Vendedores do Mercado Livre enfrentam problemas para postar encomendas nos Correios

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 dias

A briga entre Correios e Mercado Livre ganhou mais um episódio. Desde a manhã desta segunda-feira (12), vendedores da plataforma relatam que não estão conseguindo postar suas encomendas nas agências da estatal. A informação de funcionários dos Correios é a de que o sistema de PLP (pré-lista de postagem), necessário para envios do Mercado Livre, está fora do ar.

As empresas se enfrentam na justiça desde que os Correios anunciaram um reajuste nos serviços postais, bem como uma cobrança extra de R$ 3 para entregas a clientes no Rio de Janeiro. O Mercado Livre organizou uma campanha contra o aumento e, na semana passada, obteve uma liminar que proibia o reajuste para fretes do Mercado Envios. Os Correios já haviam adiantado que trabalhariam para suspender a decisão.

Usuários do Twitter relatam dificuldades em postar, por meio dos Correios, produtos vendidos pelo Mercado Livre:

@MercadoLivre Olá, bom dia! Eu gostaria de saber qual a orientação para postagem nos Correios hoje, já que recebi a informação de que, para o Mercado Livre, os Correios não estão despachando.

— Lari Mariano (@larimariano) March 12, 2018

https://twitter.com/bcapu/status/973213019231653889
https://twitter.com/dmclaro/status/973181269659017216

@MercadoLivre tive problema de envio de encomendas em 2 agências dos correios hoje, segundo eles decorrente de Problema do Sistema do ML / PLP. Qual a posição do ML para que o vendedor possa cumprir seu prazo?

— Daniel Luiz Hoff Pavani (@Danielhpavani) March 12, 2018

@MercadoLivre os Correios não estão aceitando postagem de vocês. Erro no sistema por causa da liminar. Como fica isso aí?

— pedrão mourão (@pedro_mourao) March 12, 2018

O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria de imprensa da estatal, que emitiu o comunicado: “Os Correios confirmam que o sistema de atendimento das agências apresentou indisponibilidade durante parte desta segunda-feira, inviabilizando algumas postagens. Contudo, o problema já foi resolvido e os serviços estão sendo prestados normalmente”. Questionada se o caso teria alguma ligação com a liminar obtida pelo Mercado Livre, a empresa não respondeu.

Funcionários de agências em São Paulo (SP) consultadas pelo Tecnoblog após o posicionamento oficial dos Correios negam que o caso esteja solucionado. Segundo uma delas, não é possível postar produtos do Mercado Livre desde o horário de abertura da agência, e não há previsão de normalização. Outros serviços, como carta registrada e Sedex, operam sem problemas.

Em nota, o Mercado Livre informa que “a geração de etiquetas, via Mercado Envios, está funcionando normalmente”, e que a empresa “aguarda a normalização do sistema dos Correios”.

Vale lembrar que a estatal opera com capacidade reduzida, já que funcionários em 22 estados e no Distrito Federal aderiram a uma greve na noite deste domingo (11). Eles reivindicam melhorias nos planos de carreira e lutam contra o fechamento de agências, a extinção de cargos e a cobrança de mensalidades nos planos de saúde. A paralisação, porém, não afetou os serviços de atendimento, segundo os Correios.

Atualizado às 17h33 com o posicionamento do Mercado Livre.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados