Elon Musk teve um final de semana agitado e divulgou algumas novidades sobre seus principais projetos, incluindo túneis subterrâneos de transporte e futuras viagens para Marte.

Durante o evento SXSW, Musk disse que está fazendo “grandes progressos” rumo ao objetivo de chegar até Marte em 2022. Ele acredita que a espaçonave para fazer essa viagem estará pronta para testes ainda em 2019.

Foto pot James Duncan Davidson/TED Conference/Flickr

“Estamos construindo a primeira espaçonave interplanetária neste momento, e acho que poderemos fazer voos curtos, subindo e descendo, provavelmente em algum momento no primeiro semestre do próximo ano”, disse Musk.

Ele está falando sobre o BFR (Big Falcon Rocket). Ele promete transportar cerca de 150 toneladas graças a seus 37 motores Raptor — 31 no foguete auxiliar/booster, e 6 na nave espacial em si.

Além disso, ele é projetado para ser reutilizável, e poderia assumir várias finalidades: realizar viagens à Lua, fazer missões de reabastecimento da ISS, ou chegar até Marte.

BFR

Por que Musk está tão interessado em fazer viagens interplanetárias? Ele diz que tem medo do futuro que a inteligência artificial pode trazer. Colonizar Marte seria um passo importante e necessário para garantir a sobrevivência da humanidade. “Marque minhas palavras: a IA é muito mais perigosa do que armas nucleares.”

Starman

Além disso, o bilionário tem um interesse genuíno em viagens espaciais. Na SXSW, ele apareceu de surpresa em um painel sobre a série Westworld — em que robôs descobrem fazer parte de um parque temático para humanos. (A segunda temporada estreia na HBO em 22 de abril.)

Os cocriadores da série, Jonathan Nolan e Lisa Joy, prepararam um vídeo sobre a missão da SpaceX que levou um carro da Tesla ao espaço:

Este trailer “não é para TV ou um filme, é para a próxima parte da história humana”, disse Nolan.

Boring Company

Durante o final de semana, Musk também aproveitou para falar sobre a Boring Company. Ela pretende criar redes subterrâneas de túneis para transportar carros a até 200 km/h. Eles ficariam presos em trenós elétricos, e dessa forma evitariam congestionamentos.

Agora, ele diz que está ajustando os planos da Boring Company. “Todos os túneis e o Hyperloop vão priorizar pedestres e ciclistas, em vez de carros… É uma questão de cortesia e justiça. Se alguém não pode pagar por um carro, ela deve ir primeiro”, explica Musk no Twitter.

Para ilustrar essa mudança, ele divulgou um vídeo preliminar de vagões transparentes que levarão pessoas e bicicletas:

Qual é a diferença disso para um metrô, por exemplo? Musk explica que o sistema da Boring Company “teria milhares de pequenas estações do tamanho de um espaço de estacionamento, que levaria você muito perto do seu destino… em vez de um pequeno número de estações grandes como um metrô”.

Claro, o sistema ainda continuaria transportando carros, “mas somente depois que todas as necessidades de transporte público forem atendidas”.

Com informações: Mashable, Ars Technica, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

shinodaluk

blz anotei aqui que tu manja tudo valeu

Fernando

Só um detalhe, você comparou a Space X com Russos e Americanos, lembrando que Space X é uma empresa privada e não um governo, além do que ela está fazendo o que a NASA e os outros órgãos não fizeram, que foi baratear os custos dos lançamentos, afinal quando você imaginava ver dois propulsores pousarem na vertical em sincronismo?

ʞǝʌǝɥs

mais um que não tem a mínima ideia do que está escrevendo...leia meu comentário acima em resposta a outro comentarista

shinodaluk

Mas quem disse que ela vai levar humanos? Só de levar o foguete já vai ser um marco do caralho.

Renan

Transporte coletivo é realmente mais eficiente do que elevadores horizontais de carros.

ʞǝʌǝɥs

tá, e você acha que até 2022 a SpaceX vai conseguir fazer viagens tripuladas até Marte ? cara isso é coisa pra daqui uns 30 anos pelo menos

falando nisso, eu tenho um viaduto pra vender, é um pouco usado, mas tá quse em estado de novo, negócio da China, num tá interessado não ?

shinodaluk

Você esquece que ele diz foguetes com capacidade de transportar humanos, não apenas sondas ou robôs.

Leon

92%...

ʞǝʌǝɥs

cara, qual a experiência da SpaceX em veículos espaciais de "espaço profundo" ? nenhuma, eles só tem experiência em órbita baixa

outra coisa, esse negócio de "foguete para Marte" é uma terminologia tosca: o que vai (iria) para Marte não é o Falcon ou qualquer outro lançador da SpaceX, mas algum outro veículo projetado especificamente para longas viagens, algo que a SpaceX não tem, e cujo projeto e testes deve levar pelo menos uns 10 anos...tal veículo seria lançado em órbita baixa por um lançador (Falcon etc) e depois o veículo seria inserido, por meios propulsores próprios, em uma órbita de intersecção com a órbita marciana...tudo isso é trabalho pra muito tempo ainda

Ricardo - Vaz Lobo

Da parte "Elon Musk diz que testes de foguete para Marte começam em 2019" até "Com informações: Mashable, Ars Technica, Engadget.".

Ricardo - Vaz Lobo

O Musk (não ele, "seus empregados"...) até atrasa uns projetos, mas entrega.

Cobalto

Acho que você deixou uma parte importante escapar.

releia o texto.

ʞǝʌǝɥs

"chegar a Marte em 2022"

os russos e os americanos chegaram em Marte nos anos 60/70

os indianos faz algum tempo mandaram uma missão a Marte

se a SpaceX conseguir mandar uma nave a Marte até 2022 poderá até ser um grande passo para a SpaceX, mas para a humanidade será só mais um pequenino passo

Programador Front-End

empolgante