Alcatel 1x, 3, 3x, 3v e 5: os smartphones modestos com telas 18:9

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 11 meses

Direto de Barcelona — Uma marca que tem forte presença no segmento de entrada no mercado brasileiro é a Alcatel. Comandada pela chinesa TCL, a empresa tem pelo menos cinco smartphones novos para 2018, todos com preços mais acessíveis e algumas características geralmente presentes em aparelhos mais caros, como telas 18:9 e câmeras duplas. Vamos conhecê-los?

Em vídeo

Alcatel 5

A Alcatel mostrou cinco modelos novos na MWC 2018, sendo que o mais completo deles é o Alcatel 5. Ele tem preço sugerido de 230 euros e concorre no segmento de intermediários básicos, mas já chega com uma tela grande de 5,7 polegadas com proporção 18:9, bordas finais nas laterais, resolução de 1440×720 pixels e uma qualidade que eu achei bacana à primeira vista, com brilho satisfatório e um bom contraste.

Outro destaque do Alcatel 5 é a câmera dupla na parte da frente. A principal tem sensor de 13 megapixels, enquanto a secundária tem resolução de 5 megapixels e uma lente grande angular com campo de visão de 120 graus. O software da câmera é inteligente, então, se você for tirar uma selfie e o aparelho detectar que você está tentando enquadrar mais de um rosto, ele alterna automaticamente para a grande angular.

Ele tem um leitor de impressões digitais na traseira, mas a Alcatel também divulga uma tecnologia de reconhecimento facial, que utiliza as duas câmeras na parte da frente para ler até 100 pontos no seu rosto. Só que, claro, estamos falando de um aparelho mais simples, sem todos aqueles sensores do iPhone X, então ele pode ser enganado por uma foto.

Por dentro, o hardware é decente, com processador octa-core da MediaTek, 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento e bateria de 3.000 mAh. Também existe uma versão mais simples, com 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento. Tradicionalmente, os smartphones da Alcatel ficam com preços bem interessantes no mercado brasileiro alguns meses depois do lançamento, então pode ser que o Alcatel 5 se torne um bom custo-benefício ao longo de 2018.

Alcatel 3, 3x e 3v

Seria muito estranho se a Alcatel tivesse uma linha de produtos simplificada, então temos três produtos com nomes bem parecidos: Alcatel 3, Alcatel 3x e Alcatel 3v (na verdade, também existe um Alcatel 3c, mas ele foi apresentado em janeiro e tem várias diferenças em relação aos novos Alcatel 3).

Primeiro, vamos tentar simplificar. O Alcatel 3, 3x e 3v têm processador quad-core da MediaTek, bateria de 3.000 mAh, câmeras frontais simples de 5 megapixels, telas com proporção 18:9 e leitor de impressões digitais. Eles estão quase na mesma de preço, custando entre 150 e 190 euros. O que muda, então?

Basicamente, o tamanho da tela, a capacidade de armazenamento e de RAM e as câmeras traseiras.

O Alcatel 3 é o mais simples, com tela HD de 5,5 polegadas, 16 GB de armazenamento e 2 GB de RAM. Ele é o único que tem apenas uma câmera na traseira, com sensor de 13 megapixels e lente de abertura f/2,0.

Subindo um pouco, temos o Alcatel 3x, com tela HD de 5,7 polegadas, até 32 GB de armazenamento e até 3 GB de RAM. Nele, existem duas câmeras na traseira: a primária de 13 megapixels e a secundária de 5 megapixels com lente grande angular.

Por fim, o Alcatel 3v é um gigante de 6 polegadas (o único entre os cinco aparelhos que possui resolução Full HD), 32 GB de armazenamento e 2 GB de RAM. Ele também pode tirar fotos com uma lente grande angular, mas as resoluções são de 12 e 2 megapixels nas câmeras traseiras.

Uma coisa difícil de entender é que as versões do Android são diferentes: o Alcatel 3 e o Alcatel 3v já chegam ao mercado com Android 8.0 Oreo, mas o Alcatel 3x ainda está no Android 7.1 Nougat. Coisas da Alcatel.

Alcatel 1x

O aparelho mais básico é o Alcatel 1x. Talvez você não se interesse muito por ele, já que ele é bem simples, com processador quad-core da MediaTek, uma bateria de 2.460 mAh, uma capacidade de 16 GB e RAM de apenas 1 ou 2 GB. Mas o Alcatel 1x é bacana por rodar Android Go. Ele tem aplicativos otimizados de fábrica, como YouTube Go, Maps Go e Gmail Go, e já está com o Android 8.1 Oreo — quase nenhum smartphone do mercado é tão atualizado assim.

O Android Go é uma tentativa do Google em fazer um Android otimizado para smartphones com hardware simples. O próprio Android Go ocupa menos espaço na memória interna, pode funcionar em aparelhos com 1 GB de RAM ou menos e tem vários recursos voltados para mercados emergentes nos aplicativos nativos; você pode baixar vídeos do YouTube, economizar dados móveis em todo o sistema e liberar espaço com o Files Go.

O resultado é que, embora o Alcatel 1x tenha um hardware bem simples, o desempenho não decepciona. Claro, ele fica pensando um pouco na hora de rolar pelo mapa ou alternar entre os aplicativos abertos, mas nem de longe é aquela experiência terrível de Android lerdo que muita gente ainda enfrenta em aparelhos básicos. E o Alcatel 1x tenta entregar algo melhor mantendo um preço acessível de 100 euros.

Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Samsung.

Receba mais sobre Alcatel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados