Falando em Ubuntu, a Canonical anunciou nessa segunda-feira uma interface específica do sistema para donos de netbooks. O ambiente Unity será focado tanto em netbooks quanto em aparelhos touchscreen. O acesso a aplicativos será facilitado, uma vez que haverá uma espécie de dock de atalhos na lateral do sistema operacional.

Talvez tenha sido pensado dessa forma para tirar proveito das telas widescreen da maioria dos netbooks…

O Unity será lançado em outubro de 2010 junto com o Ubuntu 10.10. Ele estará na versão do sistema para netbooks: o Ubuntu Netbook Edition. Porém, os entusiastas do Linux já podem testá-lo nesse link.

Ubuntu Unity: feito para netbooks. (Clique para ampliar)

Ubuntu Unity: feito para netbooks. (Clique para ampliar)

Além disso, a organização também demonstrou o Ubuntu Light, uma implementação nova do sistema operacional baseado em Linux que deverá rodar juntamente com outro sistema operacional. A intenção da Canonical é oferecer um sistema de inicialização rápida, para que o usuário acesse a internet, troque mensagens instantâneas e leia seus e-mails.

De acordo com a empresa, o Ubuntu Light leva apenas 7 segundos para ser carregado em um Dell Mini 10v com armazenamento SSD. “Ubuntu Light pode ser usado em um PC convencional ou notebook sem Windows, mas ele foi especialmente desenvolvido para ambientes de dual boot“, diz a Canonical em comunicado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fer
¬¬ Nossa, super engraçado, vou rir amanhã, sério!
Fer
Claro! E o Bin Laden é presidente do Japão!
Fer
UAHSUAHSUHAUSHU E o Papa é muçulmano! Basta olhar a Super Taskbar, e ver a copia assumida que é. O próprio funcionário da Microsoft admitiu!
Fer
MacBook e você usando RWindows?
JoseRenan
ah bem!
@bruno_gall
Desculpe era o Windows =P
@bruno_gall
Vocês acham que eu larguei o Linux porque?
Tiago César Oliveira
Cada vez mais estou sendo seduzido pelo mundo open source... Apesar de ser maníaco por tecnologia (e programação, principalmente) ainda sou um usuário de Windows. Será que agora vai?
Hernani
Herege :)
Hernani
Sério, me deu até vontade de usar Linux agora... Passou!
Rodrigo Fante
Opa finalmente coisa nova vindo por ai, no more copy please!! Embora pareça interessante não irei testar pois não cai no hype dos netbooks.
tplayer
A interface do Windows 7 é até bem original. :)
Guilherme'
Aí sim fomos surpreendidos novamente! Da até gosto de ver quando as coisas dão certo! Ótima jogada da Canonical
Thássius Veloso
Claro que nãããããããão... Windows é originalíssimo do começo ao fim.
Antonio Veras
MAs bah chê! Não é o windows o campeão do copy and paste?
Exibir mais comentários