Início » Gadgets » Amazon afirma que a Alexa não vai mais dar risadas sinistras

Amazon afirma que a Alexa não vai mais dar risadas sinistras

Por
28 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Pare e pense: qual seria a sua reação se você comprasse um Amazon Echo ou qualquer outro dispositivo com a Alexa e, algum tempo depois, a assistente soltasse uma risada inesperada? Soa hilário, mas muita gente passou por esse susto nos últimos dias. A Amazon até já prometeu solucionar o problema.

Amazon Echo de segunda geração

No meu caso, depois que o coração voltasse a bater, provavelmente eu tentaria encontrar uma explicação racional, como “esse negócio deve ter sido hackeado” ou “será que a cerveja de ontem estava vencida?”. Mas muitas das “vítimas” preferiram relatar os seus episódios no Reddit ou no Twitter.

De acordo com alguns relatos, a Alexa deu uma risadinha depois de receber um comando de voz. Porém, na maior parte dos casos, a risada veio em situações totalmente aleatórias, sem que a assistente tivesse sido acionada.

Como mostram os tweets acima, o usuário do perfil @DavidSven, por exemplo, relatou que estava tento uma conversa no escritório sobre um assunto bastante confidencial e a Alexa simplesmente riu. Outro relato é o de @taylorkatelynne, que disse que estava na sala de estar com a sua mãe e, sem que ninguém dissesse uma só palavra, a Alexa soltou a risada.

A quantidade de usuários que se depararam com a risada da assistente não foi realmente grande, mas os relatos foram suficientes para piadas, memes e até uma brincadeira no programa de Jimmy Kimmel surgirem:

Diante da repercussão do assunto, a Amazon tratou de investigar o problema e descobriu que, em raras circunstâncias, a assistente simplesmente pode entender algum som como sendo o comando “Alexa, laugh” (Alexa, ria), o que provoca a risada.

Para evitar mais sustos, a companhia está desativando essa ordem. Agora, para fazer a Alexa rir, o usuário terá que dar um comando mais completo, como “Alexa, você pode rir?”. Por via das dúvidas, ela vai responder algo como “claro, eu posso rir” e só então soltar a risada.

A Amazon só não se pronunciou sobre o usuário que disse no Twitter “eu desconectei a Alexa, mas ela continuou rindo”.

Com informações: Bloomberg, Mashable, AFP.

Mais sobre: , ,