A Microsoft lança novas versões do Windows 10 a cada semestre. Até abril, teremos uma atualização para o sistema — e ela se chamará “Spring Creators Update”.

Esta é a terceira atualização para criadores, e virá com algumas novidades interessantes, como a Linha do Tempo, ajustes na interface e recursos de aprendizado de máquina.

O aprendizado de máquina (ML) é um tipo de inteligência artificial que envolve ensinar conceitos básicos a um computador. O software consegue prever resultados com maior precisão à medida que é treinado.

Por exemplo, é possível treinar um sistema industrial que inspeciona peças, alimentando-o com imagens para ensiná-lo como é um item defeituoso. Então, o sistema pode analisar componentes recém-fabricados e decidir se eles estão normais ou não.

O Windows ML estará disponível em todas as variantes do sistema — não apenas PCs, como também HoloLens, servidores e dispositivos da Internet de Coisas — para rodar modelos de aprendizado de máquina.

Ele usa aceleração por hardware, tanto no processador como no chip gráfico ou placa de vídeo. A Microsoft diz que cerca de 80% dos sistemas com Windows 10 possuem GPUs poderosas o suficiente para rodar modelos de aprendizado de máquina.

Os modelos usam um formato chamado ONNX, desenvolvido pela Microsoft, Facebook e Amazon Web Services e suportado pela Nvidia, Qualcomm, Intel e AMD. É possível testá-lo no Visual Studio Preview 15.7.

A Microsoft vai atualizar seu aplicativo Fotos para usar o Windows ML, para ajudar na detecção de rostos e para identificar vídeos relacionados.

Rodar modelos de ML localmente, sem depender da nuvem, é uma tendência interessante. O Google já inclui sua plataforma de IA (TensorFlow Lite) no Android 8.1 Oreo, e desta vez os PCs farão parte disso.

Outras novidades

Além do Windows ML, o Spring Creators Update terá outras novidades bacanas, entre elas:

  • a Linha do Tempo permite abrir tudo o que você estava usando em um momento específico, incluindo programas, arquivos e abas do Edge;

Enquanto isso, as abas no Explorador de Arquivos e em outros apps deve ficar para a próxima atualização — codinome Redstone 5 — a ser lançada no segundo semestre.

Com informações: Ars Technica, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jailton Rocha

Pow M$ mais bloatware? Assim não dá né!
Pelo menos que tenha opção de arrancar os recursos que a "maioria" não usa ¬¬

Cleide Vieira

Concordo com vc. Jamais deveria ter feito a atualização 1709 , ferrou com a máquina e tem dias que não consigo sequer chamar o Windows. Vc sabe se haverá a possibilidade de bloquear essa nova que virá em abril? Quero um sistema que me deixe trabalhar, não preciso de tantas firulas, abraço

Rafael Moreira

Obrigado pela dica, irei procurar saber sobre isso.

Thiago Viniski

A empresa Microsoft é visionaria e não tenho dúvida que tudo que está implantando ao sistema operacional atual é como base para um futuro já esperado. É melhor errar hoje enquanto ainda são bebes em VR, 3D, AI... Do que quando tudo isso isso estiver em alta e for usado por nós de forma cotidiana. Imagina no auge de uso da ferramenta a empresa fazer uma atualização e dar um BUG! Seria alvo de criticas pesadas. Entendo que nós BRAS temos dificuldade de usar novas tecnologias pelo alto preço taxado em nosso país e por isso acabamos pré jugando que isso não nos servirá para nada, mas se você for no youtube pesquisar pelos gringos, eles usam e muito o VR, 3D. Espero um dia que possamos desfrutar de tais tecnologia a baixo custo.

Liliano Nigel Rambaldi

Exato.... Essa edição do Win10 equivale ao Win7 com DirectX 12. Disparado a melhor que existe.

Liliano Nigel Rambaldi

Ainda não constataram para decidirem descontinuar.

Rafael Ferreira

Opa.. Pesquisa sobre Windows 10 ltsb .. É um windows 10 pra empresas aí ele vem sem a windows store e sem bloatware. Também só recebe atualizações de segurança .. Sem esses recursos inúteis da Microsoft.

Rafael Moreira

No serviço só uso Windows 7, não instalo Windows 10 de jeito nenhum. Muito recurso rodando em segundo plano, e cheio de firulas. A loja de aplicativos é uma bagunça só, sem contar as atualizações forçadas para as versões home single. Existe outras alternativas muito melhor que Windows. Em casa só uso macOS, tudo otimizado e sem firulas. Outro sistema que curti foi o Linux versão mint. Só vejo uma vantagem no Windows, quando o assunto é jogos e o uso da IDE Visual Studio full. Aos poucos vai surgindo outras opções, o Xbox já faz um bom trabalho quando o assunto é jogo, o monodevelop tem algumas funções do VS. Ninguém hoje em dia é obrigado a ficar refém do Windows.

John Smith

Eu não disse que ninguém usa e sim que eu não conheço ninguém que use esses recursos.
Mas tenho certeza (e aqui é puro achismo) que considerando o tamanho da base de usuários do Windows, a parcela que usa esses recursos "modernos" deve ser bem pequena.
Ademais, minha principal crítica é ao fato de isso não ser opcional e sim enfiado goela abaixo do usuário [não dá pra remover

Trovalds

Se não tô enganado esse "Linha do Tempo" era pra ter vindo no Windows Vista... claro, antes da bagunça e de terem que abandonarem praticamente tudo que prometeram.

Baio-kun

Se ninguém usasse teria sido descontinuado...

johndoe1981

Mais bloatware, na minha opinião.

Tori

Porque Microsoft.

John Smith

Tem tudo pra ser mais um recurso que, na prática, vai ser só mais uma inutilidade entulhando o SO, vide os recursos de 3D e VR que não conheço ninguém que usa e não tem como serem desinstalados.

Eduardo Braga

Que nome lindo!!!
Fico espantado quando vejo a interface do Windows. Como que as coisas podem ser tão bagunçadas?