Nokia 8110

Nostalgia funciona. Depois de fazer uma releitura do Nokia 3310, inclusive em versão com 4G, a HMD Global decidiu trazer de volta outro grande clássico da marca finlandesa: o 8110 que conquistou o mundo em 1999 ao aparecer em Matrix vai ser relançado. A confirmação foi dada no MWC 2018 junto com vários outros aparelhos Nokia.

A também finlandesa HMD detém os direitos para fabricar e distribuir celulares com a marca Nokia, vale relembrar. No ano passado, a companhia foi bastante feliz, pelo menos em termos de marketing, ao relançar o Nokia 3310 com tecnologias mais recentes e ajustes no design, mas sem se distanciar do visual da versão clássica.

O mesmo princípio foi seguido agora: o Nokia 8110 traz traços e recursos mais modernos, mas não deixa de remeter ao modelo clássico. Ele sairá de fábrica com tela TFT colorida de 2,4 polegadas e 320×240 pixels, processador dual-core Snapdragon 205 de 1,1 GHz, 512 MB de RAM, 4 GB de espaço interno para dados e câmera traseira de 2 megapixels com flash LED.

Na conectividade, o novo Nokia 8110 oferecerá recursos como 4G, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.1, porta micro-USB 2.0, GPS, rádio FM e um detalhe muito importante: conexão para fone de ouvido de 3,5 mm. A bateria, de 1.500 mAh, terá autonomia para até 25 dias em standby ou nove horas em chamada, de acordo com a HMD.

No design, o novo Nokia 8110 preserva aquela espécie de tampa deslizável que recobre o teclado numérico e mantém a curvatura que fez o modelo clássico ficar carinhosamente conhecido como “banana phone” — não por menos, a nova versão está sendo lançada com uma opção na cor amarela, além de outra no tradicional preto.

O antigo Nokia 8110 (por Wikipedia)
O antigo Nokia 8110

Como a tela não é sensível a toques, o teclado foi todo refeito para dar espaço aos botões de navegação. Apesar disso, as demais teclas, de numeração, parecem ter um bom tamanho. Não deve ser (muito) desconfortável usá-las, portanto.

Quanto ao sistema operacional, a HMD pôs no Nokia 8110 o KaiOS, um fork do Firefox OS com interface simples e um conjunto razoável de aplicativos baseados em HTML5. Calculadora, player de mídia, previsão do tempo, Google Maps, notícias, jogos (incluindo o obrigatório Snake), Facebook e Twitter são alguns exemplos de apps, embora o WhatsApp seja uma ausência notável.

Nokia 8110

O novo Nokia 8110 será lançado inicialmente na Europa, a partir de maio, com preço sugerido de € 79. Não há previsão de disponibilidade no Brasil.

Com informações: Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados