Os robôs podem tomar o lugar de muitos empregos, inclusive dos chapeiros de restaurantes. O Flippy, desenvolvido pela Miso Robotics, é especialista em montar hambúrgueres no ponto certo e começou a trabalhar em uma das lanchonetes da rede CaliBurger nesta segunda-feira (5).

O Flippy foi anunciado publicamente em 2017 e estava em testes desde então. A vantagem do robô é que ele pode dar conta de 12 hambúrgueres ao mesmo tempo, sempre com a mesma consistência e eficiência. Por meio de uma tecnologia de detecção de calor, o robô sabe quando é a hora certa de virar a carne.

Ele também utiliza visão computacional para identificar os ingredientes do sanduíche, como queijo, hambúrguer bovino e hambúrguer de frango, bem como saber se o pão está virado ou não. Depois, o braço robótico do Flippy monta tudo na ordem certa (não do jeito do Google).

A Miso Robotics vende o Flippy como um “assistente de cozinha”, que pode fazer o trabalho manual enquanto os cozinheiros se concentram na preparação dos ingredientes e na interação com os clientes. O objetivo do robô, segundo a empresa, é “melhorar as condições de trabalho dos chefes e dos cozinheiros por meio de assistentes, não substituí-los”.

O robô chapeiro já está em funcionamento em uma das unidades da CaliBurger em Pasadena, no estado americano da Califórnia, e deve ser instalado em mais 50 restaurantes nos próximos anos.

Com informações: SlashGear.

Tecnocast 049 – O Futuro do Trabalho

A história se repete: sempre que aparece uma novidade, que altera o mercado de trabalho, as centrais sindicais promovem greves, alegando que é necessário proteger os empregos. O governo (pelo menos o brasileiro) costuma ceder a essa pressão, e cria leis absurdas, como a que obriga a presença de um cobrador em todos os ônibus.

O problema é que, com a chegada das máquinas super inteligentes, a mão de obra humana será cada vez mais desnecessária. E isso vale para trabalhos criativos e intelectuais, também! Não pense que estamos imunes à mudança. Os algoritmos são desenvolvidos para aprenderem de forma similar ao cérebro humano. Então se a gente consegue, “eles” também vão conseguir – só que farão melhor e mais rápido.

Não acredita? Então dá o play e vem com a gente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DumbSloth87

Um broiler igual o do Burger King não é mais eficiente/barato/menos complicado?

Kang Otro ✓

hahaha tudo bem então!

Victor Serrão

O que ele disse é absolutamente real. Visite uma indústria de alimentos e se maravilhe com a quantidade de dinheiro, pessoal, peças, lubrificantes, etc, que uma máquina até relativamente simples de envase de molho, por exemplo, consome durante sua vida útil.

É hype sim, os robôs não vão fazer tudo e a barreira vai ser o custo.

Victor Serrão

É, não vai substituir, não... A humanidade está caminhando para subverter a ordem das coisas estabelecida na Revolução Industrial, que é as pessoas produzirem o que elas podem comprar. Robôs ainda não podem comer hamburgueres.

Bruno

O maior custo das redes de fast-food é com funcionários. Alta rotatividade, treinamentos, férias...por conta disso, um dia certamente os robôs vão substituir a maioria dos funcionários.

Kang Otro ✓

A 15 ou 20 anos atrás falávamos a mesma coisa com relação ao celular. É muito caro para boa parte da população e olha no que deu ... É assim que se inicia uma tecnologia! É um pensamento muito pequeno esse seu.

PugOfWar

vai tirar o emprego de quem era zoeiro na faculdade

ʞǝʌǝɥs

também acho...isso é só hype

Renan Araújo

Que nada. A compra talvez seja um ponto pesado pra empresa, mas ele tem eficiência pra preparar até 12 hambúrgueres ao mesmo tempo, logo “se paga”. E uma manutenção preventiva/preditiva bem feita, com coisas bobas tipo limpeza, lubrificação e inspeção visual, ele deve ter um bom período sem “dar o prego” nem precisar de intervenção corretiva. Sem contar o número de auxílios que não deverão ser pagos, sem preocupação com saúde emocional/física/psicológica; sem atrasos, sem perdas no aproveitamento...

Corvo

Dependendo a eficiência do robô versus de um chapeiro ele trabalha por vários e acaba saindo mais barato, além de não ficar doente, atrasar, tirar férias, engravidar, etc.

Doug

Breve, haverá robôs trabalhando no lugar de outros robôs 🔄

Doug

“melhorar as condições de trabalho dos chefes e dos cozinheiros” és vero

Caleb Enyawbruce

Curti os lanches dessa Cali Burger. Não conhecia...

Caleb Enyawbruce

Sensacional! Parece bem interessante. Vamos ver na prática do dia a dia de uma agitada cozinha de lanchonete.

Renan Alves

Isso não tem futuro, os gasto com um robo desses é maior que um funcionario.
Os valores que serão gastos com: Compra> energia> limpeza> manutenção> Troca de espatulas> e ainda ira precisar de alguém que monte o lanche, quem em sã consciência compraria um robo e ainda ter que pagar alguém pra montar o lanche?

Exibir mais comentários