Windows 10 Spring Creators Update terá nova plataforma de IA

Windows ML permitirá rodar modelos de aprendizado de máquina

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

A Microsoft lança novas versões do Windows 10 a cada semestre. Até abril, teremos uma atualização para o sistema — e ela se chamará “Spring Creators Update”.

Esta é a terceira atualização para criadores, e virá com algumas novidades interessantes, como a Linha do Tempo, ajustes na interface e recursos de aprendizado de máquina.

O aprendizado de máquina (ML) é um tipo de inteligência artificial que envolve ensinar conceitos básicos a um computador. O software consegue prever resultados com maior precisão à medida que é treinado.

Por exemplo, é possível treinar um sistema industrial que inspeciona peças, alimentando-o com imagens para ensiná-lo como é um item defeituoso. Então, o sistema pode analisar componentes recém-fabricados e decidir se eles estão normais ou não.

O Windows ML estará disponível em todas as variantes do sistema — não apenas PCs, como também HoloLens, servidores e dispositivos da Internet de Coisas — para rodar modelos de aprendizado de máquina.

Ele usa aceleração por hardware, tanto no processador como no chip gráfico ou placa de vídeo. A Microsoft diz que cerca de 80% dos sistemas com Windows 10 possuem GPUs poderosas o suficiente para rodar modelos de aprendizado de máquina.

Os modelos usam um formato chamado ONNX, desenvolvido pela Microsoft, Facebook e Amazon Web Services e suportado pela Nvidia, Qualcomm, Intel e AMD. É possível testá-lo no Visual Studio Preview 15.7.

A Microsoft vai atualizar seu aplicativo Fotos para usar o Windows ML, para ajudar na detecção de rostos e para identificar vídeos relacionados.

Rodar modelos de ML localmente, sem depender da nuvem, é uma tendência interessante. O Google já inclui sua plataforma de IA (TensorFlow Lite) no Android 8.1 Oreo, e desta vez os PCs farão parte disso.

Outras novidades

Além do Windows ML, o Spring Creators Update terá outras novidades bacanas, entre elas:

  • a Linha do Tempo permite abrir tudo o que você estava usando em um momento específico, incluindo programas, arquivos e abas do Edge;

Enquanto isso, as abas no Explorador de Arquivos e em outros apps deve ficar para a próxima atualização — codinome Redstone 5 — a ser lançada no segundo semestre.

Com informações: Ars Technica, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados