Início » Aplicativos e Software » Como baixar vídeos do YouTube [para o celular]

Como baixar vídeos do YouTube [para o celular]

Saiba como baixar vídeos do YouTube para o celular com aplicativos do próprio Google e sem precisar apelar para a pirataria

Jean Prado Por

Por muito tempo, baixar vídeos do YouTube era sobre entrar em sites não-oficiais, ver muita propaganda e ter que copiar um arquivo de vídeo para o celular se você não quiser guardá-lo apenas no computador. Os tempos são outros: o próprio Google oferece o YouTube Go e o YouTube Premium no Brasil, para baixar vídeos do YouTube para o celular e assistir quando estiver offline (sem conexão) sem pirataria.

Como baixar vídeos do YouTube [para o celular]

Diferente de outros sites como YouTube Downloader, com conversor de vídeos, em que se copia o URL do vídeo e cola na ferramenta, o YouTube Go baixa o vídeo completo e não um arquivo no formato .mp3. A categoria musical, dos videoclipes, não permite download. Já vídeos de outros assuntos podem ser baixados. Basta escolher o vídeo desejado, ajustar a qualidade do vídeo e o tamanho, que o aplicativo baixa o vídeo.

Como baixar vídeos do YouTube Go [para o celular]

Como baixar vídeos do YouTube Go [para o celular]

O Youtube Go foi lançado em fevereiro de 2018 no Brasil apenas para Android, sendo uma versão simplificada do aplicativo que permite baixar vídeos para assistir offline, e também ver quanto de franquia de internet o download ou a transmissão vai consumir.

Esse formato permite baixar videos do YouTube sem consumir todo o seu plano de dados, escolhendo o formato adequado. Acesse o vídeo, clique no botão de download e guarde-o com você. Não é possível, porém compartilhar os arquivos nas redes sociais.

Depois de ter baixado o aplicativo na Google Play Store, é só logar no aplicativo com uma conta do Google e dar as permissões necessárias que o app solicita, em seguida:

Como baixar vídeos do YouTube Go [para o celular]

  1. Use a busca no topo para achar um vídeo que você quer baixar;
  2. Toque no vídeo e escolha entre as qualidades:
    básica (144p), padrão (360p) e alta (720p)
    de acordo com o espaço que você tem disponível no aparelho;
  3. Toque em "Baixar" e aguarde fazer o download.
    O app irá notificar quando o conteúdo for salvo e você já poderá assisti-lo offline;
  4. Para ver o conteúdo, volte na página inicial do aplicativo e toque na pasta "Salvos".

De vez em quando, o app pede uma conexão à internet para atualizar as informações dos vídeos permitir novamente que você assista-os offline. Além disso, não são todos os vídeos que você consegue baixar: diversos vídeos de clipes de músicas só estão disponíveis com conexão à internet (online) por questões de direitos autorais.

Como baixar vídeos do YouTube [Premium]

Como baixar vídeos do YouTube Premium [para o celular]

Esse é o modelo de assinatura do YouTube, lançado em setembro de 2018 no Brasil. Além de permitir o download de qualquer vídeo, incluindo clipes de músicas pelo aplicativo principal, a versão paga do serviço do Google remove anúncios na plataforma.

Caso o usuário tenha uma assinatura do YouTube Premium ativa:

  1. Reproduza um vídeo no aplicativo do YouTube;
  2. Toque no botão Fazer o download (abaixo do player do vídeo);
  3. Selecione a qualidade desejada no link do  vídeo.

OBS: o YouTube Premium funciona para iOS (iPhone e iPad) e para Android.

Os downloads poderão ser acessados na guia Biblioteca. Para apagar um vídeo no seu celular, é só clicar no ícone de download concluído para removê-los e liberar espaço.

Como baixar vídeos do YouTube Premium em HD [para o celular]

Mais dicas:

A vantagem do YouTube Premium em relação ao YouTube Go é que não há restrição por conta de direitos autorais de grandes estúdios, por exemplo. Por ser uma alternativa paga, o Google continua remunerando os criadores de conteúdo como valor pago pelos usuários via assinaturas e os usuários não precisam recorrer a sites duvidosos para baixar o arquivo, dispensando a pirataria, entre outros benefícios.

Colaborou: Lucas Lima.