BlackBerry processa Facebook por violação de patentes no Messenger, Instagram e WhatsApp

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Foto por Anthony Quintano/Flickr

A BlackBerry está de volta ao noticiário, mas não para anunciar um aparelho ou um novo negócio: a empresa decidiu processar o Facebook por violação de patentes. Mais precisamente, a companhia de Mark Zuckerberg está sendo acusada de infringir tecnologias da BlackBerry no Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp.

Que tecnologias seriam essas? Se você teve contato com algum aparelho da marca, provavelmente vai se lembrar do BlackBerry Messenger ou simplesmente BBM. Esse é um serviço de mensagens instantâneas criado em 2005 e que existe até hoje. Com versões também para Android e iOS, a ferramenta ainda tem uma base considerável de usuários, principalmente em determinadas regiões da Ásia e Oriente Médio.

No processo, a BlackBerry (note que a chinesa TCL, que comprou os direitos de lançar smartphones com a marca BlackBerry, não tem nenhuma relação com isso) alega que investiu bastante dinheiro ao longo dos anos em pesquisa e desenvolvimento, o que a levou a ter diversas patentes, inclusive referentes a mensagens.

O Facebook teria violado em seus serviços pelo menos sete patentes relacionadas a aspectos como segurança, interface, integração de jogos, uso eficiente de bateria e compatibilidade com plataformas, de acordo com a BlackBerry, que afirma também que conversou por vários anos com a companhia para chegar a um acordo legal, mas não obteve sucesso.

BBM

Como compensação, a BlackBerry espera ser indenizada pelo Facebook, embora o valor não tenha sido especificado. O processo também considera a possibilidade de os serviços em questão serem fechados, mas as chances de isso acontecer são praticamente nulas — na pior das hipóteses, o Facebook faz um acordo envolvendo grandes quantias e encerra o assunto.

Por ora, o Facebook não está disposto a baixar a guarda. Ao Recode, um representante da companhia declarou que “a ação legal da BlackBerry reflete o triste estado atual do seu negócio de mensagens”. Ele disse mais: “tendo abandonado seus esforços para inovar, a BlackBerry está agora tentando taxar a inovação de outros. Temos a intenção de brigar”.

Não é a primeira vez que a BlackBerry abre dispustas envolvendo patentes. No ano passado, a companhia processou a Blu por motivos semelhantes. O assunto só foi encerrado após intervenção do Google.

Com informações: CNBC.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados