Como acessar o cache de uma página na web

Página fora do ar? Quer ver o histórico de algum site? A visualização do cache

Jean Prado
Por
• Atualizado há 10 meses
Print do cache do Google para o site do Tecnoblog em 2018

Às vezes, uma página não está carregando ou você quer ver alguma versão antiga dela; é para isso que existe o cache, que é basicamente a captura de uma versão estática de um site. Vários diversos serviços armazenam caches da web para ter mais uma forma de acessar um determinado site, útil para quando ele cair, por exemplo.

A partir do cache, é possível ver uma versão antiga de uma página. Infelizmente, algumas imagens e links podem não funcionar corretamente, já que nem todo o conteúdo é salvo.

Além disso, fica a critério do servidor que captura a página da web de quando ela vai ser — e se é armazenado um histórico de versões anteriores. A partir do Google, só dá para ver uma versão, mas em serviços como o Wayback Machine, por exemplo, é possível ver todo um histórico de uma página da web.

É bem simples de fazer isso; há sites que centralizam a busca por cache e depois redirecionam você ao servidor que fez a captura da página. Um deles é o Cached Pages. Basta colar o endereço e clicar em Google Cache ou Archive.org.

Também dá para ver o cache direto desses dois sites. No Google, basta fazer uma pesquisa no buscador, clicar na seta para baixo ao lado da URL e selecionar a opção Em cache.

No caso do Internet Archive / Wayback Machine, é só entrar neste site e colar a URL desejada. Tem conteúdo do TB lá desde 2006, o ano que o site foi fundado. Vale frisar, no entanto, que nem todas as páginas são salvas. Ainda assim, é uma ferramenta excelente.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Cache na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados