Início » Aplicativos e Software » Microsoft confirma que Windows 10 ganhará "modo S" gratuito

Microsoft confirma que Windows 10 ganhará "modo S" gratuito

Felipe Ventura Por

No ano passado, a Microsoft lançou uma nova versão de seu sistema operacional chamada Windows 10 S. A principal diferença é que ele só roda aplicativos instalados a partir da Loja.

Rumores diziam que a Microsoft deixaria de fazer uma versão à parte: em vez disso, o Windows 10 ganharia um "modo S". O vice-presidente Joe Belfiore confirmou essa informação em uma resposta no Twitter.

Microsoft Surface Laptop, lançado com Windows 10 S

"No ano que vem, o 10 S será um 'modo' das versões existentes, não uma versão distinta", segundo Belfiore. No blog oficial da Microsoft, ele afirma que "a nomenclatura era um pouco confusa tanto para clientes, como para parceiros".

Acredita-se que as versões Home, Pro e até Enterprise terão o modo S. Belfiore explica que, "se o cliente quiser sair do modo S, será possível fazer isso sem custo, não importa a edição". Atualmente, clientes empresariais precisam pagar US$ 49 para migrar do Windows 10 S para o Pro.

O "modo S" bloqueia o Windows para não rodar programas de fora da Loja e possui algumas restrições adicionais — não tem editor de registro nem Group Policy, por exemplo.

Vale lembrar que a Microsoft Store oferece alguns aplicativos Win32 tradicionais, como Office, Spotify, Evernote e Adobe Photoshop Elements. Até o iTunes deve se juntar a essa lista; só não espere ver o Google Chrome.

A ideia é concorrer diretamente com os Chromebooks. Eles não são muito populares no Brasil, mas dominam quase 60% das vendas para escolas nos EUA.

Isso significa que o Windows 10 terá as seguintes versões, algumas com modo S:

  • Windows 10 Home/Home S;
  • Windows 10 Pro/Pro S;
  • Windows 10 Enterprise/Enterprise S;
  • Windows 10 Education;
  • Windows 10 Pro Education;
  • Windows 10 Enterprise LTSB;
  • Windows 10 Mobile;
  • Windows 10 Mobile Enterprise;
  • Windows 10 IoT;
  • Windows 10 on ARM;
  • Windows 10 Team;
  • Windows 10 Pro for Workstations.

Claro, várias dessas versões são destinadas a dispositivos específicos — Mobile para smartphones, Windows on ARM para computadores com processador Snapdragon — mas ainda assim é bastante.

Com informações: The Verge. Atualizado em 08/03.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Igor Reis

“se o cliente quiser sair do modo S, será possível fazer isso sem custo, não importa a edição”

ochateador

Esqueceu do setor de TI que precisa testar diversas configurações do registro e política dos computadores antes de liberar isso para usuários ?

ochateador

Philips está mandando a microsoft ir pastar.
Já converteram parte de seu ERP e vão converter o resto para rodar em máquinas com linux (que irá atuar como servidor) e os usuários acessarão tudo via web (estou falando apenas do ERP para hospitais que é o que conheço).

ochateador

Filho.
Se em 30 anos o desenvolvedor/empresa cagou e andou para os métodos de programações "universais", não será um windows S que vai mudar essa cultura.

É mais fácil eles fazerem uma gambiarra para todos usuários acessarem o programa via web e alterar o core para funcionar em linux e com isso irão mandar "uma madeira no buraco que não bate o sol" para microsoft.

Rafael Rodrigues

Eu uso fedora, até que me supre bem como programador

Igor Reis

Você leu o texto?

Tori

Ai é problema do profissional.

Trovalds

Sim, de mais de 100 máquinas.... uma molezinha.

Trovalds

Se você logar como administrador local é inútil.

Lincoln costa barros

Obrigado pela organização em demonstrar todas as versões do Windows 10

Tori

Atualizar do 12.04 pro 16.04 é fichinha, se tiver paciência pra atualizar e remover pacotes quebrados.

Thiago Lopes

Os nome de versões de Windows está igual nome de nerf's: https://uploads.disquscdn.c... https://uploads.disquscdn.c... https://uploads.disquscdn.c...

Trovalds

Slackware é complicação desnecessária. Muita frescura pra pouco objetivo. E não é rolling release. Linux não precisa ser mastigado mas também não precisa de frescura que só quem inventou a distro entenda.

Trovalds

Sim, fazendo upgrade a cada lançamento... assim até eu consigo! Agora atualiza do 12.04 pra versão LTS mais recente, que no caso seria a 16.04 direto. Não, você não entendeu ainda. E se seu linux vive quebrando é porque você está usando a distro errada. E distro rolling release quebra só se você inventar moda.

Tori

não sabe dar lock em pacotes do pacman? caramba bruno, que complicado.
Não quer atualizar, não dá um "pacman -Syu" tio.
irá ficar na versão 3.18 do kernel facil facil.

Exibir mais comentários