Uber, Cabify e 99 estão em nova campanha contra o Projeto de Lei 5587/16. A Câmara dos Deputados deve discutir a pauta nesta terça-feira (27). No entendimento das empresas, as alterações propostas, se revisadas, poderão dificultar ou mesmo inviabilizar a modalidade de transporte individual via aplicativos no Brasil.

Uber - iPhone

O assunto já havia passado pelo crivo dos deputados, mas foi modificado pelo Senado em outubro de 2017 após intensa pressão de empresas de aplicativos, motoristas e até usuários. Os senadores acabaram vetando a regra que exigia que o motorista fosse dono do veículo, bem como aquela que obrigaria cada carro usado na modalidade a ter placa vermelha (usada para identificar veículos que fazem transporte remunerado).

Outra importante modificação foi a retirada da regra que dava ao município a atribuição de autorizar a realização da atividade. Foi mantido apenas o poder de fiscalização pelas prefeituras.

As mudanças no PLC 28/2017, como o projeto vinha sendo identificado no Senado, agradou aos serviços de aplicativos. Representantes do Uber, Cabify e 99 disseram na ocasião não serem contrários à regulamentação, mas defenderam regras modernas e, portanto, menos burocráticas.

Agora, com o assunto retornando à Câmara dos Deputados, existe o temor de que as propostas vetadas sejam trazidas à tona outra vez. As principais empresas do segmento uniram forças novamente para pressionar os deputados. O Cabify, por exemplo, promove a hashtag #EscolhaAMobilidade. Já a 99 criou a #TemLugarParaTodos. Mais agressivo, o Uber vem chamando o projeto de #LeiDoRetrocesso.

Obviamente, as hashtags foram criadas para o assunto ser difundido nas redes sociais, mas manifestações também estão sendo organizadas em várias cidades. As campanhas pedem ainda que motoristas e usuários enviem mensagens aos deputados solicitando a manutenção dos vetos definidos pelos senadores.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Claudio Seixas Seixas

Você e um sábio Uber e uma beleza só pro passageiro andava de ônibus agora fica cheio de marra com motorista que só está na Uber por extrema necessidade

Claudio Seixas Seixas

Só tem que aumentar preço da viagem

 david

Cara, pedir vc tá no seu direito eles fazerem é outra historia m, eu quero pagar 5 resistem todas as minhas viagem, eles aceitarem é outra ideia

Igor Figueiredo

Pedir para ela reajustar a taxa q cobra dos motoristas eh Ideia maluca?? Kkkkk
Qd ela aumentar da sua parte como passageiro aí tu vem sugerir a redução neh.. Eh um babaca msm..

Igor Figueiredo

Engraçado como tem pessoas nesse post fantasiam as coisas e criam personalidades em pessoas.. Eu nunca disse aqui q sou contra a uber, q quero acabar com a uber ou q estou ditando regras para uber.. Dei somente a minha opinião q depois desse PL q ela convocou os motoristas a fazerem, q ela tenha a msm consideração em nos ouvir qd falamos q a taxa q ela cobra está alta em comparação ao aumento da gasolina.. Pessoas como vcs querem explorar trabalhadores como nos.. Foda-se q a uber cobra uma taxa alta mas tenho certeza q essa taxa fosse cobrada do seu lado como passageiro tbm iria dar sua opinião de q a uber está explorando.. Sinceramente, nem vou perder mas tempo em responder mais ninguém nessa matéria pq são uma cambada de hipócritas e individualistas..

 david

Basta não utilizar, eu utilizo e nunca tive problema se começar a ter sou o primeiro a abandonar o barco

 david

Cria ao mano aí vc faz isso é cobra bem barato que eu vou me tornar seu cliente na hora

 david

Quem é injusticado é o cliente Zé mane não estou nem aí para o Uber basta ter outra empresa com serviço melhor que eu utilizo

 david

Vc é egoista sim e individualista ao extremo, vc quer prejudicar varias pessoas qu utilizam o serviço, quer pessoa mais egoista ué isso????

 david

Ahahahahhahah mano se não quiser não vai te garanto que tem um monte querendo para chorar bebezinho, bua bua

 david

O único individualista aqui é vc que quer que a empresa banque suas ideias malucas

 david

Acho que os dois

 david

Mano arruma outro emprego, eu já fiz isso varias vezes entrei na empresa não gostei arrumei outro emprego, vc chora muito. Isso que dá criar a leite com pêra e churrasquinho no final de semana

 david

Hahahahhaahahja, rindo muito,

 david

Filho se o Uber alimentar, ele vai perder clientes e eu como consumidor posso reclamar sim
Do serviço prestado, eu to pagando quero ser bem atendido

Exibir mais comentários