Cada vez mais smartphones estão adotando o entalhe do iPhone X

OnePlus, Huawei, Asus, Motorola...

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 4 dias

As telas quase sem bordas foram a tendência em smartphones do ano passado. Para 2018, no entanto, parece que quase todas as fabricantes vão adotar o entalhe do iPhone X.

Duas imagens vazadas do próximo smartphone da OnePlus mostram que ele terá uma tela que ocupa quase toda a parte frontal, com um “notch” para acomodar a câmera e o alto-falante.

Além disso, a traseira parece ser feita de vidro, em vez de metal como nas últimas gerações. É um sinal de que ele terá suporte a carregamento sem fio. Temos aqui também uma câmera dupla e um leitor de digitais.

O aparelho pode se chamar OnePlus 6 ou OnePlus 7; a empresa já pulou números antes. E de acordo com a imagem, ele terá 6 GB de RAM e 64 GB de armazenamento.

Como nota o Android Central, talvez este seja apenas um dos muitos protótipos em que a OnePlus está trabalhando, não necessariamente o design final.

Asus Zenfone 5

Mas é notável que diversas fabricantes estão adotando o notch. O Asus Zenfone 5 foi chamado de “clone do iPhone X” por seu design bem semelhante.

“Algumas pessoas vão dizer que estamos copiando a Apple, mas não podemos nos afastar do que os usuários querem. É preciso seguir as tendências”, disse Marcel Campos, chefe de marketing global da Asus, ao The Verge.

Imagens vazadas mostram que a tela do Moto X5 virá com um entalhe na parte superior:

E segundo Evan Blass, que tem um bom histórico de vazamentos, o Huawei P20 e P20 Lite também virão com o “chifre”:

Huawei P20 (with two, not three, rear cameras) pic.twitter.com/GRJbIS8NNY

— Evan Blass (@evleaks) February 26, 2018

Até a LG foi vista adotando o notch em um conceito do G7, que pode ou não ter sido descartado. E, claro, há clones chineses do iPhone X, como o Leagoo S9 e o Oukitel U18.

Inclusive, o Android P terá suporte nativo a aparelhos com múltiplos displays, bem como telas dobráveis ou com “chifres”. O Essential Phone foi um dos primeiros da categoria — lançado antes do iPhone X — e precisou fazer algumas adaptações na interface por causa disso.

A própria Apple continuará com o entalhe. Segundo o analista Ming-Chi Kuo, da KGI Securities, ela deve lançar três novos smartphones em 2018: uma atualização do iPhone X com tela de 5,8 polegadas; o iPhone X Plus; e um iPhone com tela LCD de ponta a ponta.

A Samsung é uma das notáveis exceções, pelo menos por enquanto. Ainda assim, parece que o entalhe na tela será inevitável, pelo menos na linha high-end.

As fabricantes querem lançar telas de ponta a ponta (ou quase), e precisam colocar a câmera frontal e o alto-falante em algum lugar. Enquanto soluções mais criativas não chegam — como a chinesa Vivo demonstrou neste conceito — teremos que nos acostumar com o notch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados