Como saber se um e-mail foi lido no Gmail ou Outlook pelo PC ou celular

Extensão do Mailsuite (Mailtrack) permite que os usuários saibam se seus e-mails foram lidos em contas do Gmail ou Outlook; ferramenta também está disponível no Android ou iOS

Emerson Alecrim Victor Toledo
Por e
Como saber se um e-mail foi lido no Gmail ou Outlook pelo PC ou celular (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Como saber se um e-mail foi lido no Gmail ou Outlook pelo PC ou celular (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Saber se um e-mail foi lido é o processo de verificar se o destinatário abriu uma mensagem enviada por meio de plataformas como Gmail e Outlook.

É possível usar o Mailsuite (antigo Mailtrack) no PC ou no celular para saber se seus e-mails foram abertos ou não, tanto em contas pessoais como empresariais.

Para isso, basta instalar a extensão da ferramenta no PC ou usar o plugin do recurso no app do Gmail para celulares. Veja mais detalhes a seguir.

Como saber se um e-mail foi lido no Gmail pelo PC

O modo mais prático para confirmar o recebimento de e-mails enviados via Gmail é usando a ferramenta Mailsuite, conforme as seguintes instruções.

1. Acesse o site do Mailsuite

Acesse o site do Mailsuite usando o Google Chrome e clique em “Install on Gmail”. Quando o navegador abrir a Chrome Web Store, clique em “Usar no Chrome” ou “Add to Chrome”.

Acesse o site do Mailsuite / Mailtrack (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Instale a extensão do Mailsuite no Google Chrome

Clique em “Adicionar extensão” quando o Google Chrome perguntar se você quer fazer isso. A extensão ainda poderá ter o nome antigo, Mailtrack.

Instale a extensão do Mailsuite /Mailtrack no Google Chrome (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Conecte a sua conta do Gmail ao Mailsuite

Clique em “Conectar com Google ” ou em “Connect with Google” na página que surgir após a extensão ser instalada. O procedimento conecta a sua conta do Gmail ao Mailsuite.

Conecte a sua conta do Gmail ao Mailsuite / Mailtrack (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Se a página de conexão não for exibida automaticamente, abra o Gmail no Chrome e clique em “Ativar” ou “Enable”.

Clique em Ativar ou Enable no Gmail para habilitar o Mailsuite  (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Selecione uma conta no Gmail para conectar ao Mailsuite

Escolha uma conta do Gmail para adicionar ao Mailsuite (antigo Mailtrack). Em seguida, clique em “Continuar”. Finalize o procedimento clicando em “Permitir” para a extensão ter acesso à sua conta de e-mail.

Selecione uma conta no Gmail para conectar ao Mailsuite / Mailtrack (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

5. Escolha o plano gratuito do Mailsuite

Na tela seguinte, escolha o plano “Free” do Mailsuite que é suficiente para você saber se um e-mail foi lido no Gmail. Ou escolha um dos planos pagos se você quiser mais recursos, como rastreamento de cliques em links nas mensagens.

Escolha o plano gratuito do Mailsuite / Mailtrack (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

6. Use o Mailsuite para saber se o e-mail foi visualizado

A partir de agora, os e-mails enviados via Gmail terão um selo do Mailsuite no rodapé. O seu computador poderá ainda exibir uma notificação quando cada mensagem for aberta pelo destinatário.

Você também pode acompanhar as mensagens indo na pasta “Enviados” ou “Sent”. Cada e-mail exibirá um ou dois sinais de visto na cor verde, que significam:

  • Um sinal verde: confirma o recebimento do e-mail pelo destinatário;
  • Dois sinais verdes: a pessoa recebeu e abriu o e-mail. Passe o cursor do mouse sobre o sinal para saber a hora ou data em que a mensagem foi lida.
Use o Mailsuite / Mailtrack para saber se o e-mail foi visualizado (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como saber se um e-mail foi lido no Gmail pelo celular

Saber se um e-mail foi lido no Gmail para celular requer a instalação de um plugin na sua conta e de uma extensão do Mailsuite (antigo Mailtrack) no Google Chrome. O passo a passo é descrito a seguir.

1. Acesse a página do Mailsuite no Google Workspace

Abra a página do plugin do Mailsuite para Gmail no Google Workspace Marketplace via Chrome para desktop. É preciso fazer login em sua conta Google, caso você não esteja autenticado no serviço.

Acesse a página do Mailsuite / Mailtrack no Google Workspace (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Instale o plugin do Mailsuite para Gmail

Clique no botão “Instalar” e selecione a conta no Gmail a receber o plugin do Mailsuite. Finalize clicando em “Continuar” e em “Permitir” para que a ferramenta tenha acesso à sua conta.

Instale o plugin do Mailsuite / Mailtrack para Gmail (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Instale a extensão do Mailsuite no Google Chrome, se a ferramenta solicitar

Instale a extensão do Mailsuite no Google Chrome, caso não tenha feito isso ainda.

Instale a extensão do Mailsuite / Mailtrack no Google Chrome (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Ative o Mailsuite ao escrever no Gmail para celular

Abra o aplicativo do Gmail para Android ou iOS. Escreva um e-mail ou responda a uma mensagem recebida. Toque no ícone de três pontos do e-mail e vá em “Inserir de Mailtrack” e em “Track Mail”. Escreva a mensagem e a envie.

Ative o Mailsuite / Mailtrack ao escrever no Gmail para celular (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

5. Vá em “Enviados” no Gmail para saber se o e-mail foi lido

Para saber pelo celular se o e-mail foi entregue, toque no ícone com símbolo de três traços do Gmail para Android ou iPhone. Abra a opção “Enviados” ou “Sent” no menu que surgir. Os e-mails rastreados terão um ou dois sinais de visto, indicando:

  • Um sinal de visto: o e-mail foi entregue ao destinatário;
  • Dois sinais de vistos: o e-mail foi entregue e aberto pelo destinatário.
Vá em "Enviados" no Gmail para saber se o e-mail foi lido (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como saber se um e-mail foi lido no Outlook pelo PC

O Mailsuite (antigo Mailtrack) também tem uma extensão para Google Chrome ou Microsoft Edge que permite saber se o e-mail foi lido no Outlook ou Hotmail. As orientações são dadas a seguir.

1. Entre no site do Mailsuite

Acesse o site do Mailsuite e, na página inicial, clique em “Install on Outlook”. Uma página no Microsoft AppSource será aberta para instalação do rastreador de e-mail. Clique em “Obter agora” ou em “Get it now”.

Entre no site do Mailsuite / Mailtrack (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Instale o plugin do Mailsuite a partir do Microsoft AppSource

Na tela seguinte, informe seu e-mail e clique em “Sign in”. Preencha o formulário que surgir informando pelo menos os dados obrigatórios, como nome e país de residência. Clique em “Obter agora” ou em “Get it now”.

Instale o plugin do Mailsuite / Mailtrack a partir do Microsoft AppSource (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Ative o Mailsuite em sua conta no Outlook

A página do Outlook ou Hotmail será aberta com uma tela do Mailsuite (antigo Mailtrack) por cima. Clique em “Adicionar” ou “Add”. Isso fará o rastreador ser integrado à sua conta de e-mail.

Ative o Mailsuite / Mailtrack em sua conta no Outlook (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Envie e-mails com o Mailsuite no Outlook

Ao enviar e-mails via Outlook ou Hotmail, clique no botão do Mailsuite para ativar o rastreamento, se o recurso ainda não estiver habilitado.

Envie e-mails com o Mailsuite / Mailtrack no Outlook (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Acesse a pasta de itens enviados do Outlook para saber se o e-mail foi recebido ou lido pelo destinatário de acordo com o seguinte:

  • Um sinal de visto no e-mail: a mensagem foi entregue ao destinatário;
  • Dois sinais de vistos no e-mail: a mensagem foi entregue e aberta pelo destinatário.

O Outlook para celular permite saber se um e-mail foi lido?

O Outlook para Android ou iOS não permite a integração de ferramentas que confirmam o recebimento e a abertura de e-mails enviados, tampouco oferece um recurso nativo para isso.

É possível saber de forma nativa no Gmail se a pessoa leu meu e-mail?

Sim, mas só é possível ativar a confirmação de leitura no Gmail se a sua conta no serviço estiver em um plano do Google Workspace para uso corporativo ou educacional. O recurso precisa ainda ser habilitado pelo administrador da assinatura. A confirmação de leitura não está disponível no Gmail para uso pessoal.

Dá para confirmar o recebimento de um e-mail pelo Gmail?

Sim, mas só é possível solicitar confirmação de leitura no Gmail se a sua conta pertencer a um plano do Google Workspace para organizações ou uso educacional. Mesmo nesses casos, a ferramenta deve ser ativada pelo administrador do plano para funcionar em sua conta. O recurso não funciona em contas gratuitas do Gmail.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Gmail na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados