Comparativo: qual navegador gasta menos bateria no Windows?

Chrome, Firefox, Microsoft Edge, Opera... Veja qual navegador consome menos energia do seu notebook

Jean Prado
Por
• Atualizado há 4 meses

Os diversos navegadores do mercado têm seus próprios diferenciais, como a preocupação com segurança, bons recursos nativos e, claro, um visa ser mais rápido do que o outro.

Porém, um dos fatores mais importantes para muita gente é usar um navegador que não gasta muita bateria. Como passamos a maior parte do tempo do notebook em um navegador, é importante saber qual consome menos energia para economizar alguns minutos ou horas de autonomia.

Há algum tempo, a Microsoft testou o Firefox, Chrome, Edge e Opera em um Surface Book e o Edge se saiu bem melhor, com 7h22min de autonomia em uma navegação entre os sites mais populares e na reprodução de vídeos. O Chrome se saiu bem mal, com 4h19min de autonomia.

No entanto, outro teste do canal Linus Tech Tips mostra que o navegador do Google pode não ser um grande vilão tão grande para a bateria do seu notebook. Os resultados mostram que o Chrome se saiu melhor que todos os navegadores, incluindo o Microsoft Edge, apesar de uma pequena diferença entre a autonomia de ambos.

O vídeo do Linus explica a metodologia: foram comprados 4 notebooks Dell Inspiron 15 7559 novos, idênticos, com os mesmos programas instalados e bloatwares e atualizações desativados para não atrapalhar o desempenho.

Todos ficaram com o brilho em 50% e o Linus navegou por sites como Twitter, BBC, Google Drive e viu vídeos no YouTube para simular a experiência de um usuário comum ao navegar na internet. No final, essa é a média dos resultados:

Média dos resultados por notebook (+ média)
Média de autonomia de cada navegador
  1. Chrome: 5h46min (melhor tempo: 6h08min);
  2. Opera: 5h46min (melhor tempo: 6h05min);
  3. Edge: 5h17min;
  4. Firefox: 5h01min.

No geral, o Chrome também teve uma das melhores consistências entre o pior e o melhor resultado. Os testes foram refeitos depois de uma atualização do Windows que prometia melhora no gasto de bateria do Edge. Ainda assim, o melhor resultado do navegador da Microsoft foi de 356 min, mas a consistência entre o melhor e o pior resultado melhorou bastante.

E quanto ao teste da Microsoft? Bom, o Linus decidiu repetir a metodologia da Microsoft para ver se desse jeito o Edge se saía melhor. Também não rolou. Estes foram os resultados:

  1. Chrome: 5h51min;
  2. Firefox: 5h51min;
  3. Edge: 5h30min;
  4. Opera: 5h13min.

Ou seja, no Windows, o Chrome deve ser a melhor opção para não acabar com a sua bateria muito rápido; se ainda assim você tiver em dúvida, no entanto, use o Opera ou o Edge por um dia e veja se surte algum resultado. No Mac, por exemplo, eu prefiro usar o Safari porque sinto uma piora significativa na autonomia da bateria se navego com o Chrome.

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados