Direto de Barcelona — O Zenfone 5 foi o primeiro smartphone lançado pela Asus no mercado brasileiro, em meados de 2014. Três anos depois, o mesmo nome está de volta, mas em um produto bem diferente: o novo Zenfone 5 é um intermediário premium, com design de metal e vidro, câmera dupla e uma tela com chifres inspirados no iPhone X. Vamos conhecê-lo?

Em vídeo

Zenfone 5

De longe, o Zenfone 5 parece um iPhone X. Ele tem uma tela recortada na parte superior, uma câmera traseira com lentes dispostas na vertical e um acabamento em vidro, tudo como no smartphone da Apple.

Mas as semelhanças param por aí: o Zenfone 5 não leva a tela até embaixo, contando com uma moldura na parte inferior; a câmera dupla não dá zoom, é grande angular; e o software é bem diferente, com destaque para alguns recursos de inteligência artificial.

Começando pelo design, o Zenfone 5 é um bom exemplo de aproveitamento de espaço. A tela IPS de 6,2 polegadas tem resolução Full HD, proporção 19:9 e um belo contraste, com pretos bem profundos, dentro do limite tecnológico de um painel LCD. Como o display é mais alto que o de costume e ocupa 90% da parte frontal, o aparelho não fica tão largo nas mãos.

Os pontos negativos ficam por conta do ímã de impressões digitais na traseira de vidro, especialmente na versão prata; e do posicionamento do leitor biométrico. Primeiro porque ele fica na traseira, o que eu não gosto muito, já que dificulta desbloquear o aparelho quando ele está em cima da mesa; segundo porque fica lá em cima, então você precisa esticar um pouco o dedo para conseguir alcançá-lo.

O software do Zenfone 5 não é mais aquele software cheio de aplicativos inúteis pré-instalados, e ele traz uma série de recursos inteligentes. Para aumentar a vida útil da bateria, o aparelho recarrega até 80% durante a noite, e só leva a carga até 100% quando você estiver próximo de acordar, reduzindo o desgaste. E a câmera é equipada com um algoritmo de aprendizagem de máquina que ajusta as cores, o brilho e o contraste das fotos de acordo com as suas preferências pessoais.

Falando em câmeras, o Zenfone 5 tem uma frontal de 8 megapixels que também serve para desbloquear o aparelho com reconhecimento facial; e duas traseiras, sendo uma de 12 megapixels com lente de abertura f/1,8 e outra de 8 megapixels com lente grande angular. A Asus faz questão de destacar que o sensor de imagem é da Sony e que o software é capaz de identificar automaticamente o que está sendo fotografado para processar a fotografia da melhor forma possível.

Por dentro, ele tem processador Snapdragon 636, 4 ou 6 GB de RAM, 64 GB de armazenamento com possibilidade de expansão por microSD e bateria de 3.300 mAh. Desta vez, não temos uma versão com processador ligeiramente superior como no Zenfone 4, mas a Asus implementou um recurso de software que aumenta a velocidade do processador e promete um desempenho maior que o do Zenfone 4 com Snapdragon 660 gastando menos bateria.

Zenfone 5 Selfie (ou Lite)

Além do Zenfone 5, a Asus tem um modelo mais simples, chamado de Zenfone 5 Lite, mas é bem provável que esse nome não apareça no mercado brasileiro. Como ele possui câmera dupla na frente e na traseira, ou seja, tem quatro câmeras, o Zenfone 5 Lite deve ser batizado de Zenfone 5Q na Ásia e Zenfone 5 Selfie na América do Sul, incluindo o Brasil.

O Zenfone 5 Selfie é menos potente que o Zenfone 5, mas ainda tem um hardware que deve atender a maioria das pessoas. Ele chega com Snapdragon 430 ou 630, 3 ou 4 GB de RAM e 32 ou 64 GB de armazenamento, com possibilidade de expansão por microSD. O acabamento não deixa nada a desejar em relação ao modelo mais caro, com vidro na traseira e metal nas bordas.

A tela do Zenfone 5 Selfie tem 6 polegadas e resolução de 2160×1080 pixels. É um display um pouco menor que o do Zenfone 5, mas como o aproveitamento de tela é pior, ele fica um pouco mais grandinho na mão. Mesmo assim, a moldura em volta da tela é bem fina e, como o vidro é 2,5D, aquele que é levemente curvado nas laterais, ele é bem agradável de manusear.

Mas o destaque do Zenfone 5 Selfie, claro, são as quatro câmeras. E, pelo menos nos números, as câmeras frontais são melhores que as traseiras. Na frente, a Asus colocou um sensor de 20 megapixels com lente de abertura f/2,0; na traseira, tem um sensor de 16 megapixels com lente de abertura menor, de f/2,2. Tanto na frente quanto atrás, ele tem uma segunda câmera com lente grande angular para tirar fotos de selfies em grupo ou paisagens mais amplas.

Quando chega?

Tanto o Zenfone 5 quanto o Zenfone 5 Selfie não têm preço nem previsão de lançamento, mas a Asus já adiantou que eles só devem aparecer no mercado brasileiro no segundo semestre de 2018.

A Asus apresentou o Zenfone 5Z, que nada mais é do que um Zenfone 5 com processador mais potente, o Snapdragon 845, por um valor bem interessante de 479 euros, por isso, é claro que a gente espera preços bem agressivos para todos os modelos.

Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Samsung.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maybiane Mansano

comprei meu 5 Selfie no dia do lançamento e não me arrependi. Apple nunca mais.

Kalébe Dalamaria

Calma galera,"celular" é apenas "celular" se vc acha bonito ter um Asus tenha um Asus se preferir um iPhone tenha um iPhone,mas pare com esse negocio chamado "Teoria da pesquisa/moral" isso não convém a quem busca apenas ter um celular,qual a razão de criticar algo que não se tem?!

Hugo Siqueira

Sem falar que embora tenha as tendências (que é o que o mercado em massa quer comprar) os Asus têm uma identidade visual bem única, assim como os Xperias, só que com o pé bem mais no chão nos preços.

Luciano

Não teve cópia de nenhum iphone da Apple

A Apple foi apenas a primeira a trazer para o Brasil essa nova moda (tendência) do notch

Que aliáis a Apple não inventou o notch , apenas acompanhou a nova tendência ✌️

RauL

Esse povvo dos comentários só reclamam... Nunca nada ta bom... aff...
Se não gostou não compra essa PORRA!

Rob Oliveira

gsotei! ficou bonito. compraria! daqui uns meses todas vão ter igual. é como se falar que a asus copiou o sensor biometrico atras. copiou o botao de volume na lateral. o mundo é feito de copias, inspiraçoes. parece que antes da apple ja havia um assim.

Dioguinho

Chega a me dar agonia, tipo a sensação de um perfeccionista olhar uma peça fora do lugar, ou de um giz rangendo no quadro da escola.

zoiuduu .

um imita o iphone, outro imita o s8 hehe

Ani

Uau agora existe uma nova em Atomic Blonde : POPCORNNETFLIX.BLOGSPOT.COM

John Wilker

Estão dizendo muito na cópia do iphone X mas o primeiro telefone com entalhe na tela foi o essential phone! Opinar sem conhecer é coisa de Fanboy.
A questão é que o ZF5z é potente como qualquer outro top de linha e custará quase metade do preço de iphone..S9..

pedrowillyam

Esse nome Zenfone 5 tava me dando uma sensação de dèjá vu, eu tinha a certeza de que a Asus já tinha usado esse nome mas não conseguia lembrar, daí no vídeo o Higa falou que foi em 2014 e relembrei.

Matheus Siqueira Moreno

Quanto o Tim Cook disse que o iPhone X iria ditar o mercado de smartphone nos próximos anos, eu achei que ele tava louco. Mas ele estava é certo! hahaha - cade aquele marqueteiro da Asus que mete o pau no iPhone?

Don Ramón

Um é muito feio; o outro é totalmente genérico... Os Zenfone 3 e 4 são muito mais bonitos que isso aí! Tenho um Zenfone 3, mas a Asus que me desculpe: estes Zenfone 5 são incompráveis, não importa a especificação e o preço! Aliás, Zenfone ou ZiPhone?

Vsoco

Caramba. Agora também a Asus passou de promessa para decepção. Engraçado como as histórias dela e da Motorola são parecidas no Brasil.

(Embora o Higa já tivesse cantado a bola lá no melhores do ano de 2014...)

Lucas

Sendo bonito ou feio (cada um acha uma coisa), o notch é uma característica do iPhone X e a Apple faz questão de mostrar, é ele quem diferencia o iPhone X não só dos outros iPhones, mas de qualquer celular. Não acho feio copiar ou se "inspirar", mas a impressão que dá é que quem comprar vai estar andando com uma imitação do iPhone X e não um Zenfone da ASUS, por que essa característica é da Apple.

Parabéns à Samsumg, criou sua identidade e também está inspirando aparelhos por aí, mas nesse caso as cópias são mais discretas.

Exibir mais comentários