AdBlock testa recurso para acelerar páginas com cache de bibliotecas JavaScript

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

Em todo o mundo, 11% dos usuários de internet têm um bloqueador de anúncios ativo, e esse número tende a aumentar: até o Google Chrome incorporou um ad blocker nativo para propagandas invasivas.

A extensão AdBlock quer resolver outro problema, criando um cache local para componentes web usados pela maioria dos sites. A ideia é acelerar o carregamento e melhorar a privacidade.

Diversas páginas dependem de bibliotecas JavaScript para funcionarem direito. Esses componentes são gratuitos e amplamente usados por desenvolvedores web. No entanto, mesmo que dois sites usem a mesma biblioteca, ela será baixada duas vezes.

Por isso, o AdBlock analisa o código-fonte de cada site para procurar bibliotecas JavaScript, e ignora o carregamento dela caso já esteja armazenada no seu computador — em vez disso, ela vai rodar a partir de uma pasta local.

Por enquanto, esse recurso faz cache apenas da biblioteca jQuery, que é bastante usada; e está disponível na extensão para Chrome — ele será implementado futuramente no Firefox.

É preciso ativá-lo nas configurações: trata-se do “Enable local content caching for popular website libraries”, que está em beta.

O AdBlock diz que isso também vai proteger contra rastreamento via arquivos JavaScript de CDNs (redes de distribuição de conteúdo). Elas servem para acelerar o carregamento: por exemplo, um usuário dos EUA vai baixar dados a partir de um servidor no país, enquanto um brasileiro terá acesso via um servidor local.

No entanto, as CDNs são operadas por grandes empresas como Google e Microsoft, e usam bibliotecas JavaScript como uma forma de rastreamento dos usuários. O novo recurso do AdBlock promete evitar isso.

Vale notar que o cache de bibliotecas JavaScript está disponível apenas na extensão AdBlock, não na AdBlock Plus.

Com informações: AdBlock, Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados