Início » Brasil » Santander diz que falha elétrica derrubou serviços do banco no Brasil

Santander diz que falha elétrica derrubou serviços do banco no Brasil

Agências, internet banking e aplicativo ficaram fora do ar

Felipe Ventura Por

Se você é cliente do Santander e está tendo problemas para sacar dinheiro ou fazer pagamentos, você não está sozinho. Diversas pessoas estão relatando problemas nos sistemas do banco, incluindo nas agências, no internet banking e no aplicativo.

Segundo o Valor, clientes dizem que o app, site e terminais do Santander estão fora do ar nesta quarta-feira (28) em diversos pontos do país. Além disso, não é possível fazer transações com cartões, incluindo compras ou saques.

Às 15h45, o banco disse à Folha que o problema foi causado por uma falha na rede elétrica, e que já estava resolvido.

O Down Detector mostra que milhares de pessoas tiveram problemas desde as 11h da manhã desta quarta-feira (28), incluindo no acesso à conta, site e operações online.

“Está tudo fora do ar… app do celular, suporte via telefone não chama, fica mudo e de repente dá sinal de ocupado. Fui fazer uma compra de R$ 56 e rejeitou três vezes”, diz um usuário. “Não funciona app do Santander, não funcional 0800, não funciona o site”, lamenta outro.

Usuários também vêm publicando as mensagens de erro que encontram no app e no site do Santander:

A conta oficial do Santander Brasil no Twitter vem respondendo aos clientes afetados. Por volta das 13h, ela dizia se tratar de “uma breve intermitência no sistema”:

Por volta das 14h, ela dizia que o banco estava “com uma intermitência no sistema”, e que o serviço seria restabelecido até às 15h:

Depois disso, a conta passou a responder que há “uma indisponibilidade em nosso sistema, e já estamos atuando para regularização”:

No entanto, a conta do Twitter não divulgou um comunicado oficial para todos os usuários.

Enquanto isso, a conta oficial do Santander no Reino Unido avisou no Twitter que condições meteorológicas adversas “estão impedindo alguns de nossos colegas de chegar ao trabalho com segurança”. O país está sofrendo fortes nevascas. Por isso, “podemos levar mais tempo que o normal para responder chamadas, e algumas de nossas agências estão fechadas”.

Atualizado às 16h15

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Meninão Bobo

Isso dai é falta de saldo e por pagar o minimo da fatura em... sei bem como é isso kkkkkk :) zuera

Stark

Algumas máquinas também têm implicância com meu Ourocard crédito, mas o outro Ourocard de débito (são cartões diferentes) funciona de boa, talvez por usar bem menos e estar menos desgastado.

Mas quando acontece de ficar falhando recorro ao Samsung Pay, cadastrado com os mesmos cartões. Não uso de forma rotineira pois os vendedores não estão acostumados, então vários ainda ficam com um pé atrás, mas ainda não tive problema de recusarem.

Em tempo: também tenho Nubank, mas nunca usei pois dou preferência ao Ourocard, pelo acúmulo de pontos. Nem lembro mais a senha do roxinho.

Wesley

Uma coisa que pouca gente sabe: A responsável por fiscalizar a disponibilidade de operações feitas com cartão de crédito e débito é da bandeira do cartão, ou seja, da Mastercard, inclusive é estabelecido em contrato que essas bandeiras apliquem multas aos bancos emissores que não garantem o mínimo de disponibilidade exigido pelas regras da bandeira, infelizmente parece que elas pouco se importam com esse tipo de situação.

Wesley

Uma coisa interessante sobre segmentos de alta renda é que os serviços bancários são hospedados nos mesmos servidores que os serviços oferecidos para os clientes comuns do varejo, logo não existe nenhuma diferença entre quem é Van Gogh ou mesmo Select, apenas questão de relacionamento.

Wesley

Detalhe que o Data Center do Santander é o único da américa latina que possui certificação TIER IV, ou seja, é capaz de prover grande redundância e disponibilidade dos serviços, mas é claro que falta de energia é uma coisa, oscilação elétrica é outra. Um ataque DDoS capaz de derrubar toda a infraestrutura tecnológica de um data center seria facilmente percebida por empresas de monitoramento ao redor do mundo especializadas por monitorar esse tipo de ataque, certamente foi uma questão elétrica mesmo, não é a primeira vez que isso deixa um grande data center fora do ar, anos atrás todos os serviços do UOL saíram do ar depois de uma falha elétrica no data center deles.

Willians Oliveira

peguei uma baita fila, e na hora de pagar meu cartao nao passou, tentei por tres vezes e nada, fui embora sem o produto e com muita vergonha pelo acontecido. quando olho hj as 3 tentativas forao lançadas, e agora estou tentando fala com a empresa para fazermos o cancelamento das compras. que canceira. e outra coisa tentei poor varias vezes fala no SAC e nao deu certo tambem.

Sivaldo Ferreira

Gente vocês estão acreditando nessa de pane elétrica, acham mesmo que bancos não possuem um sistema enorme de backups, geradores entre outras redundâncias todo os bancos estão em PTT`S pelo país a fora e alem de ter redundância internacional também fora que alguns PTT`S tem sua própria sub-estação além de no minimo 4 geradores com capacidade para nutrir metade do Rio de Janeiro, isso aí está claro que foi um ataque de DDOS bem orquestrado e sucedido que veio a derrubar todos os serviços do Banco Santander.

Meninão Bobo

Eu me senti constrangido ao tentar pagar a conta do restaurante, criando uma fila imensa e depois ter que ficar me desculpando por não ter como pagar. Só tenho conta no Santander e tentei sacar dinheiro e não foi. Algum advogado para entrar com uma ação por constrangimento abuso e sei la mais o que?

Bruno Sobral (brsobral)

Concordo plenamente!
E para agregar verificar que sempre ocorre na epoca de pagamento e alto indice de reclamação sobre segurança no reclame aqui....
Mas vou parar por aqui devido uma pane elétrica kkkkkk, não quero causar pânico

Guilherme Batista

Certo dia fui pagar o combustível do carro na máquina do posto. Não passou nem CEF, nem Santander

Bruna C. C. de S. Wojtenko

Foi um dia maravilhoso para eles mesmo. Também teve falha de todos os vales do Sodexo! (Tive que almoçar do débito em pleno recebimento de VR.

Abraão Caldas

Que eu saiba, não voltou depois de 2h, 100% da estrutura não e o pior que ele nunca tinham nem testado a rotina de recuperação para você ver o nivel, com isso descobriram que tudo fica hospedado na verdade na us-east-1 e só uma parte é replicada.
Óbvio que ficar 9h fora é um atestado de incompetência para um banco, só estou mostrando que não é tão raro assim acontecer esse tipo de problema.

Fernando Val

Pois é. Prosopopeia flácida para acalentar bovinos.

Diego Rocha

Eu acho estranho ser pane eletrica. Essa é a mais simples de resolver. Taca um gerador, volta em poucos segundos.

José Carlos

21:00 hs e está mesma. Fui pagar uma conta com o cartão e passei vexame. Com a palavra o Banco Central.

Exibir mais comentários