Andy Rubin é conhecido como pai do Android e idealizador do Essential Phone, aquele smartphone cheio de pompa que, em 2017, só vendeu 88 mil unidades. Mas a próxima versão pode ter uma câmera frontal retrátil que vai fazer as vendas dispararem. Ou não. Seja como for, Rubin patenteou a ideia. Teoricamente, ela é uma opção para telas que realmente cobrem toda a frente, sem notch.

Andy Rubin - patente

A proposta lembra o flash embutido que a gente encontra em muitas câmeras fotográficas. Nelas, você aperta um botão e o módulo de flash surge imediatamente. A patente assinada por Rubin e outros membros da Essential descreve um mecanismo similar, mas que coloca a câmera frontal no lugar do flash.

Essa patente chama atenção porque, na primeira olhada, ela pode permitir que o smartphone tenha uma tela que cobre toda a frente, sem necessidade daquele entalhe na parte superior que caracteriza o iPhone X e que está sendo adotado por um monte de fabricantes.

O Essential Phone

O Essential Phone

Olhando bem, a ideia está mais para uma solução para o Essential Phone. O modelo tem uma tela com excelente aproveitamento do espaço frontal, mas há um “furinho” na parte superior que dá espaço para o módulo de câmera. Isso não quer dizer, porém, que a próxima versão do Essential (se é que haverá uma) vai aproveitar a ideia. Por ora, Rubin só confirmou a patente.

Você provavelmente sabe que os registros de patentes não implicam, necessariamente, na adoção das ideias ou invenções que elas representam. É muito comum, por exemplo, empresas registrarem patentes apenas para proteger conceitos ou ganhar dinheiro com licenciamento em um futuro longínquo.

Pode ter sido o caso aqui. No Twitter, perguntaram a Andy Rubin se ele havia visto o Vivo Apex, smartphone conceitual apresentado no MWC 2018 que chama atenção por ter uma tela que ocupa quase 98% do espaço frontal e — adivinhe — uma câmera retrátil.

Câmera frontal do Vivo Apex

Câmera frontal do Vivo Apex

Rubin respondeu que sim, que já tinha visto o Vivo Apex, e complementou a resposta com o link para a patente, cujo registro foi solicitado em 2016. Só não ficou claro se a Vivo fechou algum acordo de licenciamento (aparentemente, não) ou se em breve assistiremos a uma briga nos tribunais: rumores apontam que o aparelho vai ser lançado no segundo semestre e aí, provavelmente, a Essential vai bater na porta da Vivo.

Com informações: SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DumbSloth87

É tranquilo na real, pesquisa no Google Imagens: Honor 7i case
Esse aparelho é antigo (2015), seria legal a Huaweii lançar uma versão moderna sem bordas.

John Smith

Olha só, não tinha pensado nisso. Genial!
Só não deve ser algo muito amigável com capinhas, haha.

DumbSloth87

Não cara, pensa assim, a camera fica normalmente apontada pra trás, quando o sujeito quer tirar uma selfie ela gira pra frente por cima do aparelho.Tipo assim:
https://d2giyh01gjb6fi.clou...

John Smith

Penso que, como os aparelhos hoje são cada vez mais finos, seria muito difícil espremer duas câmeras (ou mais, já que os aparelhos vem com 2 e até 3 atrás) ali. Teria que ser uma peça maior e possivelmente mais espessa.
Fora que aumentaria muito o uso do mecanismo... teria que ser muito bem projetado pra não apresentar problemas em um uso mais intenso.

Alessandro

Acho que prefiro o calombo, se ela fizer as duas funções, a chance de quebrar vai ser bem maior

Glauco

Concordo com o lance da borda mínima para acomodar a câmera, mas não me incomodaria com uma câmera retrátil, desde que não quebrasse facilmente. Digo isso porque é extremamente raro eu utilizar a câmera frontal e sendo assim essa coisa feia seria raramente vista, mas claro, isso seria interessante para meu uso em particular, se eu utilizasse muito a câmera frontal eu correria dessa solução.

Glauco

Podemos inverter algumas coisas que vc falou, no caso de tirar a borda superior não faria a tela crescer verticalmente e sim o comprimento total do celular é que diminuiria e no caso dos botões físicos não se perdeu espaço da tela com os botões virtuais, elas cresceram verticalmente para acomodar eles, é só ver como a proporção da tela mudou nos últimos anos. Em relação ao leitor de digitais, já tem solução para isso, o sensor pode ficar escondido atrás da tela, já tem celular assim.

Carlin

A patente que a Apple deve ter registrado referente ao design do iPhone X, provavelmente o registro deve ter ocorrido nos Estados Unidos, logo é bem provável que se caso a Apple venha a processar a Asus isso só acontecera se a Asus resolver vender o Zenfone 5/5Z no mercado norte americano, até isso o lançamento no mercado acontecer é bom a Asus ir guardando um bom dinheiro pros advogados e para a multa! HAHAHAHA

Jhon

Convenhamos que um pouquinho de borda em cima não faz mal a ninguém, até porque o tamanho do aparelho aumentaria apenas verticalmente. Pra mim isso é muito mais marketing do que alguém realmente pensando na usabilidade.

Outra coisa que eu sinto falta é o botão home (voltar e multitarefa tbm no caso do android) físico, você até perde um pouco de tela, mas ganha leitor de digitais na frente e economiza o espaço dos botões virtuais.

Pedro Resende

Faz sentido mesmo

Marcos Soares Santos

mas é feio pra cacete e vai dar problema com toda certeza

Otávio

Eu consigo entender (sem concordar): em ambos os casos (knot e câmera pop-up) dá pra ver de longe que seu smartphone é high-end/caro. ¯\_(ツ)_/¯

Marcus Araújo

Pelo visto estão competindo fortemente na categoria pior design. Se a minha empresa tivesse uma patente destas, faria questão de esconder do mundo essa ideia bizarra que tivemos, seria melhor fingirmos que não pensamos nessa coisa horrorosa antes.

Seria bom que alguém desse uma dica e falasse para estas empresas que ninguém se importa se houver uma borda mínima na parte de cima para acomodar a câmera. Olha aí a Samsung, quem diria, dando uma aula de design e bom gosto na Apple e nas demais Control C Control V.

Pedro Resende

Não consigo entender essas "soluções", um aparelho com a borda superior miníma como o Galaxy s9 é mais bonito, prático e funcional. Essa câmera móvel é mais uma coisa para dar defeito, além de não ser nada prático esse chifre.

grande_dino_2

Talvez pra evitar o calombo que algumas lentes deixam na traseira.

Exibir mais comentários