Início » Computador » Intel vai colocar 5G nos notebooks em 2019

Intel vai colocar 5G nos notebooks em 2019

Paulo Higa Por

Não é só a Qualcomm que está apostando em conexão sempre ativa nos notebooks com Windows: a Intel anunciou nesta quinta-feira (22) que os modems da série XMM 8000 permitirão navegar na internet por meio de redes 5G em computadores lançados a partir do segundo semestre de 2019.

Os modems da série XMM 8000 foram anunciados em 2017. Ainda não temos muitos detalhes (mesmo porque a primeira especificação oficial do 5G foi publicada há apenas dois meses), mas sabemos que o XMM 8060 será compatível com redes 2G, 3G (incluindo CDMA), 4G e 5G, alcançando “velocidade de gigabits”.

No caso dos notebooks, o modem 5G da Intel pode permitir a mesma rapidez de uma rede Wi-Fi em qualquer lugar, dependendo do humor da sua operadora. A expectativa é termos velocidades individuais mínimas de 100 Mb/s de download e 50 Mb/s de upload e latência até a torre de apenas 4 milissegundos (o LTE determina 20 ms).

https://www.youtube.com/watch?v=iMvdBb1r9gA

A Intel diz que o 5G em PCs permitiria “imersão em realidade virtual sem fios em qualquer lugar do mundo”, “baixar um arquivo de 250 MB no estacionamento em segundos” ou “participar de um jogo multiplayer enquanto você vai para a aula a bordo de um carro autônomo”.

Os primeiros notebooks com o modem 5G da Intel serão da Dell, HP, Lenovo e Microsoft; eles chegarão ao mercado no segundo semestre de 2019. Ainda assim, a própria Intel diz que as redes de quinta geração só devem decolar em 2020.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ednei P. de Melo

O que acho (muito) errado nessas operadores é oferecerem pacotes de dados ao invés de velocidade de conexão. Se por exemplo, existissem planos básicos 512 Kbps, intermediários de 1 Mbps e avançados a partir de 2 Mbps (ainda que mantesse o odiado pacote de dados e limitasse a conexão a 257 Kbps ao invés de cortar), haveria uma maior qualidade da experiência de uso por parte dos usuários, estabilizando a velocidade como um todo...

SiouxBR

Obrigado, Jacob!

jacob

1 - Não.
2 - Sim.

Zé das Covi

né, ontem fui inventar de rotear o meu 4g pro meu pc e fui surpreendido com 19kbps de taxa de transferência, algumas horas depois essa mesma conexão estava com 5mb/s ...

Trovalds

Quanto à produtividade, concordo plenamente. Tanto que nunca consegui trocar desktop por notebook.

SiouxBR

Pergunta de quem é ignorante no assunto: esse modem substitui a necessidade de usar um chip da operadora? Em caso negativo, os notebooks vão vir com slot para o SIM Card?

Gabriel Antonio

efeito always on pc

Diario Técnico

Celular/tablet nunca terá a mesma produtividade de um computador (nunca).

Ednei P. de Melo

"No caso dos notebooks, o modem 5G da Intel pode permitir a mesma rapidez de uma rede Wi-Fi em qualquer lugar, dependendo do humor da sua operadora." -- Sem comentários... &;-D

Trovalds

Será que isso vai vingar? Com o mercado cada vez mais convergindo pra portabilidade (celulares, tablets) ainda se pensa no "notebook do futuro"? Ou a Intel tem planos pra processadores ultra-low-voltage com autonomia suficiente e que possa ser portátil o suficiente pra fazer frente à convergência concorrendo com ela?