O Google lançou na semana passada a primeira prévia do Android Pie para desenvolvedores. Ela inclui um painel de notificações reprojetado, suporte nativo a telas com “notch”, melhorias de privacidade, entre outros.

Há também alguns pequenos detalhes que o Google não mencionou. O Ars Technica testou o Android Pie em um Pixel 2, e encontrou algumas novidades bacanas espalhadas pelo sistema operacional; vamos a elas.

Um novo Material Design?

A interface do Android Pie está cheia de retângulos com cantos arredondados — nas notificações, nas caixas de diálogo, nos controles de volume, entre outros. É algo que já está presente no app do Google e também no Google Pay (antigo Android Pay).

Estes podem ser os sinais de uma nova diretriz de design para o Android e outros produtos do Google. Em fevereiro, o XDA Developers descobriu uma referência a um “novo padrão Google Material Design 2” no código do Chromium.

Android Pie sugere bloquear notificações

Se você costuma dispensar as notificações de um determinado app, em vez de tocar nela, o Android Pie coloca um símbolo ⛔ no canto direito, e pergunta se elas ainda interessam para você. Logo abaixo, há um botão “interromper notificações”.

Notificações se expandem, assim como apps

Desde o Android 6.0 Marshmallow, cada app se expande para ocupar a tela inteira quando você toca no ícone correspondente da tela inicial. No Android Pie, essa animação é aplicada também para as notificações.

Notificações com notch

Você já sabe que o Android Pie tem suporte nativo a telas com entalhe, reduzindo a área útil da barra de notificações. O sistema coloca o máximo de ícones que couberem; se faltar espaço, alguns só serão exibidos quando você abrir o painel de notificações.

Editor de capturas de tela

O app Google vem testando uma ferramenta de prints que permite recortar a imagem e desenhar nela; no entanto, ela não funciona em outros apps. Felizmente, o Android Pie ganhou um editor de capturas de tela com os mesmos recursos, e que funciona com qualquer app. Há também uma opção “Captura de tela” quando você segura o botão liga/desliga.

Configurações

Os ícones das configurações rápidas agora são redondos; e no modo expandido, elas têm rolagem vertical, em vez de horizontal. A página com as configurações completas também foi redesenhada com ícones coloridos.

Controle de volume

O controle de volume foi deslocado para a lateral da tela, onde costumam ficar os botões físicos. Ele também mostra se você está conectado a dispositivos Bluetooth.

Aviso de travamento de orientação

Se seu smartphone está com a orientação travada em modo vertical, e você o segura na horizontal, aparece um ícone de aviso na barra de navegação.

Lupa para selecionar texto

Ao selecionar texto no Android Pie, o sistema vai ampliar a parte que você estiver selecionando, de forma semelhante ao iOS.

Fim da barra laranja no modo de economia de energia

Você consegue ver de longe quando a bateria de algum smartphone Android está acabando, graças à barra laranja na parte inferior da tela. O Android Pie marca o fim desse detalhe na interface: agora só aparece uma notificação.

Teremos mais detalhes sobre o Android Pie em maio, durante a conferência Google I/O.

Com informações: Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados