marcelo
ate onde eu sei o dns do pc subscreve o do roteador..
Diego Canton
Para entender os "fatores" que mencionei, dê uma pesquisada sobre BGP, ele é o responsável por falar para os "provedores" que ele está mais perto (você verá que esse perto nao é relacionado a distância e vai entender pq a NET e Algar continuam altos)
Diego Canton
A configuração do roteador é apenas para enviar essa informação ao seu computador e outros aparelhos, se voce configurou manualmente, seu computador só irá ignorar o que o roteador informa, mas é interessante configurar o DHCP server do roteador para que todos os aparelhos recebam o que você deseja.
John Smith
Estava me perguntando como o IP se manteria o mesmo. Desconhecia o termo Anycast e resolvi pesquisar a respeito. Muito interessante.OBS: A única coisa aqui que aconteceu na velocidade da luz foi o usuário lendo o texto, interpretando errado e jogando pedra em todo mundo...
Wesley
Acho que você nem sabe o que é um DNS. O DNS não altera a rota entre sua conexão e o servidor, apenas determina qual será o servidor que vai resolver um domínio na internet, a única etapa em que se pode obter maior velocidade é na resolução de domínio, o processo de carregamento do site continua o mesmo, a menos que você utilize uma VPN.
Marcelo
Aqui ainda n esta o nacional n, 148ms media para esse ip..
Wesley
Quando você configura o DNS do OpenDNS no adaptador de rede do Windows, ele ignora a configuração de DNS do roteador. Pelo que eu sei, o servidor DNS definido do roteador é simplesmente ignorado, não é feita nenhuma requisição a ele.
Lucas Gasparotto 
Fiz testes com o Namebench e depois de alterar, foi de 41ms pra 20ms. Estou em Campinas com uma internet que-não-deve-ser-mencionada. Eu usava o do Google e agora estou com OpenDNS e Norton alguma coisa. E realmente parece que ficou mais rápido mesmo.
thiagoguisilva
Não conhecia a ferramenta de bench. Valeu.
Adriano Garcez
Quando configuro manualmente o servidor DNS no Windows 10, acontece o bypass no servidor DNS que o roteador usa?O Powerbox usa o servidor DNS da Vivo, mas estava tendo problemas. Percebi que melhorou na questão de estabilidade, mas gostaria de saber se acontece um bypass ou uma sobreposição que acaba deixando mais lenta a requisição.PS: estou usando o do Google desde então, acabei de rodar o DNS Benchmark e conseguiu uma pontuação ligeiramente melhor que o OpenDNS.
Trovalds
Aqui é VIVO (ex-GVT) e no DNS Benchmark ainda continua sendo o mais rápido. O OpenDNS ficou logo em seguida em velocidade mas na prática a recomendação do próprio programa é não trocar. E não, não tenho problemas com ele.
Diego Canton
A OpenDNS usa o que chamamos de Anycast, um mesmo IP respondendo em servidores diferentes em diferentes locais, onde a depender de alguns fatores, o mais próximo responderá. Então a latência dele para um dos IPs deles (208.67.222.222 por exemplo) era de 130+ após a OpenDNS instalar os servidores no Brasil a latencol foi de 3 ms, isso indica que o redator está próximo do DataCenter e que a operadora dele tem uma comunicação local.Sobre a sua informação de latencia para os EUA, nao e gargalo que faz a latência ser acima de 100 ms, o cabo da Algar (Monet) recem ativado tem uma latência excelente e é de 108 ms, a velocidade da luz que vc usou é dela no vácuo, no vidro é diferente e ainda ha os repetidores no caminho que aumentam a latência um pouco.Me parece que houve um equívoco na interpretação.
John Smith
O cara está completamente equivocado na interpretação dele e ainda se acha no direito de ironizar/ofender o escritor da matéria, o site e até o leitor...OBS: Agora ele editou vários posts e apagou outros.
John Smith
Outro grave erro de interpretação seu. Essas pessoas estão falando que seus pings para os servidores do OpenDNS continuam altos (o que pode ter uma série de motivos envolvidos, que alguns até comentaram).Ninguém falou que são seus pings para Miami que continuam altos.
John Smith
Na verdade não houve nem erro no texto. Só ele que teve uma interpretação bem distorcida, mesmo.
John Smith
Penso que o leitor "menos avisado" que tiver essa interpretação completamente equivocada talvez não deveria nem estar lendo essa matéria, já que ela não trata exatamente de algo que pessoas leigas ficam fazendo (alterar servidor DNS).Quem tiver um mínimo de conhecimento e capacidade de interpretação vai entender na hora que estamos falando de uma latência de 3ms tão somente até o servidor da OpenDNS no Brasil.
Swordfish
Só você entendeu errado!Ficou claro que a referência são para os novos servidores nacionais.
John Smith
Se for passar essa vergonha no crédito é melhor conferir antes se não excedeu o limite.A matéria não está mal escrita e sim mal interpretada... por você.
thiagoguisilva
Reli pela décima vez e o que disse faz sentido, mas foi um erro de texto, não de conhecimento técnico. Poderia ter sido mais detalhado, mas é sacanagem chamar o escritor de leigo.
John Smith
Não. Da maneira que está escrito não dá a entender em nada que foi o ping pra Miami que caiu para 3ms. Você que interpretou MUITO errado, mesmo.
thiagoguisilva
Você gosta de procurar pelo em ovo. OK.
John Smith
"Trata-se do primeiro servidor do OpenDNS na América do Sul, mais precisamente no datacenter da Equinix em Santana de Parnaíba (SP), conforme apurou o Tecnoblog. Até então, os usuários no Brasil eram direcionados para servidores em Miami, geograficamente mais próximo do país.Nos nossos testes, o ping diminuiu bastante: até Miami, a latência em uma conexão da Vivo em São Paulo (SP) girava em torno de 130 a 140 milissegundos; com os servidores nacionais, o tempo caiu para 3 ms. Na prática, isso significa que os acessos a páginas da web poderão ficar sensivelmente mais rápidos."Até Miami o ping era de 130~140ms. Até Santana de Parnaíba foi de 3ms.Ler direito envolve saber correlacionar os demais parágrafos do texto.
thiagoguisilva
Eu entendi claramente o que o escritor quis dizer. Obviamente o serviço não utilizará mais Miami e usará brasileiro.Diferença no serviço, não em minúcias de servidores.
Abraão Caldas
"com os servidores nacionais, o tempo caiu para 3 ms."
thiagoguisilva
A não ser que use Vivo. No meu caso era exatamente isso, vivo caindo o DNS.
thiagoguisilva
Err... Os 3ms são do PC do escritor para o servidor NOVO NO BRASIL, não para o de Miami.
Panino, o Moço
"BTFO!"
Bruno Riggs Pereira
Certo, eu realmente sempre tive essa dúvida, até porque no modem e no roteador aqui de casa tem lá o DNS, que provavelmente é configurado pela operadora, por isso nunca me importei de mudar no PC. Mas vou testar, aproveitar que esses últimos dias a conexão da Vivo Fixo está terrível com alguns sites.
Ragnar
NET Virtua com ping alto para 208.67.220.220.
Trovalds
Não vejo utilidade prática em trocar DNS se você é usuário doméstico ou usa uma internet que tem infra de DNS própria. Enfim, é ótimo pra quem depende de DNS de terceiros.
Di Almeida
Melhorando o que já era bom. Uso o OpenDNS há uns oito anos, e sempre achei melhor que o Google DNS.
Gabriel Tadeu
Ainda vale a pena usar o DNS primário do Google e dia openDNS ao mesmo tempo ou isso não tem aplicação prática real no final das contas?
Wagner
Essa é minha dúvida também.
Bruno Riggs Pereira
Mas adianta mudar o DNS no PC e nao no modem e ou roteador?
Cristian Cardoso
Virtua/Embratel costumam preferir Miami para essas coisas. Mas tem a questão de cada saída IP(região) da Net ser descentralizada, então pode vir à variar.
Ant Zwx
A minha esta em 13ms, Net Virtua
Alberto Prado
Mais uma escolha pra coloca no DNS Benchmark e fica com os melhores.
Diego Canton
Estão no Brasil, mas ainda não trocam trafego no IX.Br São Paulo, o que faz muitas empresas continuarem a buscar a conexão com eles em Miami, ainda falta bastante para eles ficarem com latência baixa por aqui. Trabalho em uma Operadora regional e eles nem responderam ainda meus e-mails sobre como proceder para fecharmos uma troca de trafego direta.
Alberto Prado
Net Virtua aqui tb e o mesmo resultado.
Evandro Begati
Aqui pela NET, continua caindo nos EUA.
Alessandro Johnny
As rotas ainda não estão certas, ainda com latência de ~140ms aqui. Net Virtua.
JeronimoPW
Será que o Family shield também?