Início » Celular » Comparativo: qual navegador gasta menos bateria no Windows?

Comparativo: qual navegador gasta menos bateria no Windows?

Chrome, Firefox, Microsoft Edge, Opera... Veja qual navegador consome menos energia do seu notebook

Jean Prado Por
TB Responde

Os diversos navegadores do mercado têm seus próprios diferenciais, como a preocupação com segurança, bons recursos nativos e, claro, um visa ser mais rápido do que o outro.

Porém, um dos fatores mais importantes para muita gente é usar um navegador que não gasta muita bateria. Como passamos a maior parte do tempo do notebook em um navegador, é importante saber qual consome menos energia para economizar alguns minutos ou horas de autonomia.

Há algum tempo, a Microsoft testou o Firefox, Chrome, Edge e Opera em um Surface Book e o Edge se saiu bem melhor, com 7h22min de autonomia em uma navegação entre os sites mais populares e na reprodução de vídeos. O Chrome se saiu bem mal, com 4h19min de autonomia.

No entanto, outro teste do canal Linus Tech Tips mostra que o navegador do Google pode não ser um grande vilão tão grande para a bateria do seu notebook. Os resultados mostram que o Chrome se saiu melhor que todos os navegadores, incluindo o Microsoft Edge, apesar de uma pequena diferença entre a autonomia de ambos.

O vídeo do Linus explica a metodologia: foram comprados 4 notebooks Dell Inspiron 15 7559 novos, idênticos, com os mesmos programas instalados e bloatwares e atualizações desativados para não atrapalhar o desempenho.

Todos ficaram com o brilho em 50% e o Linus navegou por sites como Twitter, BBC, Google Drive e viu vídeos no YouTube para simular a experiência de um usuário comum ao navegar na internet. No final, essa é a média dos resultados:

Média dos resultados por notebook (+ média)

Média de autonomia de cada navegador

  1. Chrome: 5h46min (melhor tempo: 6h08min);
  2. Opera: 5h46min (melhor tempo: 6h05min);
  3. Edge: 5h17min;
  4. Firefox: 5h01min.

No geral, o Chrome também teve uma das melhores consistências entre o pior e o melhor resultado. Os testes foram refeitos depois de uma atualização do Windows que prometia melhora no gasto de bateria do Edge. Ainda assim, o melhor resultado do navegador da Microsoft foi de 356 min, mas a consistência entre o melhor e o pior resultado melhorou bastante.

E quanto ao teste da Microsoft? Bom, o Linus decidiu repetir a metodologia da Microsoft para ver se desse jeito o Edge se saía melhor. Também não rolou. Estes foram os resultados:

  1. Chrome: 5h51min;
  2. Firefox: 5h51min;
  3. Edge: 5h30min;
  4. Opera: 5h13min.

Ou seja, no Windows, o Chrome deve ser a melhor opção para não acabar com a sua bateria muito rápido; se ainda assim você tiver em dúvida, no entanto, use o Opera ou o Edge por um dia e veja se surte algum resultado. No Mac, por exemplo, eu prefiro usar o Safari porque sinto uma piora significativa na autonomia da bateria se navego com o Chrome.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hayslan Fagundes
isso é muito relativo, eu uso muita extensão e abas, baixei todos até o Maxthon e to testando um por um de full bateria até pedir pra conectar e ver.
Hayslan Fagundes
kkk ta muito zoeiro mano, mas talvez seja vdd
Eduardo Borges de Souza
Aqui quem gasta menos bateria é o Internet Explorer
grande_dino_2
Não, estou dizendo que existe gente que é fanboy até de navegador (o que acho particularmente ridículo).Eu uso o FF desde sempre, mas depois que atualizaram para o Quantum, eu meio que abandonei ele em favor do Waterfox e do Pale Moon.Nunca usei o Chrome mais por ser um produto do Google, mas também porque o FF nunca me deixou na mão.O Opera eu lembro de ter testado há anos, em algum momento dos anos 2000 ou algo assim. Lembro que na época não foi nada tão grandioso a ponto de me fazer trocar.Desde então, o Opera foi comprado por chineses e o fundador do Opera fez o Vivaldi, mas nenhum dos dois me chamou a atenção o suficiente pra me fazer tentar mudar (e, de novo, porque o FF nunca deu piti a ponto de me fazer querer mudar, pelo menos até o Quantum).
P.R.F.P.
E como a Microsoft conseguiu esses resultados? 🤔
lucas.lop
Nenhuma diferença é significativa... Sinto que é uma discussão fútil.
Bernardo Rosenfeld M.
Se o seu comentário diz que estou sendo fanboysista com Opera só lamento. Se não for o caso, então digo que ele está realmente mais que perfeito mesmo com extensões e outros que uso nele.Chrome era e é ainda um terror em certos momentos quando necessito de um segundo navegador para uso e Firefox, dependendo da quantidade de coisa que vou carregando nele, simplesmente trava, o que não me aconteceu em momento algum desde que uso o Opera para fins casuais e de programação web.
grande_dino_2
É, navegador também tem um certo grau de fanboysismo.E depende muito de qual a sua prioridade também. Bateria é um fator, mas tem velocidade geral, consumo de recursos (principalmente memória), extensões disponívels, customizabilidade, quem está por trás do navegador (e qual a visão que o dono tem sobre o navegador, o que é importane, o seu futuro) e por aí vai.
Bernardo Rosenfeld M.
Certa vez comentei da melhora fantástica do Opera e alguns que me retrucaram passando até a ofender e nem ao menos testaram... aos poucos vai avançando essa belezura que uso a mais de 1 ano e to mais que feliz em tudo que faço.
Thiago Mobilon
https://uploads.disquscdn.c...