Existem algumas tarefas em que os robôs são simplesmente melhores do que nós. Uma delas é resolver cubos mágicos. O recorde humano é de 4,59 segundos; enquanto isso, uma máquina fez o mesmo em apenas 0,38 segundo.

A máquina foi criada pelo desenvolvedor de software Jared Di Carlo e pelo estudante de robótica do MIT Ben Katz. A dupla diz que seu objetivo era quebrar o recorde anterior de 0,637, de um robô criado pela fabricante de semicondutores Infineon.

Eles decidiram usar os motores Kollmorgen ServoDisc U9, em vez dos motores de passo ​​em outros robôs, e por isso a máquina é capaz de “acelerar de forma incrivelmente rápida”, com uma velocidade superior a 1.000 rpm durante um quarto de volta do cubo.

O robô vê o cubo usando câmeras PlayStation 3 Eye. Um software de detecção de cores faz a descrição inicial do objeto, e um algoritmo determina os movimentos para resolver o cubo. Essa informação é transferida para os controladores do motor. Tudo isso leva apenas 45 milissegundos.

Todo o software está disponível no GitHub. Katz diz que a máquina poderia “definitivamente ir mais rápido”, mas os ajustes finos se tornam cada vez mais cruciais, porque “é preciso resolver bugs com a câmera de alta velocidade, e erros geralmente quebram o cubo mágico”.

Ou seja, provavelmente não vai demorar muito até que esse recorde seja quebrado — o problema é quebrar o próprio cubo mágico no processo.

Com informações: SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados