Início » Aplicativos e Software » Windows 10 Spring Creators Update terá nova plataforma de IA

Windows 10 Spring Creators Update terá nova plataforma de IA

Windows ML permitirá rodar modelos de aprendizado de máquina

Felipe Ventura Por

A Microsoft lança novas versões do Windows 10 a cada semestre. Até abril, teremos uma atualização para o sistema — e ela se chamará "Spring Creators Update".

Esta é a terceira atualização para criadores, e virá com algumas novidades interessantes, como a Linha do Tempo, ajustes na interface e recursos de aprendizado de máquina.

O aprendizado de máquina (ML) é um tipo de inteligência artificial que envolve ensinar conceitos básicos a um computador. O software consegue prever resultados com maior precisão à medida que é treinado.

Por exemplo, é possível treinar um sistema industrial que inspeciona peças, alimentando-o com imagens para ensiná-lo como é um item defeituoso. Então, o sistema pode analisar componentes recém-fabricados e decidir se eles estão normais ou não.

O Windows ML estará disponível em todas as variantes do sistema — não apenas PCs, como também HoloLens, servidores e dispositivos da Internet de Coisas — para rodar modelos de aprendizado de máquina.

Ele usa aceleração por hardware, tanto no processador como no chip gráfico ou placa de vídeo. A Microsoft diz que cerca de 80% dos sistemas com Windows 10 possuem GPUs poderosas o suficiente para rodar modelos de aprendizado de máquina.

Os modelos usam um formato chamado ONNX, desenvolvido pela Microsoft, Facebook e Amazon Web Services e suportado pela Nvidia, Qualcomm, Intel e AMD. É possível testá-lo no Visual Studio Preview 15.7.

A Microsoft vai atualizar seu aplicativo Fotos para usar o Windows ML, para ajudar na detecção de rostos e para identificar vídeos relacionados.

Rodar modelos de ML localmente, sem depender da nuvem, é uma tendência interessante. O Google já inclui sua plataforma de IA (TensorFlow Lite) no Android 8.1 Oreo, e desta vez os PCs farão parte disso.

Outras novidades

Além do Windows ML, o Spring Creators Update terá outras novidades bacanas, entre elas:

  • a Linha do Tempo permite abrir tudo o que você estava usando em um momento específico, incluindo programas, arquivos e abas do Edge;

Enquanto isso, as abas no Explorador de Arquivos e em outros apps deve ficar para a próxima atualização — codinome Redstone 5 — a ser lançada no segundo semestre.

Com informações: Ars Technica, The Verge.