Início » Internet » OpenDNS agora tem servidor no Brasil

OpenDNS agora tem servidor no Brasil

Mais velocidade na web para usuários brasileiros

Paulo Higa Por

O OpenDNS, serviço de DNS gratuito da Cisco, ganhou uma novidade importante para usuários brasileiros: a empresa inaugurou servidores no país, reduzindo significativamente a latência na resolução de domínios.

Trata-se do primeiro servidor do OpenDNS na América do Sul, mais precisamente no datacenter da Equinix em Santana de Parnaíba (SP), conforme apurou o Tecnoblog. Até então, os usuários no Brasil eram direcionados para servidores em Miami, geograficamente mais próximo do país.

OpenDNS

Nos nossos testes, o ping diminuiu bastante: até Miami, a latência em uma conexão da Vivo em São Paulo (SP) girava em torno de 130 a 140 milissegundos; com os servidores nacionais, o tempo caiu para 3 ms. Na prática, isso significa que os acessos a páginas da web poderão ficar sensivelmente mais rápidos.

O DNS tem a função de traduzir um endereço (tecnoblog.net) para um IP (104.25.134.33). Se o serviço for instável, o acesso a um site qualquer poderá ficar mais lento. Se o servidor de DNS estiver fora do ar, como aconteceu recentemente com o Google Public DNS, você terá dificuldade para acessar a web, mesmo quando sua conexão estiver normal.

Os servidores do OpenDNS continuam os mesmos: 208.67.222.222 e 208.67.220.220. Saiba como mudar o DNS no Windows e macOS e descubra qual é o mais apropriado para você.

Dica do Thiago Rodrigues. Obrigado!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Frazão

Aqui pra mim que estou saindo via Algar dá mais de 150ms de latência. Totalmente inviável.

Eduardo Frazão

O Firewall mantém uma tabela de estado com as conexões ativas. Firewalls stateful mantém até mesmo tracking de estado das conexões. Dessa forma ele consegue te devolver o pacote que você originou, fazendo um dst-nat para sua LAN.

Eduardo Frazão

Caramba, nenhum desses IPS tem menos de 110ms aqui no meu link.
E este IP que reportaram estar no Brasil vai até Miami.

Marcos Antonio

Além desse do OpenDNS qual seria outro server mais próximo da gente aqui nas terras temerosas?? Com o marco cívil eu lembro que o google correu daqui com o DNS deles, tem mais alguém operando aqui??

TIGOS

Link dedicado que temos na regiao ali de Barueri conseguimos 1ms :D

TIGOS

Net já corrigiu problema de DNS que desvia para paginas falsas de banco? Fiquei sabendo recentemente de alguem com esse problema

Paulino Aleixo

Diego canton dando aula de redes... parabens !! kkk

Paulino Aleixo

Como que olha isso exatamente?

igor
igor

Deixar um contra ponto https://www.youtube.com/wat...

Se Pita?

Algar:

Resposta de 208.67.222.222: bytes=32 tempo=170ms TTL=54

Daylon Dias de Souza

isso que acontece aqui antes era boa depois que quase cidade toda mudou pra copel ficou bem ruim no começo era bom kkkk mais ela e boa durante o dia bem rapido tudo so da essas zica das 7 as 9 vamos esperar as vezes daqui uns dias melhora mas melhor que a oi aqui 1 2 mega 5 no maximo 10 ja fica caindo snr bem baixo a oi tinha que parti pra fibra meio parada no tempo

Diego Canton

Olha, não querendo agir como advogado do diabo, mas seu relato pode indicar problemas lá, como pode não indicar nada.

Se no horário de pico (21:00 as 23:30 a depender da região), TODOS os sites ficam lentos sem exceção, sim pode ser um problema na infra do ISP.
Se o horário de pico apenas alguns apresentam essa lentidão, então o problema pode estar em uma rota/fornecedor ou até mesmo num datacenter.
Seria interessante usar o inspetor de elementos do navegador para pegar a URL das imagens com problema e fazer um traceroute para ver se há alguma semelhança entre os que apresentam problemas ou não, isso ajudaria a entender onde pode estar o problema caso haja essa relação.

Para o CGNAT causar problemas, o ISP teria que estar usando uma quantidade de portas muito baixa; além de não estar oferecendo IPv6. Se o problema for falta de portas disponíveis o IPv6 ajudaria a minimizar em muito isso.

Ainda não cheguei a ver um caso onde o CGNAT seja o culpado.

*no horário de pico, um provedor passa a ter cerca de 25% a mais de tráfego que no horário comercial. A rampa começa por volta das 19:00, atingindo o estado mais critico entre 21:00 23:30. A depender da região esses horários podem ser diferente.

Daylon Dias de Souza

a sim bem explicado rsrs sim aqui ja entrega gcnat e copel telecom por isso entao horario de pico da 7 da noite as 9 da noite esta dando problema.. começa a não abrir as paginas ou abre pela metade sem as fotos mais vc baixa algo ta normal para baixar baixa no talo da conexão... mas as vezes pra abrir a pagina sem tem que tentar umas 3 vezes dando enter... mais da uma meia hora volta ao normal e fica um raio começou isso no final de novembro antes era normal nesse horario... deve ser alum problema na rede deles equipamento etc ou muita gente na rede deles e infraestrutura dai não querem gastar kkkk mais tava vendo por ai que nesse horario ta geral todas operadoras estão assim entrei no reclame aqui varias operadoras mesmo problema no mesmo horario o que vc acha que e?

Keaton

Mais um motivo para eu recusar a net...

Exibir mais comentários