Apple Swift já é uma das dez linguagens de programação mais populares

Kotlin, para criar apps de Android, também subiu rápido no ranking

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana
Swift - WWDC 2015

Em 2014, a Apple anunciou uma linguagem de programação pensada para substituir o Objective-C na criação de apps para iOS e macOS. Quatro anos depois, ela já se tornou uma das mais populares entre desenvolvedores.

A consultoria RedMonk elabora um ranking das linguagens mais populares desde 2011. A versão mais recente mostra que o Swift chegou ao top 10.

Não é surpresa que programadores estejam interessados na linguagem da Apple, já que ela pode ser usada em diferentes plataformas — iOS, macOS, watchOS, até no futuro Google Fuchsia — e tem código aberto. Mas a RedMonk nunca viu o interesse por uma linguagem aumentar tão rápido.

Enquanto isso, o Kotlin teve a segunda escalada mais rápida nesse ranking. Ele saltou do 46º lugar no terceiro trimestre de 2017 para a 27ª posição em janeiro.

O motivo é simples: desde o ano passado, o Google suporta oficialmente essa linguagem para desenvolver apps de Android. O Kotlin é 100% interoperável com Java.

“O que será particularmente interessante de ver é se o Kotlin consegue penetração nas principais aplicações corporativas. Isso lhe daria uma forma de crescimento que o Swift atualmente não tem”, escreve Stephen O’Grady, da RedMonk.

Fora essas mudanças, o ranking permaneceu basicamente o mesmo em relação aos anos anteriores. JavaScript e Java continuam sendo as duas linguagens mais populares, seguidas do Python, PHP e C#.

É cada vez mais difícil para novas linguagens entrarem no top 20. O Go, linguagem de programação do Google, conseguiu fazer isso rápido — mas estagnou. “Sua reputação no back-end é inquestionável, mas falta a versatilidade que vemos no Java para lhe conferir acesso a novos mercados e, portanto, um novo crescimento”, diz O’Grady.

1. JavaScript
2. Java
3. Python
4. PHP
5. C#
6. C++
7. CSS
8. Ruby
9. C
10. Swift
10. Objective-C
12. Shell
12. R
14. TypeScript
14. Scala
16. Go
17. PowerShell
18. Perl
19. Haskell
20. Lua

Ocorreram três empates técnicos no ranking: Swift e Objective-C (10º lugar), Shell e R (12º lugar) e TypeScript e Scala (14º lugar).

A RedMonk compila o ranking examinando o número de perguntas feitas no Stack Overflow e o número de projetos no GitHub. A metodologia foi criada pelos cientistas de dados Drew Conway e John Myles White em 2010.

O’Grady lembra que o ranking não reflete necessariamente se as empresas estão usando essas linguagens, nem quantos empregos estão disponíveis para quem as conhece.

A ideia é indicar o interesse dos desenvolvedores, que podem influenciar decisões internas das empresas — por exemplo, qual linguagem será usada em novos projetos.

Com informações: RedMonk, Wired.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados