Início » Aplicativos e Software » Como baixar vídeos do YouTube pelo celular [legalmente]

Como baixar vídeos do YouTube pelo celular [legalmente]

Veja as formas que o Google oferece para baixar vídeos do YouTube no celular e assistir offline

Por
07/05/2019 às 12h43

Por muito tempo, baixar vídeos do YouTube significou entrar em sites não oficiais, ver diversas propagandas e ter que passar um arquivo de vídeo para o celular se você não quiser armazená-lo apenas para o computador. Os tempos são outros: o próprio Google oferece o YouTube Go e o YouTube Premium no Brasil, para baixar vídeos do YouTube para o celular e assistir quando estiver offline (sem conexão).

Como baixar vídeos no YouTube Go (apenas Android)

O Youtube Go foi lançado em fevereiro de 2018 no Brasil apenas para Android, sendo uma versão simplificada do aplicativo que permite, além de baixar vídeos para assistir offline, ver quanto de franquia de internet o download ou a transmissão vai consumir.

Depois de ter baixado o aplicativo na Google Play Store, é só logar no aplicativo com uma conta do Google e dar as permissões necessárias que o app solicita, em seguida:

  1. Use a lupa no canto superior para pesquisar por um vídeo que você quer baixar;
  2. Toque no vídeo e escolha entre as qualidades básica (144p), padrão (360p) e alta (720p), de acordo com o espaço que você tem disponível no celular;
  3. Toque em Baixar e aguarde o download. O app irá notificar quando o conteúdo for salvo e você já poderá assisti-lo offline;
  4. Para ver o conteúdo salvo, volte na página inicial do app e toque na pasta Salvos.

De vez em quando, o app pede uma conexão à internet para atualizar as informações dos vídeos permitir novamente que você assista-os offline. Além disso, não são todos os vídeos que você consegue baixar: diversos vídeos de clipes de músicas só estão disponíveis com conexão à internet (online) por questões de direitos autorais.

Como baixar vídeos no YouTube Premium (qualquer dispositivo)

Esse é o modelo de assinatura do YouTube, lançado em setembro de 2018 no Brasil. Além de permitir o download de qualquer vídeo, incluindo clipes de músicas pelo aplicativo principal, a versão paga do serviço do Google remove os anúncios exibidos na plataforma. Caso o usuário tenha uma assinatura ativa:

  1. Reproduza um vídeo no aplicativo do YouTube;
  2. Toque no botão Fazer o download (abaixo do player do vídeo);
  3. Selecione a qualidade desejada.

Os downloads poderão ser acessados na guia Biblioteca, para apagar um vídeo, é só clicar no ícone de download concluído para removê-los.

A vantagem do YouTube Premium em relação ao YouTube Go é que não há restrição por conta de direitos autorais de grandes estúdios, por exemplo. Por ser uma alternativa paga, o Google continua remunerando os criadores de conteúdo com o vídeo e os usuários não precisam recorrer a sites duvidosos para baixar o arquivo.

Colaborou: Lucas Lima.