Google Chrome: “sua conexão não é particular”. O que fazer?

Veja como resolver esse aviso que o navegador mostra ao entrar em um site não seguro

Jean Prado
Por
• Atualizado há 11 meses

Acontece com todo mundo: às vezes, você entra em algum site e o Chrome mostra um aviso de que a sua conexão não é particular e que invasores podem estar tentando roubar suas informações. E agora, o que fazer?

Normalmente, você não precisa se preocupar — não necessariamente suas informações pessoais estão em perigo. Veja o que pode estar acontecendo:

  • O site tem um certificado de segurança inválido: quase sempre acontece do certificado de segurança do site, que é responsável por garantir que a conexão é criptografada, ser inválido, seja por estar desatualizado ou por não corresponder com o domínio do site;
  • Você precisa fazer login na rede: em redes públicas, pode ser que o Chrome bloqueie o acesso a um site com conexão criptografada (https) porque você ainda precisa fazer login na rede. Tente acessar um site como https://example.com para fazer login na rede.
  • Seu antivírus está atrapalhando o Chrome: pode ser que a proteção do antivírus esteja conflitando com a checagem do Chrome e marcando um site confiável como não seguro. Tente desativar seu antivírus e tentar acessar o site novamente;
  • Existe alguma extensão entrando no meio: outra possibilidade é que uma extensão esteja entrando no meio da conexão criptografada e o Chrome esteja bloqueando a conexão. Tente acessar o site em janela anônima. Se funcionar normalmente, desative a extensão conflitante;

O que fazer?

Tente fazer o que foi dito nesses três últimos itens — desativar o antivírus, fazer login na rede ou abrir o site em janela anônima. Se nenhuma dessas resolver, o problema não é com você, é com o site.

Uma dica: se você confia no site e não vai inserir nenhuma informação pessoal, pode clicar em Avançado e depois em Ir para [site] (não seguro) e o problema será resolvido.

Por exemplo, na imagem acima eu estava entrando no site 157.240.14.35, que é o endereço IP do Facebook antes de ser mascarado pelo DNS. O Chrome avisou que o certificado apresentado era diferente do endereço mas, na prática, iriam para o mesmo site.

Agora, se você não conhece o site, a história é bem diferente. Não vale a pena arriscar suas informações pessoais, como logins, senhas ou cartões de crédito — é com o proprietário do site de garantir melhor a segurança de seu domínio.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Chrome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados