Início » Gadgets » Tecnocast 083 - Quem precisa de um smartwatch?

Tecnocast 083 - Quem precisa de um smartwatch?

Paulo Higa Por

As grandes empresas de tecnologia estão lançando smartwatches há anos. Mas o Android Wear, maior sistema operacional de smartphones, ainda não emplacou nos wearables. O Apple Watch, embora esteja batendo recordes de vendas, não chega nem perto de ser a galinha dos ovos de ouro que é o iPhone. E a Samsung, principal fabricante de smartphones, não lançou nada de sucesso no segmento até hoje.

Mas afinal, quem precisa de um smartwatch? Por que o Android Wear não emplacou até agora? E para que serve um gadget tecnológico no pulso? Dá o play que a gente discute tudo em uma hora:

Participantes

Links citados no podcast

Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

Tecnocast é editado por Paulo Barba.

Arte da Capa

Arte da capa por Ilustrata.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cristina Nascimento
Gearbest já foi boa. Eu ein..Eu comprei o meu Bip no AliExpress, chegou em um mês, tou amando. Comprei pulseiras, cases e películas tb.
Marco Antonio
Comprei e a maior dor de cabeça com o GearBest, venderem e depois disseram que não tinham em estoque e que chegaria em 10 dias, depois de 10 dias disseram que não enviaram mais para o brasil, depois disseram que não tinha em estoque e quando pedi o reembolso disseram que está embalado pra envio ... nor can do.
Cristina Nascimento
Oi, e aí, comprou o Bip? Se sim, tá gostando?
Tiago Aguiar Moreira
Trocar a detecção de câncer de um smartwatch pelo controle de música é como chegar pra comprar um cigarro, pegar a caixinha que tem o aviso de câncer e pedir pra "trocar" pelo de impotência sexual haha. Ou como decidir não ir no médico. Muita gente diz que se o médico não diagnosticar, logo não tem nada. Você só não sabe que se tem algo, não quer dizer que não tenha rs. Não faz sentido rs. Dessa forma você vai estar mentindo pra você mesmo.
Fernando Monteiro
Ei, tecnocast está disponível no Deezer também
Gaius Baltar
Será em Junho de 2018. https://tecnoblog.net/23307...
Bill Gates
Isso é que eu não entendo. Eu continuo com o meu pebble ate hoje, as notificações , as whatch faces, tudo funciona bem .
Gaius Baltar
Porque a Fitbit desligou os servidores e o smartwatch virou só um "watch". 😄
Gaius Baltar
Isso vai de cada um. No meu caso o Apple Watch tem sido bastante útil, tanto nas funções que todo smartwatch faz, como notificações, monitoramento de sinais vitais ou de sono, acompanhamento de atividades físicas, timer, etc. quanto por sua integração no iOS, possível apenas a dispositivos Apple. Muitos aparelhos que testei, incluindo o Amazfit, são muito bons no básico, mas falta um grau de integração com o sistema que só o Apple Watch pode ter.
Gaius Baltar
Acho que faltou ao cast alguém que usasse full-time o Apple Watch, que é disparado o aparelho que mais vende. O Matheus utiliza só no trabalho e Mobilon ainda não tinha o seu. Fica difícil quem não utiliza fica difícil avaliar, a não ser que o cara seja hater, como era o caso do convidado. É o famoso "não vi mas não gostei".Muitas das funções presentes nos smartwatches citados estão presentes no Apple Watch, e algumas tidas como "em falta" no Android Wear existem no relógio da Apple.No meu caso uso para muitas coisas entre elas monitoramento de natação, de sono, de sinais vitais e para todas as outras funções de um smartwatch. Um fato interessante é que dia desses vendo um Barcelona x Chelsea o relógio me avisou que meu batimento cardíaco em repouso estava muito alto. 😄
André Luís
KD o link do tal do "a+ fitbit" da tal da "uami" que ele fala no final?
IAmYourFather-Your Mom Likes
Tenho um Amazfit Pace.Uma solução barata e com boa duração de bateria. A tela fica acessa o tempo todo.Grava batimentos cardíacos o tempo todo, monitora o sono e tem gps para esportes como corrida e bicicleta.Sobre beleza, acho o Apple Watch bem feio em comparação com o Amazfit Pace, pra mim o sucesso é que muita gente compra e acaba gostando do funcionamento, como disseram no cast e acaba fazendo propaganda.
Geraldo Lopes
Nem sabia que existia essa palavra... achava que era zoação.
Ani
Uau agora existe uma nova em S.W.A.T. Under Siege : POPCORNNETFLIX.BLOGSPOT.COM
Carlos Eduardo Bertozzi
https://uploads.disquscdn.c...Segue foto do Nokia com a tela acesa ( apenas por alguns segundos ).
Carlos Eduardo Bertozzi
OláTenho um Nokia HR steel que ninguém conhece. Ele eh um modelo melhorado da marca WiThings ( ou algo parecido) e foi o melhor smartwatch que tive, sempre pareado com iPhone. Já tentei Apple Watch ( carregar todo dia não da), modelos genéricos baratos e um Huawei que pifou ( não carrega a bateria por bug the software).Este relógio tem bateria de 4 semanas, recarregavel em 3 horas, a prova de água, mede seus batimentos a cada 10 minutos, seus passos, faz acompanhamento e análise de sono com batimentos cardíacos, mostra mensagens e alertas ( título ou remetente apenas) e parece um relógio analógico.Ha ótima interface com iPhone, no melhor estilo gráfico Nokia.E ainda tem um ponteiro mecânico que diz quanto de sua meta de andar você já atingiu.Para mim, o melhor relógio que há, por apenas 200USD.Recomendadíssimo!B
Alexandre Araújo
não desanime, não. É um smart muito bom. Só precisa lembrar de colocar pra carregar sempre na hora do banho pra poder dormir com ele, caso queira monitorar o sono, tb.
Alexandre Araújo
Realmente SmartWatch é um produto muito de nicho... Cada um pode querer uma função que, para ele justifica a compra, assim como o Barba fala no podcast que gosta do controle das músicas no pulso, para quem pratica esporte, no meu caso ciclismo e corrida, é necessário rodar no relógio os App desse segmento. A Samsung amarra você nos apps dela e, por exemplo, não roda o Strava (rede social onde você registra e compartilha suas atividades). Isso para mim, já inutiliza os relógios da Samsung. O Apple Watch já roda, mas só funciona com um iPhone, que no meu caso não valia a pena pagar pelo upgrade no atual momento (já tive um iPhone 6 Plus). Em resumo, hoje tenho um Note8, mas não vejo smartwatch Android que possa atender a minha demanda de executar o Strava na tela do relógio, com uma boa durabilidade, em parceria com o smartphone.
@bmatteelli
Estou usando a Mi Band 2 da Xiaomi a pouco mais de 3 meses. Ainda não a deixo controlar a minha vida, mas ela já mostra claramente que preciso cuidar mais da minha saúde e melhorar a minha rotina de exercícios. Por ser muito leve, posso dormir com ela sem problemas e a bateria é incrível: com "tudo" ativado [meu celular é iOS
Matheus Gonçalves
Fui eu. Mas oh, a palavra que eu quis dizer é mesmo FAZÍVEL.Não sei o porquê dela ter te incomodado, uma vez que ela faz parte da nossa língua portuguesa.1. http://michaelis.uol.com.br...2. https://www.dicio.com.br/fa...3. https://www.infopedia.pt/di...
Blacksete
Cada comentário durante o POD caraca ...
Naum Tenho
Relogio q eu quero é um bulova pq acho mto bonito, mas é o mesmo preço do Gear S3. To na duvida.
Rafael Sá Jacques
PS: O Barba foi uma ótima aquisição para o podcast.
Rafael Sá Jacques
Uso uma Miband 2, pensando em trocar agora para a Amazfit Bip, as principais vantagens que vejo são: a duração da bateria (em torno de 20 dias), monitor de sono e despertador.
Touche Alfredo Ilovatte Jr.
Uso a Mi Band 2... Ela é confortável o bastante para dormir com ela e monitorar o sono... Mas eu fiz isso por 1 mês, dps achei desnecessário... Configurei ela para notificar msgs de WhatsApp da minha esposa, pais e do grupo do trabalho, isso eu acho legal... Ela notifica e escreve o none de quem me liga, isso é bom pq posso atender com os fones sem tirar o telefone do bolso... A bateria dura absurdamente e ela tem a killer feature de mostrar a hora! Isso tb é excelente...
Maicon Bruisma
A culpa é de todos. A Qualcomm não lança um chipset com litografia menor e com avanços como ESim, a Google parece que não se importa com o Wear, ai as fabricantes lançam aparelhos com o android 8 full para uma tela minúscula, não otimizam e fica uma merda.Eu uso uma Mi Band 2, usei um Pebble e quero uma Amazfit Bep, pq sei que funciona, os outros alem de caros não são tão bons
Babby
assista The Hatred on-line rapidamente e todas as legendas em idiomas completos: POPCORNNETFLIX.BLOGSPOT.COM
Luiz Augusto Silva
Alguém disse "fazível", o termo mais apropriado seria "factível" !!Eu usava uma miband justamente pra me acordar, porque tenho insônia e pra acordar de manhã ela te desperta durante o sono leve, com o recurso de guardar histórico do sono, mas o carregador (ou ela propria) parou de funcionar... Hoje tenho um Apple Watch, ganhei da esposa, uso basicamente com notificação, atendi 1x ligação com ele, mas gosto do recurso de controlar o Spotify pra passar música e aumentar o volume e uso o timer no trabalho, embora tenha no celular o timer, no pulso é mais fácil de acompanhar quanto tempo falta e não preciso me preocupar em tirar nada do bolso pra silenciar quando o tempo do timer acaba...
felipecn
Sobre a bateria do Gear S3 ser melhor que os smartwatches Android Wear, eu acho que nem é só pelo software: Os smartwatches Android usam o Snapdragon Wear feito em 28nm, enquanto o Gear S3 Frontier tem um Exynos feito em 14nm. Isso faz uma boa diferença pra bateria e entra no assunto que a Qualcomm tem culpa nisso.Olhando o mercado hoje, acho que a única chance de um Android Wear interessante sair é se uma fabricante usar o mesmo Exynos que a Samsung tem usado no Gear S3. A dúvida é se ela está disposta a vender (ou até se consegue produzir em quantidade adequada) esses processadores.E acho que o killer feature dos smartwatches serão os recursos de saúde. Estou usando um Apple Watch há alguns meses e acho bem útil ele avisar quando os batimentos cardíacos sobem muito quando você não está se exercitando. Aconteceu comigo algumas vezes enquanto eu dormia (uso o AutoSleep no celular e durmo com o relógio para monitorar o sono) e isso encoraja a procurar ajuda médica, nem que seja só para exames de rotina (que geralmente acabam sempre adiados e adiados...)Mas sinto falta de relógios mais simples que tenham sensor de batimentos cardíacos. Queria algo como um Nokia Steel HR para meus pais, justamente por achar que o sensor de batimentos seja útil, mas é difícil comprar um relógio sem vê-lo antes e ter ideia se estilo/tamanho ficam bem.E o aparente desinteresse da Nokia na divisão de saúde só complica mais a situação.
Bill Gates
Gostei muito desse episódio. Uma pergunta para aqueles que adoraram ter um pebble: porque não usam ainda o pebble ?
Baidu feat MC Brinquedo
Lembro quando meu chefe (numa empresa de tecnologia, rodeado de pessoas "entendidas de tecnologia") chegou com um Apple Watch:- Segundo o meu novo relógio, ontem eu entrei em sono profundo a x horas da noite;- Nossa, ontem eu caminhei x mil passos;- Nunca tinha reparado (óbvio!), mas minha média cardíaca é de x batimentos por segundos.É óbvio que o povo ao redor fazia piada nas costas do cara, afinal todo mundo sabe que o relógio inteligente nada mais é do que a solução de um problema que não existe.E nem era inveja, pois todo mundo recebia um bom salário, mas nem por isso saia torrando em iCoisas.
Jhon
Tenho um Apple Watch há quase dois anos e não é algo indispensável, mas a experiência de uso com ele é totalmente diferente.Uso pra notificações, alarmes, controlar a música do iPhone, como lanterna de noite e pra desbloquear o Mac (isso é sensacional, nunca mais precisei digitar a senha). São coisas bestas, mas que mudam totalmente o seu uso no dia a dia.
Victor Da Silva Rodrigues
Peguei meu primeiro smarwatch este ano, é um Ticwatch E, tive que importar, convertendo em real paguei em torno de R$480 e até que estou gostando. Pena que ainda tem poucos apps ara ele interessante, mas no meu dia a dia tem me atendido super bem. Saio de casa 07:40 de casa com ele com 100% e chego em casa de noite 20:00 com 20 a 40% de bateria depende do dia. Ele está no Android 2.8.0.182823779 e tô no aguardo da att. pro Android N.
Tiago Lima
Essa semana estive procurando por um smartwatch/smartband que possuísse um medidor de pressão. Alguém sabe de algum modelo em específico?
 david
é cara, acho que estamos na mesma, eu curto muito tecnologia os preços Brasileiros são absurdos porém é o que a gente gosta, fazer o que né.
Luís Henrique Brock
Tô na mesma situação. Pedi para que um primo me trouxesse dos EUA. Acredito que eu vá usar muito. Mas meu perfil de usuário, como eles falaram no Tecnoblog, é de early adopter e nerd. hehehe
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
A resposta é NINGUÉM.
Marco Antonio
Amazfit Bip, estou pensando em comprar pelo mesmo motivo, ando muito de moto e ajuda bastante!
Gertrudes, a Lhama Morta
A Mi Band tem uma função bem útil pra mim. Quando estou na rua e alguém me liga, eu sempre perdia a ligação por não ouvir/sentir a vibração. A Mi Band me avisa e eu não perco hahahAs outras notificações, na real, é meio inútil... To pensando em comprar aquele app que exibe o texto na Mi Band... Seria bacana enquanto dirige por exemplo, ou andando na rua, dá pra ver se vale a pena pegar o celular do bolso(já que em cidade grande ficar com celular na mão na rua é perigoso)
Ivan Borgatto
Falou tudo : é uma solução pra um problema que não existe. Uso minha MI Band pra avaliar meu sono. Gosto de pensar que serve pra alguma coisa além de me dizer as horas.
Diego F. Duarte
P ser bem honesto, pelo q já vi, nem no exterior isso "pegou". E mais uma solucao em busca de um problema q n existe, como mta coisa em TI e telecom.Comprei uma MI Band 2 como vc disse, e acaba q uso ela basicamente como relogio e no maximo um cardiograma pareado com um app de medicao. Tipo, o conceito e legal e tal, mas sei la... E meio "superfluo".
Raul Amoretti de Souza
Pelo jeito o Android Wear morreu mesmo! Já os Smartwatchs acho que vai ficar muito para esportistas e nerds. Hoje ele acaba ficando apenas como uma segunda tela para smartphones.
Raul Amoretti de Souza
To aqui com o meu moto 360. Ele é bem palha! O LCD ta com uma mancha de stuck pixeis. Gosto das notificações e quando corria, gostava de rodar o runkeeper nele. Estou de olho no Amazfit Pace 2. Mas o sistema é outro e estou com medo das integrações.
Bruno Amorim
Terra em que o Apple watch reina sozinho.
Ivan Borgatto
Na cabeça do brasileiro médio, creio que não tem cabimento um "wearable" custando uma ou duas vezes mais do que o próprio smartphone. Eu mesmo optei com uma i-band.
 david
Acabei de comprar o meu Apple Watch hoje, espero que vcs não me desanimem hahahahah