Este mês, a Boston Dynamics demonstrou seu robô SpotMini abrindo uma porta para outro robô passar — e teve quem ficou assustado com essa habilidade.

Será que uma pessoa poderia impedir que isso acontecesse? Provavelmente não. Desta vez, o SpotMini conseguiu abrir uma porta mesmo quando um humano serviu de obstáculo.

O robô usa um braço com gancho para agarrar a maçaneta da porta. Um funcionário tenta impedi-lo usando um taco de hóquei, mas não consegue. Ele empurra a porta com as mãos, o que também não dá certo.

Então, o humano puxa o robô por uma alça na traseira, deixando-o desorientado. Mas, em questão de segundos, o SpotMini se estabiliza, abre a porta e vai embora.

Após receber o comando para atravessar a porta, o robô opera de forma autônoma. Ou seja, ele está lidando com as interferências sem ajuda de um humano.

A ideia aqui é testar como o robô se comporta em ambientes com obstáculos. Se surgir alguma interferência inesperada, o SpotMini precisa ser capaz de se recuperar, ou ele não seria muito útil.

A Boston Dynamics sugere que esse dispositivo poderia ser usado em missões de resgate — ele foi desenvolvido para realizar tarefas em espaços bastante limitados — e diz que “este teste não irrita nem prejudica o robô”. Assim espero.

Com informações: TechCrunch, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Batista

Só por garantia eu faria esses testes com balaclava

Felipe Dumont

Mesmo sendo uma piada, já é real a existência de redes neurais capazes de simularem sentimentos humanos, então sim, a partir do momento em que começarem a usar isso em robôs eles poderão se irritar e ter outros sentimentos.

Carlin

“este teste não irrita nem prejudica o robô” estou mais tranquilo em saber que estão preocupados com estado emocional dessa coisa! HAHAHA

Renan

Nenhum robô foi maltratado na produção deste vídeo

Caleb Enyawbruce

Huahuahuahua!!! To com meu senso de humor descalibrado mesmo :P

Lucas Santos

Próxima matéria: "Robô da Boston Dynamics mata funcionário que o impedia de abrir a porta"

Programador Front-End

Horizon Zero Down

Daniel Ribeiro

Nossa extinção é certa. E será horrível.

Alex Barbosa

half-life...

Lucas Carvalho

é só uma piada.

Lucas Carvalho

que maldade com o robô

John Smith

Espero que robôs não guardem mágoas...

Rafael Leite

Black Mirror S04E05 - Metalhead

Mickão

Protejam John Connor!

Dayman Novaes

kkkkk pois é, a piada é que se irritar os robôs eles podem ficar bravos e se virar contra nós.

Exibir mais comentários