Zenfone 5 e Zenfone 5 Selfie: design familiar e câmeras duplas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 10 meses

Direto de Barcelona — O Zenfone 5 foi o primeiro smartphone lançado pela Asus no mercado brasileiro, em meados de 2014. Três anos depois, o mesmo nome está de volta, mas em um produto bem diferente: o novo Zenfone 5 é um intermediário premium, com design de metal e vidro, câmera dupla e uma tela com chifres inspirados no iPhone X. Vamos conhecê-lo?

Em vídeo

Zenfone 5

De longe, o Zenfone 5 parece um iPhone X. Ele tem uma tela recortada na parte superior, uma câmera traseira com lentes dispostas na vertical e um acabamento em vidro, tudo como no smartphone da Apple.

Mas as semelhanças param por aí: o Zenfone 5 não leva a tela até embaixo, contando com uma moldura na parte inferior; a câmera dupla não dá zoom, é grande angular; e o software é bem diferente, com destaque para alguns recursos de inteligência artificial.

Começando pelo design, o Zenfone 5 é um bom exemplo de aproveitamento de espaço. A tela IPS de 6,2 polegadas tem resolução Full HD, proporção 19:9 e um belo contraste, com pretos bem profundos, dentro do limite tecnológico de um painel LCD. Como o display é mais alto que o de costume e ocupa 90% da parte frontal, o aparelho não fica tão largo nas mãos.

Os pontos negativos ficam por conta do ímã de impressões digitais na traseira de vidro, especialmente na versão prata; e do posicionamento do leitor biométrico. Primeiro porque ele fica na traseira, o que eu não gosto muito, já que dificulta desbloquear o aparelho quando ele está em cima da mesa; segundo porque fica lá em cima, então você precisa esticar um pouco o dedo para conseguir alcançá-lo.

O software do Zenfone 5 não é mais aquele software cheio de aplicativos inúteis pré-instalados, e ele traz uma série de recursos inteligentes. Para aumentar a vida útil da bateria, o aparelho recarrega até 80% durante a noite, e só leva a carga até 100% quando você estiver próximo de acordar, reduzindo o desgaste. E a câmera é equipada com um algoritmo de aprendizagem de máquina que ajusta as cores, o brilho e o contraste das fotos de acordo com as suas preferências pessoais.

Falando em câmeras, o Zenfone 5 tem uma frontal de 8 megapixels que também serve para desbloquear o aparelho com reconhecimento facial; e duas traseiras, sendo uma de 12 megapixels com lente de abertura f/1,8 e outra de 8 megapixels com lente grande angular. A Asus faz questão de destacar que o sensor de imagem é da Sony e que o software é capaz de identificar automaticamente o que está sendo fotografado para processar a fotografia da melhor forma possível.

Por dentro, ele tem processador Snapdragon 636, 4 ou 6 GB de RAM, 64 GB de armazenamento com possibilidade de expansão por microSD e bateria de 3.300 mAh. Desta vez, não temos uma versão com processador ligeiramente superior como no Zenfone 4, mas a Asus implementou um recurso de software que aumenta a velocidade do processador e promete um desempenho maior que o do Zenfone 4 com Snapdragon 660 gastando menos bateria.

Zenfone 5 Selfie (ou Lite)

Além do Zenfone 5, a Asus tem um modelo mais simples, chamado de Zenfone 5 Lite, mas é bem provável que esse nome não apareça no mercado brasileiro. Como ele possui câmera dupla na frente e na traseira, ou seja, tem quatro câmeras, o Zenfone 5 Lite deve ser batizado de Zenfone 5Q na Ásia e Zenfone 5 Selfie na América do Sul, incluindo o Brasil.

O Zenfone 5 Selfie é menos potente que o Zenfone 5, mas ainda tem um hardware que deve atender a maioria das pessoas. Ele chega com Snapdragon 430 ou 630, 3 ou 4 GB de RAM e 32 ou 64 GB de armazenamento, com possibilidade de expansão por microSD. O acabamento não deixa nada a desejar em relação ao modelo mais caro, com vidro na traseira e metal nas bordas.

A tela do Zenfone 5 Selfie tem 6 polegadas e resolução de 2160×1080 pixels. É um display um pouco menor que o do Zenfone 5, mas como o aproveitamento de tela é pior, ele fica um pouco mais grandinho na mão. Mesmo assim, a moldura em volta da tela é bem fina e, como o vidro é 2,5D, aquele que é levemente curvado nas laterais, ele é bem agradável de manusear.

Mas o destaque do Zenfone 5 Selfie, claro, são as quatro câmeras. E, pelo menos nos números, as câmeras frontais são melhores que as traseiras. Na frente, a Asus colocou um sensor de 20 megapixels com lente de abertura f/2,0; na traseira, tem um sensor de 16 megapixels com lente de abertura menor, de f/2,2. Tanto na frente quanto atrás, ele tem uma segunda câmera com lente grande angular para tirar fotos de selfies em grupo ou paisagens mais amplas.

Quando chega?

Tanto o Zenfone 5 quanto o Zenfone 5 Selfie não têm preço nem previsão de lançamento, mas a Asus já adiantou que eles só devem aparecer no mercado brasileiro no segundo semestre de 2018.

A Asus apresentou o Zenfone 5Z, que nada mais é do que um Zenfone 5 com processador mais potente, o Snapdragon 845, por um valor bem interessante de 479 euros, por isso, é claro que a gente espera preços bem agressivos para todos os modelos.

Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Samsung.

Receba mais sobre Zenfone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados