Em 2014, a Apple anunciou uma linguagem de programação pensada para substituir o Objective-C na criação de apps para iOS e macOS. Quatro anos depois, ela já se tornou uma das mais populares entre desenvolvedores.
A consultoria RedMonk elabora um ranking das linguagens mais populares desde 2011. A versão mais recente mostra que o Swift chegou ao top 10.
Não é surpresa que programadores estejam interessados na linguagem da Apple, já que ela pode ser usada em diferentes plataformas — iOS, macOS, watchOS, até no futuro Google Fuchsia — e tem código aberto. Mas a RedMonk nunca viu o interesse por uma linguagem aumentar tão rápido.
Enquanto isso, o Kotlin teve a segunda escalada mais rápida nesse ranking. Ele saltou do 46º lugar no terceiro trimestre de 2017 para a 27ª posição em janeiro.
O motivo é simples: desde o ano passado, o Google suporta oficialmente essa linguagem para desenvolver apps de Android. O Kotlin é 100% interoperável com Java.
“O que será particularmente interessante de ver é se o Kotlin consegue penetração nas principais aplicações corporativas. Isso lhe daria uma forma de crescimento que o Swift atualmente não tem”, escreve Stephen O’Grady, da RedMonk.
Fora essas mudanças, o ranking permaneceu basicamente o mesmo em relação aos anos anteriores. JavaScript e Java continuam sendo as duas linguagens mais populares, seguidas do Python, PHP e C#.
É cada vez mais difícil para novas linguagens entrarem no top 20. O Go, linguagem de programação do Google, conseguiu fazer isso rápido — mas estagnou. “Sua reputação no back-end é inquestionável, mas falta a versatilidade que vemos no Java para lhe conferir acesso a novos mercados e, portanto, um novo crescimento”, diz O’Grady.
1. JavaScript
2. Java
3. Python
4. PHP
5. C#
6. C++
7. CSS
8. Ruby
9. C
10. Swift
10. Objective-C
12. Shell
12. R
14. TypeScript
14. Scala
16. Go
17. PowerShell
18. Perl
19. Haskell
20. Lua
Ocorreram três empates técnicos no ranking: Swift e Objective-C (10º lugar), Shell e R (12º lugar) e TypeScript e Scala (14º lugar).
A RedMonk compila o ranking examinando o número de perguntas feitas no Stack Overflow e o número de projetos no GitHub. A metodologia foi criada pelos cientistas de dados Drew Conway e John Myles White em 2010.
O’Grady lembra que o ranking não reflete necessariamente se as empresas estão usando essas linguagens, nem quantos empregos estão disponíveis para quem as conhece.
A ideia é indicar o interesse dos desenvolvedores, que podem influenciar decisões internas das empresas — por exemplo, qual linguagem será usada em novos projetos.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Cadê o Delphi rsrs
depende dos métodos de amostragem...eu, por exemplo, acho que o uso de Python é super-estimado em todos os 3 sites (RedMonk, IEEE e Tiobe)
JavaScript em 8? Kkkkkk
Deve ser confiável
Acho o rank do github melhor que esse ai
Alem do mais tem milhões de amostras, mesmo que sendo apenas opensource.
se CSS entrou, também deveria entrar HTML
Não sei qual a metodologia da RedMonk mas acho a da IEEE muito superior à da Tiobe:
https://spectrum.ieee.org/s...
Vamos esperar sair a desse ano pra ver como essas linguagens se saem.
O índice que é (acho) mais conhecido é da Tiobe, que é um pouco diferente
https://www.tiobe.com/tiobe...
estranho ver CSS ali no meio...