Samsung anuncia Galaxy S9 e S9+ com câmera que muda abertura em fotos com pouca luz

Câmera traseira dos novos topos de linha da Samsung tem abertura que varia entre f/1,5 e f/2,4

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Direto de Barcelona — A Samsung anunciou neste domingo (25) o Galaxy S9 e o Galaxy S9+, os novos smartphones high-end da marca. Eles seguem o design dos antecessores, com tela curvada que domina a parte frontal, e trazem novos recursos, com destaque para uma câmera com lente de abertura variável, que se ajusta para tirar fotos em ambientes com pouca luz.

Em comum, o Galaxy S9 e o Galaxy S9+ têm processador octa-core Snapdragon 845 (nada de Exynos no Brasil), câmera frontal de 8 megapixels (f/1,7), 64, 128 ou 256 GB de armazenamento (com entrada para microSD de até 400 GB) e alto-falante duplo da AKG com Dolby Atmos. Nas conexões, os aparelhos trazem Bluetooth 5.0, Wi-Fi 802.11ac, 4G simultâneo nos dois chips e conector para fones de ouvido de 3,5 mm.

As diferenças ficam por conta da tela (5,8 polegadas no S9, 6,2 polegadas no S9+), quantidade de RAM (4 GB no S9, 6 GB no S9+), capacidade de bateria (3.000 mAh no S9, 3.500 mAh no S9+) e conjunto de câmeras (o S9+ tem uma câmera secundária na traseira para tirar fotos com zoom óptico).

A câmera traseira principal deve ser o principal chamariz. Ela possui um sensor de 12 megapixels, estabilização óptica de imagem e uma lente com duas aberturas: f/1,5 (maior) e f/2,4 (menor). A abertura maior pode ser utilizada em cenários noturnos, fazendo o sensor capturar 28% mais luz que o Galaxy S8, enquanto a menor fica para as fotos sob a luz do sol.

No caso do Galaxy S9+, há uma segunda câmera com lente teleobjetiva para tirar fotos de assuntos mais distantes, semelhante ao que a Samsung já havia apresentado no Galaxy Note 8. O sensor também possui resolução de 12 megapixels como a principal, mas a abertura da lente é fixa em f/2,4.

A Samsung também promete diminuir o ruído em condições de baixa iluminação em 30% em comparação com o antecessor, além de novidades na filmagem: os aparelhos filmam em 4K a 60 fps; possuem um modo de slow motion de 240 fps; e trazem um super slow motion, bem parecido com o da Sony, que atinge 960 fps, mas por apenas 0,2 segundo.

O software foi refinado. Agora baseado no Android 8.0 Oreo, ele traz o AR Emoji, que funciona como os Animojis da Apple; uma Bixby Vision mais inteligente, com tradução em tempo real, reconhecimento de comida e sugestões de pontos de interesse; e um modo DeX aprimorado, que permite transformar seu Galaxy S9 em desktop e utilizar o próprio aparelho como teclado e trackpad.

O Galaxy S9 e o Galaxy S9+ serão vendidos globalmente nas cores preto, cinza, azul e ultravioleta, a partir de 16 de março. A Samsung ainda não revelou o preço e a data de lançamento dos produtos no mercado brasileiro.

Eu já brinquei com o Galaxy S9 e o Galaxy S9+; confira as primeiras impressões.

Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Samsung.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados