Início » Aplicativos e Software » Apple Swift já é uma das dez linguagens de programação mais populares

Apple Swift já é uma das dez linguagens de programação mais populares

Kotlin, para criar apps de Android, também subiu rápido no ranking

Felipe Ventura Por

Em 2014, a Apple anunciou uma linguagem de programação pensada para substituir o Objective-C na criação de apps para iOS e macOS. Quatro anos depois, ela já se tornou uma das mais populares entre desenvolvedores.

A consultoria RedMonk elabora um ranking das linguagens mais populares desde 2011. A versão mais recente mostra que o Swift chegou ao top 10.

Swift - WWDC 2015

Não é surpresa que programadores estejam interessados na linguagem da Apple, já que ela pode ser usada em diferentes plataformas — iOS, macOS, watchOS, até no futuro Google Fuchsia — e tem código aberto. Mas a RedMonk nunca viu o interesse por uma linguagem aumentar tão rápido.

Enquanto isso, o Kotlin teve a segunda escalada mais rápida nesse ranking. Ele saltou do 46º lugar no terceiro trimestre de 2017 para a 27ª posição em janeiro.

O motivo é simples: desde o ano passado, o Google suporta oficialmente essa linguagem para desenvolver apps de Android. O Kotlin é 100% interoperável com Java.

“O que será particularmente interessante de ver é se o Kotlin consegue penetração nas principais aplicações corporativas. Isso lhe daria uma forma de crescimento que o Swift atualmente não tem”, escreve Stephen O’Grady, da RedMonk.

Fora essas mudanças, o ranking permaneceu basicamente o mesmo em relação aos anos anteriores. JavaScript e Java continuam sendo as duas linguagens mais populares, seguidas do Python, PHP e C#.

É cada vez mais difícil para novas linguagens entrarem no top 20. O Go, linguagem de programação do Google, conseguiu fazer isso rápido — mas estagnou. “Sua reputação no back-end é inquestionável, mas falta a versatilidade que vemos no Java para lhe conferir acesso a novos mercados e, portanto, um novo crescimento”, diz O’Grady.

1. JavaScript
2. Java
3. Python
4. PHP
5. C#
6. C++
7. CSS
8. Ruby
9. C
10. Swift
10. Objective-C
12. Shell
12. R
14. TypeScript
14. Scala
16. Go
17. PowerShell
18. Perl
19. Haskell
20. Lua

Ocorreram três empates técnicos no ranking: Swift e Objective-C (10º lugar), Shell e R (12º lugar) e TypeScript e Scala (14º lugar).

A RedMonk compila o ranking examinando o número de perguntas feitas no Stack Overflow e o número de projetos no GitHub. A metodologia foi criada pelos cientistas de dados Drew Conway e John Myles White em 2010.

O’Grady lembra que o ranking não reflete necessariamente se as empresas estão usando essas linguagens, nem quantos empregos estão disponíveis para quem as conhece.

A ideia é indicar o interesse dos desenvolvedores, que podem influenciar decisões internas das empresas — por exemplo, qual linguagem será usada em novos projetos.

Com informações: RedMonk, Wired.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinícius Machado

Cadê o Delphi rsrs

ʞǝʌǝɥs

depende dos métodos de amostragem...eu, por exemplo, acho que o uso de Python é super-estimado em todos os 3 sites (RedMonk, IEEE e Tiobe)

peq42

JavaScript em 8? Kkkkkk
Deve ser confiável

peq42

Acho o rank do github melhor que esse ai
Alem do mais tem milhões de amostras, mesmo que sendo apenas opensource.

biscoitao

se CSS entrou, também deveria entrar HTML

Daniel Teixeira

Não sei qual a metodologia da RedMonk mas acho a da IEEE muito superior à da Tiobe:
https://spectrum.ieee.org/s...

Vamos esperar sair a desse ano pra ver como essas linguagens se saem.

ʞǝʌǝɥs

O índice que é (acho) mais conhecido é da Tiobe, que é um pouco diferente
https://www.tiobe.com/tiobe...

Assunção Jr

estranho ver CSS ali no meio...