Início » Internet » Como saber se alguém leu seu e-mail no Gmail, Outlook e no celular

Como saber se alguém leu seu e-mail no Gmail, Outlook e no celular

Diversas alternativas para Gmail, Outlook, Mac e apps para Android e iPhone trazem o recibo de leitura para qualquer e-mail

Jean Prado Por

O recibo de leitura já está presente no WhatsApp, Facebook, nas DMs do Twitter e em vários aplicativos de mensagem. Agora, esse recurso também pode ser adicionado ao e-mail graças a algumas extensões e aplicativos.

É útil saber se alguém leu o seu e-mail quando você precisa de uma resposta rápida ou quer saber quando fazer um follow-up. Claro, alguém ler alguma mensagem e não responder logo em seguida não significa que o e-mail não será respondido, ou que a pessoa de fato prestou atenção no que você escreveu logo quando abriu. Use o recibo de leitura com cautela.

Gmail e Inbox

Praticamente todas as ferramentas que incluem o recibo de leitura nos e-mails funcionam com o Gmail. A minha preferida é o Streak, que também tem diversos outros recursos de CRM para profissionais de marketing, vendas e suporte (algumas pagas). A extensão funciona com o Chrome ou Safari, além de ter um aplicativo de CRM para iPhone e Android.

No entanto, se você quiser manter as coisas simples, a melhor opção é o MailTrack, que é focado somente em mostrar recibos de leitura — de quebra, ele também funciona com o Inbox. Para instalar e configurar qualquer uma das duas extensões:

No MailTrack, você recebe um e-mail com a confirmação de leitura

  1. Instale o Streak para Chrome ou Safari ou o MailTrack para Chrome, Firefox, Opera ou Edge;
  2. Entre com a sua conta principal do Gmail;
  3. Na página que abrir, clique em Permitir para dar acesso ao seu e-mail;
  4. Pronto! Abra o Gmail e, depois de mandar alguns e-mails, cheque se eles já foram lidos.

O único contra do MailTrack é que na versão gratuita o aviso de “Sent with Mailtrack” não é removível. O Streak, por outro lado, não deixa rastros nem na versão grátis e mostra mais detalhes, como de qual lugar a pessoa acessou o e-mail.

Outlook e outros

Essas opções também funcionam com o Gmail, mas dão suporte ao Outlook e outros clientes de e-mail. Estou falando do Bananatag e do Hubspot, que possuem recursos adicionais como agendamento de e-mail e, no caso do Hubspot, CRM.

Em ambos, o processo é um pouco mais complicado que instalar uma extensão: você precisa fazer um cadastro no site. No caso do Bananatag, depois é só baixar um instalador e depois procurar pelos ícones do Bananatag no seu cliente Outlook para Windows.

Para o Outlook no Mac ou outros clientes, dá para fazer o que o Bananatag chama de SMTP Relay: a partir do seu endereço customizado no Bananatag, você modifica as configurações SMTP do seu cliente para fazer o e-mail passar pelo Bananatag, que vai cuidar do recibo de leitura. Neste site tem as instruções — é complicado, mas funciona.

Infelizmente, o Bananatag só avisa o recebimento de, no máximo, 5 e-mails por dia na versão gratuita. A versão paga custa US$ 120 por ano.

E no celular?

Se você quer uma opção mais simples e que funcione em diversas plataformas, eu recomendo usar um cliente de e-mail que tenha a função de recibo de leitura. O meu preferido é o Astro, que funciona com Android, iOS, macOS e até para o Slack.

É só instalar o app, conectar a sua conta de e-mail e pronto! Todos os e-mails que você mandar a partir do Astro terão recibo de leitura. Atualmente, eu gosto bastante do Newton (antes CloudMagic), mas ele é pago (custa US$ 50 por ano) e tem um período de testes de 14 dias.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Valnei Fernandes

Existe algum outro recurso que mostre se alguém já leu um email que enviei, mas antes de instalar qualquer recurso citado no seu texto? Por exemplo, se eu instalar o MailTrack hj, então ele só começa a me notificar os emails que envio a partir da instalação. Mas e os emails que eu já tinha enviado antes da instalação, ele não vai saber. Então, gostaria de saber de algum recurso que verifique a leitura de emails anteriores.