A SpaceX está acostumada a transportar carga até o espaço, mas seu lançamento mais recente teve algo de especial. Ela está dando os primeiros passos para cobrir a órbita da Terra com satélites de internet rápida e com baixa latência.

O foguete Falcon 9 foi lançado a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia. Ele levou dois satélites experimentais de órbita não-geoestacionária, apelidados Tintin-A e Tintin-B (também conhecidos como Microsat-2A e Microsat-2B).

Eles serão usados na primeira fase de testes para criar a Starlink, uma rede global de internet via satélite. Segundo Elon Musk, o Tintin-A e o Tintin-B foram ativados e estão se comunicando com bases terrestres.

A SpaceX planeja ter 4.425 satélites até 2024, fornecendo conexões de até 1 Gb/s com latência de até 25 milissegundos. O custo previsto para essa rede de satélites é de US$ 10 bilhões.

Elon Musk planeja utilizá-la como uma fonte adicional de receita para a SpaceX, para financiar projetos como futuras missões a Marte.

O foguete Falcon 9 também levou o PAZ, um satélite de observação de radar com mais de 1 tonelada. Ele consegue gerar imagens de alta resolução da superfície da Terra, mesmo com nuvens cobrindo o solo; e pertence ao governo da Espanha.

O lançamento estava previsto inicialmente para o último sábado (17), mas a SpaceX queria testar a carenagem que protegeria o satélite PAZ. Ele foi reagendado para a quarta-feira (21) mas, devido a ventos fortes, só ocorreu nesta quinta (22) de manhã.

Pela primeira vez, a SpaceX tentou recuperar uma das carenagens que protegia a carga levada no foguete. A peça custa cerca de US$ 6 milhões, então seria interessante reutilizá-la no futuro.

A carenagem se separa do foguete cerca de três minutos após o lançamento, e pode ser guiada pela SpaceX até uma base no oceano. No entanto, ela cai do espaço “a cerca de oito vezes a velocidade do som”, segundo Musk.

A peça despencou no oceano “a algumas centenas de metros” do navio que iria recuperá-la, e aparentemente não sofreu danos.

Com informações: Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Santos

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse Fabio ai é uma lorotinha kkkk. Fábio, vai jogar Minecraft é a sua cara kkkk

doorspaulo

Eu ri do oligofrênico.
Nem compensa discutir, vai que nosso amiguinho tem um cromossomo a mais?

Zé das Covi

Daqui a pouco ele vai tentar recuperar o combustível gasto através da decomposição dos gases gerados pelos motores ou sei lá oq

Bruno

Não vejo a hora dessa internet estar disponível mundialmente. Seria um sonho ficar livre da Telefonica, Net e demais empresas de telefonia/banda larga.

Fabio

Pra você ver que não se fazem advogados como antigamente.

Primeiro você diz que "Mimimi volta para os comentários do uol..." é choro, ai depois você perde argumento e me chama de funkeiro.

"Grandes avanços na tecnologia, ciência, medicina e outras áreas não estão ao alcance das massas seu oligofrênico." - Nunca soube de grandes avanços nessas áreas que tenham entrado no ranking de empresas mais inovadoras.

Negativo, Apple revolucionou todo o mercado de telefonia móvel, quer voce queira, ou não. Independente de ser uma marca popular, ela criou tecnologia que fez surgir centenas de outras empresas, inclusive empresas que trabalham com aplicativos de celular, graças a invenção da apple. Quanto a Netflix, você sabe que foi o primeiro serviço de streaming pago né? Que depois dela que veio todo o resto, como spotify, por exemplo. Isso, meu amigo, é ser inovador. É criar uma coisa que abre portas para centenas de oportunidades derivadas.
Você está reclamando que o ranking estipulado por uma serie de editores aleatórios coloque uma empresa focada em tecnologia aeroespacial como mais inovadora do mundo.

Meu texto está correto e foi extraído direto do site dos "donos do ranking". Qualquer um, até mesmo funkeiro, consegue ir lá e saber como eles definem o ranking, dá um google, você é fluente em inglês, não terá problemas.

Favor colocar o nome do seu escritório, só pra quem ta acompanhando não correr o risco de entrar nele sem querer.

E pra finalizar, eu espero que seu escritório não utilize nenhum produto da apple, nem serviço de steaming. Por outro lado, espero que você sente em uma poltrona igual a que a spaceX usa nos foguetes.

Dorme bem! E bate com a bunda no chão novinha.

Fabio

Hahaha
Não tenho argumentos satisfatórios?! hahahah
Você deve ta muito virado nas droga mano, ou não sabe ingles pra traduzir o que postei?

O ranking da parada é definido com base em votação das empresas que mais impactaram o mundo, gerando novos negócios e aprimoramentos na industria como um todo.

Meu unico choro é de desespero em como você não entende que apple/netflix impactaram/impactam a vida das pessoas/empresas muito mais do que a SpaceX, pelo menos na atualidade.

Ninguém conhece SpaceX se comparado a Apple e Netflix. Acho que você que tá precisando de visão de mundo e COM CERTEZA de negócios, a menos que você trabalhe numa empresa que usa tecnologia aeroespacial, acho que a SpaceX não teve muito impacto né? Mas aposto que seu chefe comprou o iPad pro novo pra "ajudar na produtividade", ou usou qualquer serviço de streaming nos últimos meses.

Você parece criança birrenta, vai tomar seu leite e dormir pra ver se acalma.

Lucas

Está na hora de alguém avisar a Kingsman hahahahahaha

Fabio

Hahaha.

Cara, você ta comparando coisas absurdas. De proporções completamente diferentes. Ao contrário do meu comentário, comentarios como o seu eu vejo todo dia nas matérias do UOL/G1.
Apple não inventou um celular, só pra deixar claro. Mas não vou nem entrar nos detalhes.

Aqui como eles selecionam o ranking de empresas inovadoras:
More than three dozen Fast Company editors, reporters, and contributors surveyed thousands of companies (many identified through a new, public submission process) across 36 categories. Their mandate: Identify the most notable innovations of the year, and trace their impact on businesses, industries, and the larger culture.

Não vou nem traduzir por que o mínimo que eu espero é que você consiga fazer isso sozinho.

Você acha mesmo que a spaceX fez as invenções mais notaveis, com impacto em negócios, industrias e cultura? Pelo amor de deus, ninguém nem sabe que porra é spaceX. O mundo todo usa apple/netflix, além destes terem contribuido significativamente pra centenas de novos negocios.

Volta lá pros comentários da UOL que você encontra sua tchurma.

Abraços

Fabio

O ranking é de empresas inovadoras, por favor me aponte quais foram as inovações da empresa? Foguetes já existem há alguns bons anos, satélites também, expedições ao espaço também. Ela juntou isso num pacote e você quer falar que é mais inovador do que a apple ou netflix, que realmente criaram produtos nunca antes vistos? O ranking está certíssimo... não acho que internet via satélite inovador, acho ousado, mas inovador? Nah...

Ricardo - Vaz Lobo

Se, no início da corrida espacial, tivesse um Musk, hoje estaríamos falando de botar um Uber pra Titã e Marte seria uma Ubatuba planetária.

Programador Front-End

Cara um foguete de 70 metros de altura que leva até 13 toneladas de carga não é pouca coisa não. A única coisa que a SpaceX não é forte no mercado é transporte de pessoas pra estação internacional. Ai os russos estão fazendo mais de 90% do serviço. Uma dica: da uma acompanhada no Space Flight Now que você vai ver junto com os chineses/indianos e a Ariane Space a SpaceX é uma gigante da astronautica.

Trovalds

De grande porte. Foguetes pequenos com cargas pequenas de fato ela lançou vários. O que de fato levou a SpaceX a outro nível foi o que lançou o Roadster ao espaço.

Programador Front-End

Cara, só ano passado a SpaceX lançou 18 foguetes comerciais. Isso é mais que muitos países lançaram de foguetes em toda sua história. Ela tem um custo benefício tão eficiente que consegue concorrer com os foguetes chineses.

Programador Front-End

Aguardando terraplanistas usarem a internet de satélites da spaceX para divulgar que a terra é plana.

Trovalds

Mas nenhum pra escrito. Então esse tom que você afirma que eu dei à minha conversa é uma interpretação sua.

Exibir mais comentários