Não sei se há alguém ansioso pelo Moto X5, mas se houver, eis uma má notícia: rumores dão conta de que o modelo, cujos primeiros detalhes vazaram no início do ano, foi simplesmente cancelado. Para piorar a situação, um número expressivo de funcionários da Motorola foi demitido.

Moto X4

Moto X4

Nenhum cancelamento ou adiamento foi confirmado até agora, mas os sinais de que a Lenovo está enfrentando uma crise com a Motorola são muito fortes. Uma das pistas vem do relato que um usuário que se identifica como Ex-Motorolan publicou no TheLayoff.com (site que trata de demissões em grandes empresas): ele afirma que o seu cargo na Motorola Mobility — seu emprego dos sonhos após terminar a faculdade — foi cortado.

Esse usuário não deu nenhuma prova de seu vínculo com a Motorola, tampouco da consequente demissão, mas sabe-se desde o final de 2017 que a Lenovo planeja uma reestruturação na sua divisão de dispositivos móveis. Uma fonte próxima à companhia declarou ao 9to5Google que algo entre um terço e metade da equipe de engenharia da Motorola em Chicago foi dispensada. De acordo com o Android Police, pelo menos 190 pessoas teriam sido demitidas.

Moto Z2 Force

Moto Z2 Force

A Motorola não negou a diminuição de suas operações em Chicago, mas informou que o número de cortes não afeta metade da equipe de engenharia, embora a quantidade de demitidos não tenha sido informada. A companhia também explicou que a linha Moto Z continuará — os rumores deram a entender que a linha seria seriamente impactada pelos cortes.

Parece que o sucessor do Moto X4 não vai ter a mesma sorte. Os detalhes vazados no início do ano junto com os supostos Moto G6 Play e Moto Z3 Play sugerem que os planos para o Moto X5 incluíam uma tela full HD de 5,9 polegadas com notch.

Porém, de acordo com outra fonte, a reestruturação promovida pela Lenovo fará a companhia priorizar as linhas Moto E, G e Z, incluindo os snaps mais populares desta última — módulos “extravagantes” devem ficar de fora.

Suposto Moto X5

Suposto Moto X5

Tudo indica, portanto, que o projeto do Moto X5 vai ficar na gaveta. Talvez o modelo seja retomado em algum momento, mas, por ora, o aparelho segue com prazo de lançamento indefinido.

Será? A Lenovo ainda não se pronunciou sobre o Moto X5 e outros possíveis abandonos, como a linha Moto C. Mas é fato que a companhia precisa fazer ajustes na Motorola. As vendas de smartphones da marca não param de cair e não há nada no curto prazo indicando um cenário mais favorável.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celso

Pra quê, se a Google já tem a HTC, e já tirou quase tudo que era interessante da Motorola Mobility (as patentes e outras coisas relacionadas)?

Neil Junior

Ramon, o X4 é bom mesmo? Vi reclamações sobre a câmera e memória interna ... To quase pegando ele ou o S7

Ramon Caldas Bueno

Tenho um x4 rodando android 8, gosto do aparelho nao trava excelente desempenho Recomendo.

Ramon Caldas Bueno

tenho um X4 rodando android 8, excelente aparelho ! eu queria o X5

Comentadorzinho

Se foi a essa conclusão que sua capacidade de interpretação de texto chegou, não adianta nem tentar explicar, amigão. Abçs.

Coringão_Eterno

As vendas no Brasil vão bem obrigado. Essa reestruturação é normal e acontece em qq empresa, mesmo nas que estão no azul (vide Samsung ano passado).

Thiago Lopes

Deixa eu ver se entendi, a Motorola tem que criar um moto G equivalente ao moto X5 porque você não consegue RECOMENDAR um aparelho médio diferente de um da Motorola. E se você não recomendar, o que acontece? Você morre ou algo assim?

Modesto Cardoso

Mas tambem lança de cada aparelho um monte. Na hora de comprar ficamos ate perdidos. Moto E, E plus, E nada kk, ai vem Moto G5, g5s, g5s+, G5music, g5blablabla, ai vem Moto X5, ai Vem Z3, Z3 play, z3 power, z3 music, z3 .... Mas o moto x2 foi um dos melhores que tive, ai na continuação faz um moto G4 com carcaça diferente e quer vender. Os moto G os mais vendidos ai todo ano sobe o valor e muda a carcaça mais nada.

Henrique Picanço

Concordo, mas não só! Os celulares faziam sentido, eram bons, e realmente bonitos para a época. Desde que a Lenovo entrou, tenho a sensação de ela estar copiando essa época da Motorola, só que ao seu próprio jeito - e sem conseguir fazer corretamente.

Bruna C. C. de S. Wojtenko

Moto X1 E X2 foram os melhores.

Bruna C. C. de S. Wojtenko

Sou a favor da linha X pelo que representou. Saudades moto X1

Henrique Picanço

Saudades da Motorola do Google.

jacob

Motorola morreu aí pra mim. X Play/Style foi uma vergonha e o começo da decadência.

Fabio

conhecido tb como motorôla

Fabio

desandou pq não é mais motorola

Exibir mais comentários