Em todo o mundo, 11% dos usuários de internet têm um bloqueador de anúncios ativo, e esse número tende a aumentar: até o Google Chrome incorporou um ad blocker nativo para propagandas invasivas.

A extensão AdBlock quer resolver outro problema, criando um cache local para componentes web usados pela maioria dos sites. A ideia é acelerar o carregamento e melhorar a privacidade.

Diversas páginas dependem de bibliotecas JavaScript para funcionarem direito. Esses componentes são gratuitos e amplamente usados por desenvolvedores web. No entanto, mesmo que dois sites usem a mesma biblioteca, ela será baixada duas vezes.

Por isso, o AdBlock analisa o código-fonte de cada site para procurar bibliotecas JavaScript, e ignora o carregamento dela caso já esteja armazenada no seu computador — em vez disso, ela vai rodar a partir de uma pasta local.

Por enquanto, esse recurso faz cache apenas da biblioteca jQuery, que é bastante usada; e está disponível na extensão para Chrome — ele será implementado futuramente no Firefox.

É preciso ativá-lo nas configurações: trata-se do “Enable local content caching for popular website libraries”, que está em beta.

O AdBlock diz que isso também vai proteger contra rastreamento via arquivos JavaScript de CDNs (redes de distribuição de conteúdo). Elas servem para acelerar o carregamento: por exemplo, um usuário dos EUA vai baixar dados a partir de um servidor no país, enquanto um brasileiro terá acesso via um servidor local.

No entanto, as CDNs são operadas por grandes empresas como Google e Microsoft, e usam bibliotecas JavaScript como uma forma de rastreamento dos usuários. O novo recurso do AdBlock promete evitar isso.

Vale notar que o cache de bibliotecas JavaScript está disponível apenas na extensão AdBlock, não na AdBlock Plus.

Com informações: AdBlock, Bleeping Computer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Sckillfer

Isso é algo ótimo e que não esperava ser o AdBlock que traria...

Pra Firefox eu só sonho que corrijam como salva as configurações, não aguento mais ele resetando tudo toda vez que o processo trava. Uso ele por ser o único que da pra liberar anúncios em todo lugar, menos em sites específicos (blacklist, ao invés da whitelist), mas daí de repente olho e ele tá bloqueando em todo lugar q já perdeu as configurações.

Alexandre Roberto

to encarando um combo...navegador samsung + adblock + adblock fast

Programador Front-End

No android não conheço nenhum adblocker efetivo e leve. Pra navegação de internet uso o Chrome normal mesmo

Alexandre Roberto

no android esse bloqueador me foi um fiasco. ate desinstalei o opera ...

Programador Front-End

O bloqueador nativo do Opera funciona que é uma beleza. Mais uns barato pra bloquear trackers e tudo funciona bem

Trovalds

Na prática vão fazer uma espécie de proxy só de que scripts.

Trovalds

AdBlock o único defeito é ser meio glutão em questão de recursos. Até usava e tal mas também descobri o uBlock Origin, que além de ser mais leve faz um pouco mais. O lance é o "irmão de nome" com Plus que é uma peneira ambulante.

Baidu feat MC Brinquedo

Vindo da galera do Adblock, já é pra se desconfiar.

S2 Ublock Origin.