Direto de Barcelona — O Zenfone 5 foi o primeiro smartphone lançado pela Asus no mercado brasileiro, em meados de 2014. Três anos depois, o mesmo nome está de volta, mas em um produto bem diferente: o novo Zenfone 5 é um intermediário premium, com design de metal e vidro, câmera dupla e uma tela com chifres inspirados no iPhone X. Vamos conhecê-lo?
Em vídeo
Zenfone 5
De longe, o Zenfone 5 parece um iPhone X. Ele tem uma tela recortada na parte superior, uma câmera traseira com lentes dispostas na vertical e um acabamento em vidro, tudo como no smartphone da Apple.
Mas as semelhanças param por aí: o Zenfone 5 não leva a tela até embaixo, contando com uma moldura na parte inferior; a câmera dupla não dá zoom, é grande angular; e o software é bem diferente, com destaque para alguns recursos de inteligência artificial.
Começando pelo design, o Zenfone 5 é um bom exemplo de aproveitamento de espaço. A tela IPS de 6,2 polegadas tem resolução Full HD, proporção 19:9 e um belo contraste, com pretos bem profundos, dentro do limite tecnológico de um painel LCD. Como o display é mais alto que o de costume e ocupa 90% da parte frontal, o aparelho não fica tão largo nas mãos.
Os pontos negativos ficam por conta do ímã de impressões digitais na traseira de vidro, especialmente na versão prata; e do posicionamento do leitor biométrico. Primeiro porque ele fica na traseira, o que eu não gosto muito, já que dificulta desbloquear o aparelho quando ele está em cima da mesa; segundo porque fica lá em cima, então você precisa esticar um pouco o dedo para conseguir alcançá-lo.
O software do Zenfone 5 não é mais aquele software cheio de aplicativos inúteis pré-instalados, e ele traz uma série de recursos inteligentes. Para aumentar a vida útil da bateria, o aparelho recarrega até 80% durante a noite, e só leva a carga até 100% quando você estiver próximo de acordar, reduzindo o desgaste. E a câmera é equipada com um algoritmo de aprendizagem de máquina que ajusta as cores, o brilho e o contraste das fotos de acordo com as suas preferências pessoais.
Falando em câmeras, o Zenfone 5 tem uma frontal de 8 megapixels que também serve para desbloquear o aparelho com reconhecimento facial; e duas traseiras, sendo uma de 12 megapixels com lente de abertura f/1,8 e outra de 8 megapixels com lente grande angular. A Asus faz questão de destacar que o sensor de imagem é da Sony e que o software é capaz de identificar automaticamente o que está sendo fotografado para processar a fotografia da melhor forma possível.
Por dentro, ele tem processador Snapdragon 636, 4 ou 6 GB de RAM, 64 GB de armazenamento com possibilidade de expansão por microSD e bateria de 3.300 mAh. Desta vez, não temos uma versão com processador ligeiramente superior como no Zenfone 4, mas a Asus implementou um recurso de software que aumenta a velocidade do processador e promete um desempenho maior que o do Zenfone 4 com Snapdragon 660 gastando menos bateria.
Zenfone 5 Selfie (ou Lite)
Além do Zenfone 5, a Asus tem um modelo mais simples, chamado de Zenfone 5 Lite, mas é bem provável que esse nome não apareça no mercado brasileiro. Como ele possui câmera dupla na frente e na traseira, ou seja, tem quatro câmeras, o Zenfone 5 Lite deve ser batizado de Zenfone 5Q na Ásia e Zenfone 5 Selfie na América do Sul, incluindo o Brasil.
O Zenfone 5 Selfie é menos potente que o Zenfone 5, mas ainda tem um hardware que deve atender a maioria das pessoas. Ele chega com Snapdragon 430 ou 630, 3 ou 4 GB de RAM e 32 ou 64 GB de armazenamento, com possibilidade de expansão por microSD. O acabamento não deixa nada a desejar em relação ao modelo mais caro, com vidro na traseira e metal nas bordas.
A tela do Zenfone 5 Selfie tem 6 polegadas e resolução de 2160×1080 pixels. É um display um pouco menor que o do Zenfone 5, mas como o aproveitamento de tela é pior, ele fica um pouco mais grandinho na mão. Mesmo assim, a moldura em volta da tela é bem fina e, como o vidro é 2,5D, aquele que é levemente curvado nas laterais, ele é bem agradável de manusear.
Mas o destaque do Zenfone 5 Selfie, claro, são as quatro câmeras. E, pelo menos nos números, as câmeras frontais são melhores que as traseiras. Na frente, a Asus colocou um sensor de 20 megapixels com lente de abertura f/2,0; na traseira, tem um sensor de 16 megapixels com lente de abertura menor, de f/2,2. Tanto na frente quanto atrás, ele tem uma segunda câmera com lente grande angular para tirar fotos de selfies em grupo ou paisagens mais amplas.
Quando chega?
Tanto o Zenfone 5 quanto o Zenfone 5 Selfie não têm preço nem previsão de lançamento, mas a Asus já adiantou que eles só devem aparecer no mercado brasileiro no segundo semestre de 2018.
A Asus apresentou o Zenfone 5Z, que nada mais é do que um Zenfone 5 com processador mais potente, o Snapdragon 845, por um valor bem interessante de 479 euros, por isso, é claro que a gente espera preços bem agressivos para todos os modelos.
Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Samsung.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
comprei meu 5 Selfie no dia do lançamento e não me arrependi. Apple nunca mais.
Calma galera,"celular" é apenas "celular" se vc acha bonito ter um Asus tenha um Asus se preferir um iPhone tenha um iPhone,mas pare com esse negocio chamado "Teoria da pesquisa/moral" isso não convém a quem busca apenas ter um celular,qual a razão de criticar algo que não se tem?!
Sem falar que embora tenha as tendências (que é o que o mercado em massa quer comprar) os Asus têm uma identidade visual bem única, assim como os Xperias, só que com o pé bem mais no chão nos preços.
Não teve cópia de nenhum iphone da Apple
A Apple foi apenas a primeira a trazer para o Brasil essa nova moda (tendência) do notch
Que aliáis a Apple não inventou o notch , apenas acompanhou a nova tendência ✌️
Esse povvo dos comentários só reclamam... Nunca nada ta bom... aff...
Se não gostou não compra essa PORRA!
gsotei! ficou bonito. compraria! daqui uns meses todas vão ter igual. é como se falar que a asus copiou o sensor biometrico atras. copiou o botao de volume na lateral. o mundo é feito de copias, inspiraçoes. parece que antes da apple ja havia um assim.
Chega a me dar agonia, tipo a sensação de um perfeccionista olhar uma peça fora do lugar, ou de um giz rangendo no quadro da escola.
um imita o iphone, outro imita o s8 hehe
Uau agora existe uma nova em Atomic Blonde : POPCORNNETFLIX.BLOGSPOT.COM
Estão dizendo muito na cópia do iphone X mas o primeiro telefone com entalhe na tela foi o essential phone! Opinar sem conhecer é coisa de Fanboy.
A questão é que o ZF5z é potente como qualquer outro top de linha e custará quase metade do preço de iphone..S9..
Esse nome Zenfone 5 tava me dando uma sensação de dèjá vu, eu tinha a certeza de que a Asus já tinha usado esse nome mas não conseguia lembrar, daí no vídeo o Higa falou que foi em 2014 e relembrei.
Quanto o Tim Cook disse que o iPhone X iria ditar o mercado de smartphone nos próximos anos, eu achei que ele tava louco. Mas ele estava é certo! hahaha - cade aquele marqueteiro da Asus que mete o pau no iPhone?
Um é muito feio; o outro é totalmente genérico... Os Zenfone 3 e 4 são muito mais bonitos que isso aí! Tenho um Zenfone 3, mas a Asus que me desculpe: estes Zenfone 5 são incompráveis, não importa a especificação e o preço! Aliás, Zenfone ou ZiPhone?
Caramba. Agora também a Asus passou de promessa para decepção. Engraçado como as histórias dela e da Motorola são parecidas no Brasil.
(Embora o Higa já tivesse cantado a bola lá no melhores do ano de 2014...)
Sendo bonito ou feio (cada um acha uma coisa), o notch é uma característica do iPhone X e a Apple faz questão de mostrar, é ele quem diferencia o iPhone X não só dos outros iPhones, mas de qualquer celular. Não acho feio copiar ou se "inspirar", mas a impressão que dá é que quem comprar vai estar andando com uma imitação do iPhone X e não um Zenfone da ASUS, por que essa característica é da Apple.
Parabéns à Samsumg, criou sua identidade e também está inspirando aparelhos por aí, mas nesse caso as cópias são mais discretas.
Se for pra imitar, que imite um aparelho bonito, não essa aberração que a apple fez.
Esse prata ai, pra onde eu vou com essa espaçonave?
Será que o português melhorou no Zenfone? Estou curioso para o review :)
Tem um certo canal que há tempos vem elogiando várias marcas por $ nem avisam que é publi. O curioso é que metem o pau em tudo que a Apple lança, criticaram o tal notch à beira da exaustão, sendo que todos na equipe usam tudo da Apple, iPhone, Apple Watch, etc.
Eu não vou nem gastar tempo tentando falar da ASUS, vai que ela me copia. Deus, que empresa perdida.
https://uploads.disquscdn.c...
Teve um conterrâneo meu que foi contra o todo poderoso Marcel e só faltou ser enterrado vivo pelo playboyzao da ASUS
Não basta ser feio. Tem que ser ASUS.
Cada um tem o iPhone X que merece! Parabéns Asus! hahahahahaha
A Asus já é uma empresa que tem uma caminhada questionável ( lança aparelho mediano com marketing de top de linha e uma boa parte dos consumidores caem nessa) e agora lança essa copia descarada, chega a dar vergonha alheia esse aparelho.
Mas os youtubers/vloguers brasileiros não vão falar nada pq são puxa saco da marca. Aliás, é impressionante o amadorismo dos youtubers brasileiros de tecnologia, vendem suas opiniões por um aparelho...um eventinho aqui e ali...constrangedor .
Concordo
Quando critiquei o design dos novos xperia xz2 eu estava falando disso.. todo celular agora com a mesma cara...
Não compraria só pela cópia descarada do iPhone X, fazendo a pessoa parecer que tem aparelho pirata, fora ser horrível de feio esse detalhe da tela.
Não basta ter copiado esse chifre ridículo. Ainda tem que manter esse efeito cafona na traseira. Credo...
Esse Zé fone 5Z com esse preço tá bem interessante, ele é mais barato que o Oneplus 5T.
Qual versão capada ?
A traseira é bonita até, mas a parte frontal...🤔🤔
Creio que só vem a versão capada pro Brasil igual ocorreu no zenfone 4.
Eu gostei, são bons aparelhos e pelo jeito, boas câmeras também. A ideia de colocar o notch em 19:9 tira o problema de aproveitamento de tela.
Cara, é uma tela de 19:9, ou seja, isso está acima do que vai aparecer na tela.
Eu já vi smartphone feio... mas esses dois aí tão de parabéns. Se superaram na feiura. kkkk
Odeio essa tela cortada do iphone, provoca muito incomodo, ai a Asus vem e copia a ideia...
"A Asus apresentou o Zenfone 5Z, que nada mais é do que um Zenfone 5 com processador mais potente, o Snapdragon 845, por um valor bem interessante de 479 euros (...)"
além da cópia discarada, não trouxeram com snap 8xx, display IPS que parece que tá todo manchado e a inconsistência de design da linha de produtos incomoda muito
tirando motorola e nokia ...boa parte dos smartphones topo de linha se pareciam muito com os iPhones 6/7/8 .. inclusive os samsung.. apple sempre foi referencia em construção e posicionamento de camera
O que desanima na Asus é essa terrível mania de querer usar SEMPRE o design da Apple como uma inspiração nítida. No Zenfone 3 Zoom, ficou claro o uso das mesmas caracteristicas do iPhone 7, e agora no Zenfone 5, as mesmas do iPhone X.
A Asus não precisa disso, tem feito aparelhos muito competentes e competitivos. Poderia muito bem buscar ter sua própria identidade visual sem precisar 'copiar' na cara dura outros aparelhos.
*andarem
"De longe, o Zenfone 5 parece um iPhone X.Mas as semelhanças param por ai "...
Que vergonha,asus!
Cade a personalidade? Fazer os seus clientes andar com iphone fake é o fim da linha...A Asus caiu na mesmice de copiar o design da Apple.
Pior que tbm vão querer imitar o iPhone X no aspecto preço de lançamento...
Dois aparelhos horríveis de feio.