Nostalgia funciona. Depois de fazer uma releitura do Nokia 3310, inclusive em versão com 4G, a HMD Global decidiu trazer de volta outro grande clássico da marca finlandesa: o 8110 que conquistou o mundo em 1999 ao aparecer em Matrix vai ser relançado. A confirmação foi dada no MWC 2018 junto com vários outros aparelhos Nokia.
A também finlandesa HMD detém os direitos para fabricar e distribuir celulares com a marca Nokia, vale relembrar. No ano passado, a companhia foi bastante feliz, pelo menos em termos de marketing, ao relançar o Nokia 3310 com tecnologias mais recentes e ajustes no design, mas sem se distanciar do visual da versão clássica.
O mesmo princípio foi seguido agora: o Nokia 8110 traz traços e recursos mais modernos, mas não deixa de remeter ao modelo clássico. Ele sairá de fábrica com tela TFT colorida de 2,4 polegadas e 320×240 pixels, processador dual-core Snapdragon 205 de 1,1 GHz, 512 MB de RAM, 4 GB de espaço interno para dados e câmera traseira de 2 megapixels com flash LED.
Na conectividade, o novo Nokia 8110 oferecerá recursos como 4G, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.1, porta micro-USB 2.0, GPS, rádio FM e um detalhe muito importante: conexão para fone de ouvido de 3,5 mm. A bateria, de 1.500 mAh, terá autonomia para até 25 dias em standby ou nove horas em chamada, de acordo com a HMD.
No design, o novo Nokia 8110 preserva aquela espécie de tampa deslizável que recobre o teclado numérico e mantém a curvatura que fez o modelo clássico ficar carinhosamente conhecido como “banana phone” — não por menos, a nova versão está sendo lançada com uma opção na cor amarela, além de outra no tradicional preto.
Como a tela não é sensível a toques, o teclado foi todo refeito para dar espaço aos botões de navegação. Apesar disso, as demais teclas, de numeração, parecem ter um bom tamanho. Não deve ser (muito) desconfortável usá-las, portanto.
Quanto ao sistema operacional, a HMD pôs no Nokia 8110 o KaiOS, um fork do Firefox OS com interface simples e um conjunto razoável de aplicativos baseados em HTML5. Calculadora, player de mídia, previsão do tempo, Google Maps, notícias, jogos (incluindo o obrigatório Snake), Facebook e Twitter são alguns exemplos de apps, embora o WhatsApp seja uma ausência notável.
O novo Nokia 8110 será lançado inicialmente na Europa, a partir de maio, com preço sugerido de € 79. Não há previsão de disponibilidade no Brasil.
Com informações: Ars Technica.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
nem parece que fazem 19 anos que passou matrix
As mesmas pessoas que digitavam usando T9 pra autocompletar... rolava ate digitar sem olhar pro celular, coisa que fica mais complicada em telas touch
aguardando o relançamento do telefone fixo com discador
"...embora o WhatsApp seja uma ausência notável." Mas quem consegue digitar com isso? haha
Massa ! :)
Essa nostalgia está indo longe demais...
sim!!!!!!!!!!!!!!
esperando o relançamento do N95
Sim mas não tem nada muito técnico :(
Aqui ó https://www.kaiostech.com/
Talvez a tela seja o principal fator limitante, mas poderiam lançar esses aparelhos retrôs com um hardware minimamente decente e Android Go. Seria uma ótima opção de celular secundário ou pra pessoas que não são tão familiarizadas com smartphones (por ex., idosos).
Esses aplicativos básicos que vem no sistema não devem ter suporte por um período muito longo, penso.
É. Fiquei interessado por esse KaiOS mas não tem quase nada sobre ele no site :T
O Disqus coloca na ordem de votação (primeiro os mais votados). Depois (e se tiverem vários com a mesma votação) coloca na ordem em que foi postado (os mais recentes primeiro)
Coleciono CD's, ainda leio livros e revistas de papel, prefiro comprar jogos físicos, mas tem coisas que não tenho o menor interesse em rebuscar. Este celular é um dos casos.
Parece que é um nome genérico que a HMD colocou no KaiOS :v
(link do Emerson logo abaixo, ou acima, não sei, o disqus fica mudando as posições)
"Operating system Smart Feature OS powered by KaiOS"
Ahhhh :v
Valeu
Smart Feature OS deve ser só um nome genérico pra qualquer SO que não seja Android.
https://www.nokia.com/en_in...
É só olhar a parte de especificações.
Os artigos por toda a internet falando do banana phone citam ele como rodando um "Smart Feature OS", e vocês aqui falam desse KaiOS.
Seriam os dois apenas nomes diferentes para um mesmo sistema ou alguém comeu mosca, pergunto portanto.
Por algum acaso, algum dos novos Nokias apareceram com a possibilidade de lançamento oficial por aqui?
Ate aonde foi notificado, que se tem a venda dos mesmos através de lojas online importadoras.