Início » Legislação » Facebook perguntou aos usuários se um homem pode pedir nudes para uma garota de 14 anos

Facebook perguntou aos usuários se um homem pode pedir nudes para uma garota de 14 anos

Paulo Higa Por

O Facebook se envolveu em mais uma polêmica neste domingo (4): por meio de um questionário enviado a alguns usuários, a rede social perguntou se deveria permitir que um homem adulto solicitasse imagens de cunho sexual para uma garota de 14 anos. A pesquisa foi rechaçada pela comunidade, e o Facebook rapidamente admitiu que cometeu um erro.

Facebook - revenge

O questionário começava afirmando que “uma ampla variedade de tópicos e comportamentos” pode aparecer no Facebook. Então, perguntava como o usuário lidaria se tivesse que definir as políticas da rede social quanto à seguinte situação: “uma mensagem privada na qual um homem adulto pede fotos sexuais de uma garota de 14 anos”.

Uma das respostas pré-definidas era “este conteúdo não deveria ser permitido no Facebook e ninguém deveria ser capaz de visualizá-lo”, mas também havia a opção “este conteúdo deveria ser permitido no Facebook e eu não me importaria em vê-lo”.

A rede social também perguntou quem deveria decidir as regras, caso o pedido de nudes fosse permitido ou não. As opções eram: “Os usuários do Facebook decidem por meio de votação”, “Especialistas externos decidem e contam ao Facebook”, “Facebook decide as regras em conjunto com especialistas externos”, ou “Facebook decide as regras por conta própria”.

Em nenhum momento o Facebook parece levar em consideração que solicitar imagens pornográficas para uma criança é contra a lei e totalmente errado. E, na segunda pergunta, não existe nem a possibilidade de responder que autoridades legais ou órgãos de proteção a crianças e adolescentes deveriam se envolver no caso, por exemplo.

Depois que o questionário se tornou público, o Facebook tirou as perguntas do ar e reforçou que sempre proibiu a exploração de menores na plataforma, não tendo a intenção de mudar sua política. Em comunicado, a empresa diz que “esse tipo de atividade é e sempre será completamente inaceitável no Facebook. Isso não deveria ter sido parte da pesquisa. Foi um erro”.

Ai ai.

Com informações: The Guardian.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio Montarroios

já passou, jovem. fique em paz.

Ueritom Ribeiro Borges

Porque você diz isso? Eu só dei a minha opinião.

Juaum

Por que não perguntaram se uma mulher pode pedir nudes para um garoto de 14 anos???

paulo yan

basta o orkut

Marcos Soares Santos

Se eu fosse policial da PF, eu salvaria vários prints da sessão de comentários aqui...

Highlander

Mas acho muito diferente o que é costume de um povo, ainda que seja contra a lei, e o que uma empresa faz. A empresa não pode perguntar a opinião se deve ou não permitir uma ação que é ilegal. Fazendo uma analogia seria como perguntar se deve permitir que se estacione em local proibido. Isso nem é crime, mas se é proibido como pode a empresa perguntar se deve permitir ou não? É um absurdo essa pergunta do Facebook.

Fabio Montarroios

Amigão, acho q vc não está suficientemente informado... ou está apenas mal informado.

Eduardo Braga

Pior é marmanjo citando lei pra parecer menos creepy.

Ueritom Ribeiro Borges

É um crime E uma doença...

Rindy A.

siga o fluxo the x files aproveite: SOLARMOVIE9.BLOGSPOT.COM

Baio-kun

Se for consensual qual o problema? A "criança" não vai deixar de mandar nudes por que o Fb os bloqueia, ela vai procurar outra plataforma(WhatsApp, Telegram, Snapchat).

Fabio Montarroios

O q eu recomendaria a uma pessoa q tem particular interesse por crianças ou adolescentes é: procurem tratamento terapêutico. Eles existem e podem evitar q uma pessoa se transforme num abusador. Vejam a linha tênue de uma criança e um adolescente... por mais q a lei (artigo 2o do eca) faça essa divisão etária, e por mais q saibamos sobre a maturidade poder variar, não é saudável dentro nosso contexto social (e qualquer outro, diga-se), q é ultra violento e repletos de abusos, estimular q um adolescente de 14 anos mande nudes (q por serem arquivos digitais não se pode ter muito controle).

Conversar sobre sexualidade no âmbito educacional é uma coisa, outra é se aproveitar de diálogo direto com jovens para tirar deles imagens de seus corpos. A descoberta da sexualidade ou mesmo os resultadoa da educação sexual não podem ser um artifício pra se obter algo dessa natureza.

E aos q não precisam de terapia, não relativizem isso, sejam rigorosos consigo mesmos nessa questão, porque ela é clara e não deixa muita margem para dúvidas.

Shrueak

Na verdade foi com base em estudos científicos. Me lembro de ter visto algo sobre isso há alguns anos atrás quando me fiz essa pergunta.

Shrueak

Olha, concordo que a questão da gravidez no Brasil é complicada. É um país com uma taxa de pobreza muito alta e isso influencia não só nisso mas em diversas outras coisas. Porém, não é por ser uma realidade, que todos deveriamos aceitar isso, sem poder dizer que é errado.

Leon

Que ícone LINDO!

Exibir mais comentários