O Google lançou na semana passada a primeira prévia do Android Pie para desenvolvedores. Ela inclui um painel de notificações reprojetado, suporte nativo a telas com “notch”, melhorias de privacidade, entre outros.

Há também alguns pequenos detalhes que o Google não mencionou. O Ars Technica testou o Android Pie em um Pixel 2, e encontrou algumas novidades bacanas espalhadas pelo sistema operacional; vamos a elas.

Um novo Material Design?

A interface do Android Pie está cheia de retângulos com cantos arredondados — nas notificações, nas caixas de diálogo, nos controles de volume, entre outros. É algo que já está presente no app do Google e também no Google Pay (antigo Android Pay).

Estes podem ser os sinais de uma nova diretriz de design para o Android e outros produtos do Google. Em fevereiro, o XDA Developers descobriu uma referência a um “novo padrão Google Material Design 2” no código do Chromium.

Android Pie sugere bloquear notificações

Se você costuma dispensar as notificações de um determinado app, em vez de tocar nela, o Android Pie coloca um símbolo ⛔ no canto direito, e pergunta se elas ainda interessam para você. Logo abaixo, há um botão “interromper notificações”.

Notificações se expandem, assim como apps

Desde o Android 6.0 Marshmallow, cada app se expande para ocupar a tela inteira quando você toca no ícone correspondente da tela inicial. No Android Pie, essa animação é aplicada também para as notificações.

Notificações com notch

Você já sabe que o Android Pie tem suporte nativo a telas com entalhe, reduzindo a área útil da barra de notificações. O sistema coloca o máximo de ícones que couberem; se faltar espaço, alguns só serão exibidos quando você abrir o painel de notificações.

Editor de capturas de tela

O app Google vem testando uma ferramenta de prints que permite recortar a imagem e desenhar nela; no entanto, ela não funciona em outros apps. Felizmente, o Android Pie ganhou um editor de capturas de tela com os mesmos recursos, e que funciona com qualquer app. Há também uma opção “Captura de tela” quando você segura o botão liga/desliga.

Configurações

Os ícones das configurações rápidas agora são redondos; e no modo expandido, elas têm rolagem vertical, em vez de horizontal. A página com as configurações completas também foi redesenhada com ícones coloridos.

Controle de volume

O controle de volume foi deslocado para a lateral da tela, onde costumam ficar os botões físicos. Ele também mostra se você está conectado a dispositivos Bluetooth.

Aviso de travamento de orientação

Se seu smartphone está com a orientação travada em modo vertical, e você o segura na horizontal, aparece um ícone de aviso na barra de navegação.

Lupa para selecionar texto

Ao selecionar texto no Android Pie, o sistema vai ampliar a parte que você estiver selecionando, de forma semelhante ao iOS.

Fim da barra laranja no modo de economia de energia

Você consegue ver de longe quando a bateria de algum smartphone Android está acabando, graças à barra laranja na parte inferior da tela. O Android Pie marca o fim desse detalhe na interface: agora só aparece uma notificação.

Teremos mais detalhes sobre o Android Pie em maio, durante a conferência Google I/O.

Com informações: Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tori

Bruno, vamos por parte.
O design mudou, mas a guideline ainda está a mesma no manual do desenvolvedor. Não existe motivos de a Google ter feito uma gambiarra do caramba na Material Design em seus aplicativos.
Não tem essa de "ah, mas eles gostaram", um design bom é um design que tenha um padrão. Muitos aplicativos da Play Store estão começando a entrar na MD agora, pra a Google chegar e simplesmente jogar a MD2 na mesa.
Isso está pior que a Microsoft e seu Metro 2/Fluent.

Olha o iOS. ele tem mudanças sutis em sua interface, mas nada que faça um desenvolvedor ter que reescrever o aplicativo do zero porque simplesmente não condiz com a "iOS 12.X Design"
era isso que a google deveria fazer, e não simplesmente...fazer isso.

Bruno Costa

duas coisas que eu discordo: o design mudou mas continua minimalista sim e não acho que holo era melhor que isso, pra ser sincero acho que foi uma evolução gigantesca do holo pra o material design 2, ok, não temos mais cantos retos, eu também não gostei disso, mas gosto é gosto né? os designers também tem seu direito de mudar de ideia na linguagem de design que eles propuseram

Felipe Liʍa

O print com desenho e igual da Miui

Felipe Liʍa

Android Pamonha

Elton Alves Do Nascimento

Eu falei besteria, acabei de ver que muda mesmo.

Samuel Alexandre

Inclusive to usando ele

Samuel Alexandre

Mas os temas da Samsung muda toda interface.

Samuel Alexandre

Pois é, uma grande novidade seria lançarem com uma opção de interface escura, com telas super amoled a bateria do smartphone agradeceria.

Samuel Alexandre

O que e7 acho ridículo é o ícone dos apps dentro desse círculo branco, preferia que fossem como é no 6, que o ícone apareça como foi desenhado pela desenvolvedora.

Victor Serrão

E eu me perguntando onde foi que a Lenovorola esqueceu o Oreo do meu G5S+...

Jonas

Não é app, sao interfaces modificadas de outras fabricantes. A questão aqui e o cara falar que bordas arredondadas e lupa para seleção de texto é patenteada pela Apple, sendo que antes mesmo de existir Android e IOS já tinha smartphones/celulares com esse tipo de função. A Google só tá implementando algo que faz sentido e que melhora a usabilidade do sistema, não é questão de copiar X ou Y, patente vencida ou algo assim.

Jhon

Nativamente não é tão customizável assim. Customizações não-nativas nunca serão tão redondas quanto algo nativo, nesse caso eu particularmente prefiro não customizar.

Jhon

Um APP que 0,1% vai usar fazer isso é muito diferente do Google implementar isso nativamente no Android né. Acho que só um desses chamaria a atenção da Apple.

Bernardo Neto

Necessitamos mais da tecnologia na segurança dos aparelhos que não remove a bateria para não ser desligado quando perdido ou roubado e tirar fotos quando tentarem desligar isso sim seria top. Enquanto isso não for possível pode mudar o nome ou sistema operacional que for, vai continuar a mesma coisa.

Elton Alves Do Nascimento

Caramba, muito bom e prático, vou ver se testo depois. Obrigado.

Exibir mais comentários