Início » Celular » Câmera frontal retrátil do Vivo Apex já havia sido patenteada pela Essential

Câmera frontal retrátil do Vivo Apex já havia sido patenteada pela Essential

Emerson Alecrim Por
2 anos atrás

Andy Rubin é conhecido como pai do Android e idealizador do Essential Phone, aquele smartphone cheio de pompa que, em 2017, só vendeu 88 mil unidades. Mas a próxima versão pode ter uma câmera frontal retrátil que vai fazer as vendas dispararem. Ou não. Seja como for, Rubin patenteou a ideia. Teoricamente, ela é uma opção para telas que realmente cobrem toda a frente, sem notch.

Andy Rubin - patente

A proposta lembra o flash embutido que a gente encontra em muitas câmeras fotográficas. Nelas, você aperta um botão e o módulo de flash surge imediatamente. A patente assinada por Rubin e outros membros da Essential descreve um mecanismo similar, mas que coloca a câmera frontal no lugar do flash.

Essa patente chama atenção porque, na primeira olhada, ela pode permitir que o smartphone tenha uma tela que cobre toda a frente, sem necessidade daquele entalhe na parte superior que caracteriza o iPhone X e que está sendo adotado por um monte de fabricantes.

O Essential Phone

O Essential Phone

Olhando bem, a ideia está mais para uma solução para o Essential Phone. O modelo tem uma tela com excelente aproveitamento do espaço frontal, mas há um "furinho" na parte superior que dá espaço para o módulo de câmera. Isso não quer dizer, porém, que a próxima versão do Essential (se é que haverá uma) vai aproveitar a ideia. Por ora, Rubin só confirmou a patente.

Você provavelmente sabe que os registros de patentes não implicam, necessariamente, na adoção das ideias ou invenções que elas representam. É muito comum, por exemplo, empresas registrarem patentes apenas para proteger conceitos ou ganhar dinheiro com licenciamento em um futuro longínquo.

Pode ter sido o caso aqui. No Twitter, perguntaram a Andy Rubin se ele havia visto o Vivo Apex, smartphone conceitual apresentado no MWC 2018 que chama atenção por ter uma tela que ocupa quase 98% do espaço frontal e — adivinhe — uma câmera retrátil.

Câmera frontal do Vivo Apex

Câmera frontal do Vivo Apex

Rubin respondeu que sim, que já tinha visto o Vivo Apex, e complementou a resposta com o link para a patente, cujo registro foi solicitado em 2016. Só não ficou claro se a Vivo fechou algum acordo de licenciamento (aparentemente, não) ou se em breve assistiremos a uma briga nos tribunais: rumores apontam que o aparelho vai ser lançado no segundo semestre e aí, provavelmente, a Essential vai bater na porta da Vivo.

Com informações: SlashGear.